30 dezembro 2007

Carta para o Senhor Presidente da República, Armando Guebuza


Senhor Presidente

Permita-me que regresse ao tema que me levou a escrever aqui a primeira das cartas que desde Janeiro deste ano lhe tenho dirigido sobre os mais variados temas.
Presidente: segundo o "Notícias" de ontem, toros de madeira preciosa ilegalmente abatida encontram-se abandonados e espalhados a 80 quilómetros da cidade de Mocuba e nos distritos de Maganja da Costa, Pebane, Gilé, Morrumbala, Mopeia, Guruè e Milange, província da Zambézia.
Essa é uma notícia alarmante, terrível, Presidente.
A situação do desmatamento no país no que concerne à nossa madeira preciosa agrava-se mês após mês, com a participação de estrangeiros e de nacionais, como o "Notícias" e os ambientalistas têm mostrado regulamente.
Mesmo a olho nu é triste olhar a Zambézia. Mas não só a Zambézia: Inhambane, Sofala, Cabo Delgado, Niassa, etc. Nada escapa: umbila, pau-ferro, panga-panga, chanfuta.
Trata-se, Presidente, de um autêntico, desumano saque, sem maneio, sem real controlo.
Tal como lhe escrevi na primeira carta - permita-me recordar - floresta é raíz, floresta é o conjunto das nossas raízes, desta terra amada, mas desta terra cada vez mais desmatada.
Presidente: enquanto nos desflorestam, nos desmatam, enquanto a nossa rica madeira desaparece, estão muitos, cada vez mais muitos, a enriquecerem e a sentarem-se nos sofás e nas cadeiras com ela fabricados, em orientais e ocidentais terras, em múltiplos mercados e confortos deste planeta.
Presidente: corremos o risco de perder as raízes.
Presidente: corremos o risco de deixar os nossos filhos e netos entregues a um país sem raízes e sem alma.
É tudo, Presidente.
Feliz 2008 para si e sua Família.
A luta continua.
Carlos Serra

2 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Que Deus faça Guebuza ouvir. Boas entradas!

MANUEL DE ARAÚJO disse...

Senhor Presidente da Republica,

Varios cidadaos nacionais tem escrito cartas a Vossa Excelencia abordando varias questoes de interesse nacional. Que saiba o quota Carlos Serra ja vai na segunda abordando a questao do desmatamento e exploracao das nossas florestas. Nao direi se explora desenfreadamente a madeira para que a mana Luisa (essa mesmo nossa PM, como o povao diz) nao volte a chamar-me de ! Nao seria de bom tom e sinal de boa educacao que Vossa Excia ou um dos seus muitos 'Conselheiros' e ou 'Assessores' perdesse alguns segundos para responder as questoes colocadas pelos cidadaos? E mais, para quando uma pagina na internet mais interventiva e comunicativa da Presidencia da Republica? ou no minimo um blogguezito para comunicar com o povito? A pagina existente nao permite que o povinho comunica com Vossa Excia! Sera que a mana das comunicacoes anda assim tao a leste das tecnologias de ponta? O mano Massingue das tecnologias nao poderia dar uma maozinha?

Um abraco e votos de boas festas a Si e a mama Da Luz, na esperanca de que a luz dela o ilumie em 2008!