26 novembro 2008

Moyana não exclui posição da Renamo

"(...) é mentira que as populações votam na Frelimo por possuir melhor programa de governação que os outros. As pessoas votam na Frelimo porque esta, uma vez na posse de recursos públicos, deles faz uso ostensivo e abusivo, transmitindo uma imagem de prosperidade para todos, o que, no meio de tanta pobreza absoluta, atrai o voto popular, na expectativa de que tais recursos ostentados acabarão por verter, também, para os incautos votantes" - essa uma passagem de um longo e vigoroso editorial escrito pelo jornalista Salomão Moyana (na imagem), no qual sugere que se estudem as razões da afluência às urnas nas eleições do dia 19 e a possível deslocação de pessoas dos distritos para as cidades por forma a votarem em partidos políticos - "em princípio em um só partido", acrescenta Moyana. Portanto, Salomão Moyana - sempre crítico das posições da Renamo e de Afonso Dhlakama - não exclui, por barata, a tese avançada por este último. O jornalista interroga-se sobre o por quê de uma tolerância de ponto para todo o país quando apenas houve eleições em 43 autarquias e refere a deliberação 125/CNE/2008 de 12 de Novembro, a qual "praticamente autoriza a votação de pessoas portadoras de cartões de eleitor não constantes nos cadernos existentes nas mesas". Finalmente, Moyana acha que os académicos e as ONGs devem acordar do "já longo sono político e questionar os factos políticos à sua volta, sob pena de serem constantemente instrumentalizados para a legitimação de processos maliciosamente gizados para garantir a prossecução de determinadas agendas políticas ocultas" (semanário Magazine Independente desta semana, p. 7).
Nota: se e quando puder, colocarei aqui, na íntegra, o trabalho de Moyana.

14 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Moyana dá um exemplo de isençao e isso não é fácil.

Julio Mutisse disse...

Concordo. O Moyana é dos jornalistas mais isentos que conheço. Mas isso não o torna infalível.

Pergunto-vos: trabalho em Boane e vivo em Maputo. Não sendo Boane município eu devia ser impedido de votar por a tolerância ser aferida em função dos locais onde se realizam eleições?

Ontem nos queixávamos das abstenções que combatemos dias a fio através de diversos spots televisivos, jornais etc. O povo foi votar e afinal não foi foram outros que o fizeram. Come on.

Mais, mesmo não afastando a hipótese dhlakamiana porque assumir que os que vieram de fora, trazidos (ao que se supõe) pela mão da Frelimo, votaram necessariamente na frelimo? Como alguém pergunta do outro lado, como garantir que essas pessoas, nas urnas, votaram na Frelimo e não noutro candidato?

Chegamos ao ridículo de afirmar que há quem votou 4 vezes (isto está noutro post aqui neste blog) isso é problemático.

Anónimo disse...

Dr Serra eu pessoalmente sou fã de Moyana este é um jornalista com visão holística e livre de opinão.

Para o assunto desta eleição não restam dúvidas que a CNE e STAE foram os principais organizadores da máfia é muita pena esse comportamento dos nossos quadros com formação superior para garantir o sucesso do país entram nessas covas.

Outra coisa não menos importante é a questão da sociedade civil moçambiquina não são sérias nem sabem o que querem só gastam dinheiro, mas não defendem interesses do povo é uma vergonha o tipo de sociedade civil que temos.

A questão agora que se coloca é até quando nós vamos nos sentir confiante com as instituições do governo assim como as ONGs?

Dr Serra se conseguir o editorial coloque no blog fazendo favor.

Anónimo disse...

Repito aqui o comentario que meti noutro post. As coisas são assim meus ilustres irmaos: há muitos e comprovados casos de fraude desde as eleicoes de 1994. Muitos foram gritantes. Mas a Renamo abusa da teoria e toca a ver fraude em todo o lado. Mas depois os camaradas esticam ao máximo o abuso das perdizes com a maxima satisfacao. Eles querem que o discurso cole para sempre para que as fraudes sejam consideradas apenas coisas das perdizes. Entao o que parece defintivamente nao é. Os camaradas sempre sabem o que fazem e por isso morrem de riso ao ver certas perdizes a embarcar no seu discurso interesseiro.E depois eles os camaradas bem que queriam ver silenciadas todas as vozes discordantes. É a história do único macaco que tinha um olho no reino dos macadoscegos.
(Observador atento)

Anónimo disse...

» A Frelimo ganhou e continuará a ganhar eleições, por uma razão muito simples: NÃO FAZ CAMPANHAS PONTUAIS para autárquicas ou legislativas.

» A Frelimo ESTÁ PERMANENTEMENTE EM CAMPANHA ao longo do ano – utilizando descaradamente os recursos humanos, materiais e financeiros do Estado.

