15 janeiro 2009

Se Lula ganhou à quinta, por que não ganharia Dhlakama?

Segundo o "Notícias" de hoje, Fernando Mazanga da Renamo declarou o seguinte: “Afonso Dhlakama será o candidato da Renamo para as presidenciais de 2009. Não se faz um candidato em seis meses. Acreditamos que, desta vez, Afonso Dhlakama chegará à Presidência da República. Tal como Lula da Silva perdeu em quatro eleições e na quinta foi eleito presidente, nós queremos acreditar que é desta vez que Afonso Dhlakama governará o país”.
Adenda a 15/01/09: Lula ganhou à quarta e não à quinta - corrigiu o jornalista brasileiro Guilherme Freitas.

16 comentários:

Anónimo disse...

Que comparacao meu deus... O lider da renamo nem a decima vez vencera coisa alguma porque nao tem estrategia e nem condicoes pra chegar ao poder, se a renamo preteder vencer a Frelimo tera de fazer seras reformarmas e descartar dkakas.

E possivel alongo prazo pensar se em bons resultados pra a renamo m com figuras como Deviz ou Raul domingos m .... Dkakas nem daqui a 10 anos m n disse

Anónimo disse...

Prof Serra, apenas uma correção: o Lula perdeu as eleições em 1989 (para Fernando Collor) e em 1994 e 1998 (para Fernando Henrique Cardoso). Ele foi eleito em sua 4ª tentativa e não 5ª. Mas Lula seria eleito em sua primeira eleição pra presidente em 1989, mas uma manobra da poderosa Rede Globo e da elite fez com que ele perdesse.

Anónimo disse...

"Afonso Dhlakama chegará à Presidência da República" - nem pensar, nunca vai acontecer. It is a pipe dream.

Carlos Serra disse...

Obrigado pela correção, Guilherme.

Anónimo disse...

Ate que pode chegar ao poder. Mas o grande problema da Renamo eh nao trabalhar para ganhar...

Reflectindo disse...

Sem me alongar, Afonso Dhlakama perdeu a maior chance que teve em 1999, que talvez ele teve ter ganho. Mas do que pior, foi em não ter recuperado nas eleicões de 2004, porque achou que não precisava de trabalhar arduamente para ganhar as eleicões. E daí acabou e não vale a pena sonhar mais pela Presidência da República e que a sua insistência só vai reduzir a Renamo à insignificância a partir das próximas eleicões. Há uns aí que pensam em ser deputados da Renamo na próxima legislatura, mas é melhor esquecerem esse sonho e fazerem outra coisa mais útil.

Daqui há 10 ou 11 meses voltaremos a falar disto.

Nelson disse...

A questao para mim esta no trabalho. Oque Dlakama Renamo esta fazendo para ganhar essas eleicoes?
Oque Dlakama fez para as eleicoes autarquicas?. Reclamou falta de dinheiro e se sentou. nao podia ter ido aos munincipios ajundar os seus candidatos. Ouvi ontem que a Frelimo abriu o seu ano politico. Vai mandar o seu pessoal para agradecer os eleitores. oque a Renamo pensa fazer. Lula perdeu umas vezes sim mas foi trabalhando, corrigindo os erros ate que a victoria lhe sorriu.

Anónimo disse...

Eh isso muitos tentaram educar o homem mas nao deu em nada. o que falta eh ele aceitar que nao foi nascido para dirigir o mais nas condicoes democraticas.

Anónimo disse...

Professor então está mesmo confirmado que este ano não haverá eleições presidenciais? Ou seja que a Frelimo e seu candidato vão concorrer sozinhos? Acho que a Frelimo desta vez nem precisa gastar tanto em campanha, numa situação em que não há oposição não é preciso muito esforço para ganhar.

Maxango

Foquiço disse...

É sobretudo da voz de perdedores que se tem ouvido muitas vezes "a esperança é a última coisa a morrer" - eu sugiro à Renamo, para não se esforçar muito face a imprensa, etc. etc. que use essa frase porque ela resume o seu discurso e é mesmo boa para auto-consolação.
Em matemática, nós podemos estar certos na escrutabilidade de uma expressão, por exemplo numérica, mas se o resultado final estiver errado, somos penalizados por isso. E para o contrário também acontece, ou seja, O resultado final pode estar certo mas o escrutinio da respectiva expressão errado - há penalização aqui também. Agora, tendo em conta estes parâmetros, caberá aos próprios renamistas descobrirem aonde se encaixam - quem sabe se não seria uma descoberta importante para a realização do seu sonho - ganhar as preidenciais/legislativas?
Outro aspecto a salientar seria para que deixassem de imitar os outros: se o outro ganhou na quarta, acham que acontecerá o mesmo convosco? É mentira (talvez esperarem à quinta!). Se alguém enriqueceu vendendo patos, acham que acontecerá o mesmo convosco? É mentira.

Anónimo disse...

Dlakhama já nao tem chans alguma chegar a Ponta Vermelha. Esse sonho era...possivel em 1999, ele tinha todo o País na mao.

Por vaidade, arrogancia, desorganizaçao, ma lidrança, falta de estrategia politica entre outros factores, Dlakhama e renamo jamais terao o poder deste País.

O Mazanga esta apenas a consolar e a agradecer o lugar que recebeu no conselho Municipal, ja vai ter o estomago menos vazio.

Nao foi eleito por nenhuma base do partido na cidade do Maputo, houve trocas de listas, como sempre neste partido.

Nao sao credíveis! e vao pagar por isso.

O congresso livre é que devia legitimar o candidato da renamo.

Aguardemos para ver o que ele ira fazer depois do anúncio do C.C.

Mais certo será;

Dito por nao dito

Kanivete

Carlos Serra disse...

Talvez fosse interessante não tomar o que parece pelo que é...Talvez um dia eu venha a estudar a organização interna dos partidos. E creio que será muito interessante assistirmos às próximas eleições. Abraço a todos.

Anónimo disse...

Concordo com o Bosse H. Ele nunca chegará a P.R., pois já teve a 'faca e o queijo na mão', mas vendeu a 'galinha dos ovos de oiro' e fez a aposta errada. Eu diria o seguinte:'It is a dream down the drain'.

Unknown disse...

Esse senhor não ganharia nunca nem a 13.ª tentativa. Sua última entrevista já diz tudo!

Anónimo disse...

É verdade cada vez que ele (régulo da renamo) vai a uma televisão sua imagem torna-se mais gasta e menos promissora, ideias cansadas, sem programa,dificências de expressão,discurso repititivo e fora do contexto.

Shame on him nota zero

Maxango

umBhalane disse...

Sorte do povo Moçambicano!

SE,se,se...Dlakhama ganhasse as eleições, teríamos uma reedição de Mugabe/Zimbabué.

As eleições na África Austral, que é que me importa, só funcionam quando reelegem o poder - o meio não interessa - interessa o resultado.

Concluo ser bom Dlakhama não ganhar as eleições:

1 - Já provou não ser alternativa - não merece;

2- Mal por mal...

3 - Evita-se a guerra civil

Finalmente, procurar outras alternativas.