Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
04 novembro 2008
Sobre "O País"
O "O País", antigo semanário - um dos meus jornais de referência -, é agora diário, como sabeis. Ontem peguei nos quatro números que comprei desde a transformação e pus-me a seguinte pergunta: algo mudou em termos temáticos? A minha resposta: sim. O jornal é agora mais noticioso (fazendo apelo aos textos curtos e por vezes em caixa), mais neutro, mais fait divers, menos incisivo, completamente menos crítico em seu elegante layout a cores. O colunismo (Olívia Massango, Bordina Muala, Lázaro Mabunda, Jeremias Langa) desapareceu (ou quase, apenas pude ler Mabunda uma vez), não mais li a excelente coluna da última página do Langa (um jornal vale também em função da regularidade e da qualidade dos seus colunistas). A publicidade ostentada não me parece suficiente para pagar os custos de produção. Corrijam-me se eu estiver enganado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
lol
NA SOICO há muito jornalistas preguiçosos e outros não estão preparados para trabalhar num diário mesmo se lhes pagarem bons salários,enfim, há muita falta de experiência por aquelas bandas
Prof. Serra! eu disse na altura que esse jornal foi proclamado diario que não havia neste momento condições para se partir para uma aventura dessas...! eu disse que o PCA do grupo SOICO anda a dar tiros no pé...
disse naltura que ele devia se preocupar em manter os bons jornalistas que tem (pagando-lhes bem e Formar os que ainda estão a iniciar) e depois ir buscar escribas de referencia como Nhachote (DO GRANDE RIO) e outros por exemplo do NOTÍCIAS... para dar uma boa dinámica ao jornal e depois partir para uma aventura do diário.
Portanto, acho que eles deviam continuar com o semanário...
O BOSS DA SOICO anda deitar fora dinheiro, sinceramente neim com a publicidade o jornal sai a ganhar é lamentavel.
------------------------------
"Mas Obama não é um negro na Casa Branca (se ganhar) é um cidadão do mundo na Casa Branca"
tugga_carlosmagno@live.com
Prof, tenho uma opinião completamente diferente.
Acho que o jornal empobreceu; q não se cansa em repetir noticias televisionadas na STV e que os colunistas, estes já fazem a sua parte quando produzem matérias para os três canais noticiosos: Sfm, STV e O País! No fundo, não passa de um embuste! Triste situação essa. Sem colunistas de peso, sem análise e sem critica, porque irei eu comprar um jornal em vez de assistir a bonecos animados?
"Estamos em manutenção. Pelos transtornos causados, pedimos sinceras desculpas" ........
para um leitor na Suécia .......
Professor, hoje a caminho do serviço vi uma manchete que me deixou muito chocado e triste, não deu para ver o Jornal mas a manchete) dizia: Guebuza humilha Chissano (Foto destacada Chissano de joelho rogando ou suplicando algo a Guebuza), gostaria que o Professor trouxesse aquela imagem para o debate (eu entendo que os Jornais estejam a fazer de tudo para vender mas nada justifica tamanha indisciplina)
Acho que tanto o presidente Guebuza assim como o ex-Presidente chissano deviam processar o Jornal e o autor da imagem.
Maxango
Prof.
O jornal que faz referencia ao assunto é o escorpião.
Tem muita coisa que se diga da tal notícia.
Diz que o encontro foi no final da semana passada(duvido muito que tenha havido esse encontro pois o PR estava na Dinamarca(alguem me ajuda se estiver errado),diz que o encontro durou 10 horas?
Alguém devia aparecer a ajudar nos a esclarecer muitas imprecissões do tal jornal.
É lamentável, mas acontece que nunca li esse jornal e nunca o encontrei a venda na zona do Piri-Piri ou na bomba de combustível perto do Hotel Polana. Verei se alguém mo arranja.
I am happy when newspapers are born. I am very sad when newspapers die.
Is "O Pais" still alive ?
Por mim na soico há poucos jornalistas mas também há muitos indivíduos que se julgam jornalistas tal é o caso daqueles que acabam fazendo televisão pelo facto de terem fama e não pelo seu Know how to do. De facto devo dizer que nós ao compramos aquele jornal que hoje é um diário queremos consumir informação e não publicidades, penso que é um direito que temos como cidadãos inseridos no estado de direito. Penso que fazer um artigo para imprensa escrita é mais difícil que para rádio ou televisão que possa ser sustentado pela voz do entrevistado mas também deixo o apelo no sentido de escreverem textos que possam esgotar o assunto retratado.
caro Clememte!
Concordo plenamente consigo, relativamente a STV.
Muitos desses jornalistas andam muito relaxados pensam que já são famosos, e trabalham pouco.
A STV anda de mal a pior, a TIM já tenta ocupar algum destaque.
Ei é verdade "cadê" em jeito do fecho?
Eu sou de opinião que O País está a acompanhar as nossas sugestões e poderá se emendar na hora.
abraços
Desculpem-me mas esses actuais orgãos de comunicação estão cheios de curiosos e aventureiros, muita confusão, mistura nauseating de "fama" e jornalismo.
O JORNAL O PAIS DEIXA MUITO A DESEJAR COMO DIARIO TINHA QUE RECRUTAR BONS JOOORNALISTAS DO TIPO ALVARITO DE ACRVALHO E L.NHACHOTE ESES SIM SAO GRANDES ESCRIBAS K TEMOS AKI EM MOZ
Sir Baba,
O Pais is still alive. Simply it was turned into a daily paper. But what is in discussion here is the quality of the paper. Since it was turned into a daily , the quality of its stories fell sharply! As the onwer of the paper is the same who owns a local TV station called STV, and a llocal FM radio, its journalists fell into the habit of issuing the same story in three communucation channels: Radio, TV and paper.
And this is disapointing as we spend money and time reading the same thing.
Enviar um comentário