04 novembro 2007

Ponte Samora Machel e o dialéctico Eusébio Siquela

O mau estado de saúde da enome ponte sobre o Zambeze em Tete, Ponte Samora Machel, levou-me a pedir neste diário, no dia 17 do mês passado, a intervenção do Ministro das Obras Públicas e Habitação.
No dia 2 deste mês, o "Notícias" apresentou o director-geral da Administração Nacional de Estradas, Eusébio Siquela, a dizer que nada indicava poder a ponte estar em risco. E o director acrescentou a seguinte admirável sentença: "É melhor termos uma ponte deficiente em que podemos circular do que a mesma desabar".
Agora, a Rádio Moçambique dá conta de que as obras de reabilitação da ponte começam no final do próximo ano e que Siquela disse estarem garantidos os fundos para tal, enquanto decorrem nesta altura "intervenções urgentes visando assegurar a transitabilidade naquele empreendimento até ao final do ano."

4 comentários:

mozinovador disse...

Tudo normal! Dizer e desdizer, eh algo que muito dos nossos governantes ja nos habituaram.

Carlos Serra disse...

Bem, pode ter acontecido a hipótese remota de o ministro Zacarias ter falado com o homem depois da minha carta aqui...

mozinovador disse...

Prof, realmente ha que louvar a sua iniciativa da carta. Mas ela tambem levanta uma outra questao: Sera que existe algum plano de inspeccao rotineira de pontes? Se existe talvez o Sr. Siquela nao sabia, e isso serve de liccao ele, e todos os Governantes (pois conheco um Ministro que nao consulta os seus quadros antes de dizer bujardas) para primeiro interar-se da situacao antes de fazer afirmacoes descabidas.

Muitas outras questoes podem ser levantadas porque acima de tudo estamos lidando com uma situacao que poe em ricos vidas humanas,

Carlos Serra disse...

A minha carta tb saiu no Savana...O fundamental,agora, após a pressão "tetense", é termos sabido que a ponte Samora Machel está e vai ser tratada.