07 novembro 2007

Empreiteiros chineses

De acordo com a Pátria, os empreiteiros nacionais estão preocupados com a concorrência dos empreiteiros chineses.

6 comentários:

Anónimo disse...

Os moçambicanos só podiam reclamar.Chineses são bons no negocio e usam todos meios a sua dsposição:kung fu,karate, exportação ilegal, etc.
Jorge Saiete

Carlos Serra disse...

A procissão ainda vai no adro, Jorge.

Anónimo disse...

como ficou o negocio da compra do Standard Bank sulafricano pelos chinas? Quero ver onde vao buscar mola os que disconcordam deles!

Carlos Serra disse...

Bem, parece que compraram mesmo...Mas não tenho mais detalhes.

Anónimo disse...

> A China tem biliões de USD para investir fora da China.
> Até aqui a sua estratégia era de adquirir participações maioritárias em empresas na Europa, EUA e em projectos em Africa e outros continetes com acesso a materias primas ( carvão, metais de base, madeiras, no caso de moçambique).
> Encontraram muitas resistência a esta estratégia por parte dos governos ocidentais.
> Redefiniram estratégias, optaram por participações minoritárias na Banca e em empresas de novas tecnologias. Concluiram que era mais importante o know-how e a informação que desta forma adquirem.
> Não estranhemos que as empresas Chineses, financiadas pelo Governo chinês, passem a contentar-se com posições minoritárias, desde que esta lhes assegurem lugares nos diferentes orgãos sociais: o importante passou a ser controlar a informação e o acesso ao conhecimento.
> Estratégia inteligente.
Florêncio

Anónimo disse...

Um povo que pensa chega longe e onde quer, mesmo corrigindo o itinerario uma e outra vez. Recuaram no pos independencia em Mocambique devido a avalanche da URSS, agora de volta, Africa do Sul que poderia atrapalhar estao a entrar pela banca! Nos, sou amigo do chefe sicrano na Africa do Sul, e esta tudo bem, so nos entram, nem sei isto ainda e um povo!