10 janeiro 2009

Gabão: inculpação de críticos de Omar Bongo

Cinco jornalistas e militantes anti-corrupção acabam de ser inculpados de incitação à rebelião pelas autoridades do Gabão depois que, em documento, fizeram fortes críticas ao presidente Omar Bongo (na imagem), no poder há 42 anos.
Em Julho do ano passado, a Transparência Internacional apresentou em Paris uma queixa sobre bens existentes em França, pertença dos presidentes Denis Sassou Nguesso (Congo), Omar Bongo (Gabão), Téodoro Obiang (Guiné Equatorial), Blaise Compaore (Burkina Faso) e Eduardo dos Santos (Angola), bem como de membros dos seus séquitos. No mês passado, uma nova queixa foi apresentada pela mesma organização contra os presidentes Omar Bongo, Denis Sassou Nguesso e Teodoro Obiang por suposto desvio de fundos públicos nos seus países. Confira aqui um comentário em francês no Le Monde. Depois, leia este texto surgido em Janeiro do ano passado, também em francês. Se quer ler em português o último texto indicado, faça-o aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

e para os que gostam de apreciar os carros cà da praça lembrar que Dos Santos tem um carro blindado de fabrico francês fora de preço que lhe fora oferecido por corruptos aquando do acto de Angolagate que deu o direito a uma viagem do actual presidente francês a angola por alguma horas e o processo so continua do lado gaulês sem nenhum barulho ou quase

Anónimo disse...

Une question pertinente. Dans ce pays [Gabão] d’1,3 million d’habitants grand comme la France, on exploite du pétrole depuis 1956. Mais seule une petite classe dirigeante s’est considérablement enrichie, tandis que le tiers de la population vit toujours sous le seuil de pauvreté. Le réseau routier est quasiment inexistant.

http://www.liberation.fr/monde/0101310551-bongo-biens-mal-acquis-profitent-encore