Por terras do Mwenemutapwa e no que concerne ao acordo de partilha de poder, a ZANU-PF de Robert Mugabe não aceita entregar os ministérios do Interior e das Finanças ao MDC-T, cujo presidente, Morgan Tsvangirai, afirmou que o seu partido só fará parte de um governo de unidade caso o Parlamento altere a Constituição (Rádio Moçambique, noticiário das 18 horas). Saiba, entretanto, como o problema é contado pelo The Herald, jornal governamental. Se quer ler em português, use o tradutor google situado no lado direito deste diário. Cartoon reproduzido daqui.
Observação: falharam todos os esforços, aí compreendidos os da SADC, para se encontrar uma saída para a delicada situação política do Zimbabwe. Creio que, de entre as várias soluções possíveis e urgentes a tomar em conta, a realização imediata de novas eleições parece ser a mais sensata. Creio que essa solução não tem sido considerada pela SADC.
4 comentários:
"Creio que, de entre as várias soluções possíveis e urgentes a tomar em conta, a realização imediata de novas eleições parece ser a mais sensata."
VIROU ANEDOTA, como dizem os Brasileiros.
E se novas eleições não derem os resultados que se pretendem?
Não há problema!
Fazem-se "novas" eleições.
Sem dúvida, uma eleitorice "terrible". A pergunta que aqui tenho feito é esta: como se pode lutar democraticamente contra um regime autocrático?
Precisamente com as mesmas armas usadas pelo regime autocrático!
Professor, em minha opinião, isto acontece quando a própria democracia é uma fantasia nessa sociedade, uma miragem. Daí que permanecem activos dois sistemas mal constituídos, a coexistirem de forma obscura, por serem incompatíveis. É velha história do ovo e da galinha. O que deve ser combatido antes de se instituir a democracia? Aliás, como construir e instituir a democracia? Estou a falar do processo e método. Não posso ir mais além, agradecia mais opiniões.
Enviar um comentário