08 novembro 2008

Tráfico de menores e linchamentos

Face a perguntas que me têem feito e ao que hoje disse na estação televisiva STV, permitam-me dizer o seguinte:
1. O livro Serra, Carlos (dir), Tatá Papá Tatá Mamã (Tráfico de menores em Moçambique). Maputo: Imprensa Universitária, 2006, não está à venda, mas pode ser adquirido, por exemplo, na Terre des Hommes, com escritório junto à escola secundária Josina Machel, Maputo.
2. Um primeiro livro sobre linchamentos em Moçambique, sob minha direcção também, poderá estar disponível ainda este ano, com alguns exemplares provavelmente já este mês.

6 comentários:

Unknown disse...

Não sei se se trata do mesmo que li faz tempo, mas era um tráfico de crianças para a Europa. Consistia em levá-las para alguns países europeus e após isso soltá-las em florestas para depois serem caçadas, não era?
Uma coisa sem adjectivação possível, tal como a falta de notícias em relação a essa monstruosidade.

Carlos Serra disse...

Não, não se trata de tráfico para a Europa. E, já agora, muito obrigado pelo "África de A a Z".

Unknown disse...

Mas de facto eu lembro-me de ter lido uma notícia muito pequenina sobre o que falei, e lá também eram usadas as expressões Tatá Papá e Tatá Mamã. Daí me ter vindo à lembrança a notícia. Julgo que significa adeus papá, adeus mamã (não estou certa) e que acabou por ficar o "nome" dado aos homens que levavam as crianças com promessas de uma vida melhor.
Não tem que agradecer o mail.
Foi com prazer que o enviei.

Carlos Serra disse...

Tal como expliquei no livro que referi, é por essa expressão que o tráfico de menores é conhecido em Maputo.

umBhalane disse...

Caro Sr.Yulunga

Por favor é capaz de enumerar, dizer em que Países Europeus isso aconteceu?

E já agora fontes, quaisquer fontes, e datas aproximadas.

Seria uma ajuda para eiu também pesquisar, e aduzir elementos.

Muito obrigado.

umBhalane

Unknown disse...

umbhalane
Sei que li uma notícia num jornal, mas ao certo não sei há tempo. 4/5 anos? Por aí, talvez. Não consigo precisar.
Vou tentar pesquisar na net, com o que me lembro de ter lido.