16 novembro 2008

Impasse total por terras do Mwenemutapwa


Por terras do Mwenemutapwa e no que concerne ao acordo de partilha de poder, a ZANU-PF de Robert Mugabe não aceita entregar os ministérios do Interior e das Finanças ao MDC-T, cujo presidente, Morgan Tsvangirai, afirmou que o seu partido só fará parte de um governo de unidade caso o Parlamento altere a Constituição (Rádio Moçambique, noticiário das 18 horas). Saiba, entretanto, como o problema é contado pelo The Herald, jornal governamental. Se quer ler em português, use o tradutor google situado no lado direito deste diário. Cartoon reproduzido daqui.
Observação: falharam todos os esforços, aí compreendidos os da SADC, para se encontrar uma saída para a delicada situação política do Zimbabwe. Creio que, de entre as várias soluções possíveis e urgentes a tomar em conta, a realização imediata de novas eleições parece ser a mais sensata. Creio que essa solução não tem sido considerada pela SADC.

4 comentários:

umBhalane disse...

"Creio que, de entre as várias soluções possíveis e urgentes a tomar em conta, a realização imediata de novas eleições parece ser a mais sensata."

VIROU ANEDOTA, como dizem os Brasileiros.

E se novas eleições não derem os resultados que se pretendem?

Não há problema!

Fazem-se "novas" eleições.

Carlos Serra disse...

Sem dúvida, uma eleitorice "terrible". A pergunta que aqui tenho feito é esta: como se pode lutar democraticamente contra um regime autocrático?

umBhalane disse...

Precisamente com as mesmas armas usadas pelo regime autocrático!

Anónimo disse...

Professor, em minha opinião, isto acontece quando a própria democracia é uma fantasia nessa sociedade, uma miragem. Daí que permanecem activos dois sistemas mal constituídos, a coexistirem de forma obscura, por serem incompatíveis. É velha história do ovo e da galinha. O que deve ser combatido antes de se instituir a democracia? Aliás, como construir e instituir a democracia? Estou a falar do processo e método. Não posso ir mais além, agradecia mais opiniões.