21 agosto 2009

Prossegue roubo do desenvolvimento com três mil metros de fio de cobre em Manica

Quatro postes de energia foram derrubados e três mil metros de fio de cobre roubados na linha que transporta energia para a sede do posto administrativo de Vandúzi, província de Manica, cerca de um mês depois de um acto similar ter ocrrido no distrito de Gondola (Rádio Moçambique, noticiário das 6 horas).
Adenda: prossegue, assim, o roubo do desenvolvimento, substituído por um outro tipo de desenvolvimento, designadamente ao nível da indústria domiciliária de produtos de cozinha e de agricultura. Tenho por hipótese que o roubo visa igualmente o fabrico de armas de caça. Este diário tem muitas postagens sobre o roubo do desenvolvimento, confira aqui. Finalmente: acho que chegou a altura das EDM tentarem que uma equipa universitária faça um estudo em profundidade da situação (cada vez mais grave) no país.

1 comentário:

Viriato Dias disse...

Pois é, um estudo aturado para apurar-se os prejuízos da empresa EDM e as motivações que levam algumas pessoas a cometer este acto. No Brasil, sei que as autoridades locais electrificaram todos os postos de modo a pervernir-se roubos de cabos eléctricos, uma medida muito contestada mas que tem vindo a resultar num autêntico êxito.

Um abraço