» Desde o Chefe de Estado, sua Esposa, Ministros e dirigentes em geral, todos participam em frequentes eventos de Estado com camisetes, bonés e outra propaganda da Frelimo, numa completa promiscuidade entre Partido e Governo.

» No período que antecede eleições, misteriosamente, há uma avalanche de inaugurações, deslocações aos distritos e localidades…

» Nas últimas autárquicas, na Zambézia, a 1ª Ministra distribuiu viaturas 4x4 pelos distritos onde se realizaram eleições com uma condição: nas autarquias vencedoras as viaturas ficavam; nas perdedoras, regressavam.

» Deviz Simango é um “caso de estudo” - a excepção a confirmar a regra. Oxalá não ambicione liderar a Renamo: merece mais! Já chega de Frentes (Frelimo) e Resistência (Renamo). Jovem, pragmático, vertical e criativo, esperemos que Deviz nos brinde com algo de novo, com outros valores, dignidade, respeito pelo Povo.

Germana

Anónimo disse...

Parabens Germana pelo comentário...Oxalá o SIMango da Beira te oiça...

Um novo capitulo precisamos...

Tsin Tsi Va

Anónimo disse...

Realmente o Moyane é um dos embondeiro do jornalismo moçambicano, mas as vezes tem crises de lucidez…associar-se ao discurso de desespero de Dhlakama decepciona-me profundamente. Quando temos abstenções diz que o processo não teve legitimação popular, quando temos enchentes nas urnas também ralha…até agora não ouvi dizer que houveram assembleias de voto com mais de 100 por cento de eleitores. A tvm esteve em todas cidade e vilas autárquicas e não mostrou nenhum camião abarrotado de gente. Temos que dar mérito a capacidade organizativa da Frelimo. Impressiona-me a capacidade de renovação da Frelimo…Hoje vemos a fluírem na Frelimo jovens académico como Edson Macuacua, Alberto Ncutumula, Niquice e outros. Decepcionaste-me Jornalisa Moyana

Anónimo disse...

Cá está o meu pobre diabo sósia em sua habitual crise não de lucidez mas de estupidez. Emisssário típico do partidão a semear a confusão para reinar com suas pseudoteorias. Um dia podes crer Amorim vos veremos de joelhos em terra. Aguarda. Depois te falaremos dos "jovens académicos" corruptos e tu reverterás o discurso para falares em fraude.

Anónimo disse...

Caro sósia de mente brilhante…os académicos não fazem futurologias, mas sim analisam os factos.
Os factos dizem que a renamo está a autodestruir-se e a frelimo a renovar-se. Ainda agora estava a ouvir o Raul Domingos a comentar este facto. Não ficarei de joelhos porque a mim tanto faz se ganha a frelimo ou a renamo, so que pelo andar da carruagem nas presidenciais e legislativas do próximo ano teremos o caso MPLA vs UNITA.
Estou a ver que a derrota da renamo afectou o teu cérebro. Obrigado pelo adjectivo de estupidez. Um forte abraço meu sósia

Anónimo disse...

Os factos meu caro sósia de mente minguada estão na sua cabeça, não neles. Os seus factos querem reinar sozinhos. E todo o seu discurso tem os laivos do fascio na máscara do vira-lata académico. E não esqueça que a estupidez vira crónica.

Anónimo disse...

Caro sósia,
Estás a levar o debate muito a peito…já agradeci o adjectivo que me atribuíste…isso faz-me crer que o meu brilhante sósia pertence a um grupo ideológico onde a força e malcriadez têm ascensão sobre a ciência e liberdade de expressão. Aconselho-te a aderires firmemente a tua força política e tente reorganiza-la para próximo pleito eleitoral. Realmente estupidez vira crónica, assim com o discurso da fraude também virou

Anónimo disse...

Tem gente com adjectivos mt pessados aki...


caros compatriotas
as eleiçoes sao pra todos nos moçambicanos participarmos quanto a mim a pessoas k tem a presunçao de mt bons analistas politicos e k sao especialistas em prever futuros politicos... salomao moiane é kanto a mim o melhor jornalista merece todo o meu respeito... mas ker me parecer k por vezes nao tem tido muita lucidez pra as suas analises..,todo o humano erra por isso nao considero
quando a populaçao se abstem(por falta de boa educaçao civica)dizem k o povo ta cansado das promessas dos politicos,quando ha uma boa campanha de educaçao civica e a populaçao aflui em massa aos postos de votaçao ai sim vem a teoria dos camioes e fraudes.o nosso povo ta ganhar conciencia que votando muda-se a vida do municipio e do pais.
deixemos de falsa teorias
digo
A VITORIA PREPARA-SE A VITORIA ORGANIZA-SE.


cansado de falsos analistas

Anónimo disse...

isto é complicado, uma vez que a Frelimo confunde-se com o estado e é, ao mesmo tempo, o principal distribuidor de favores aos seus seguidores, dai ser normal ouvir de muitos acadêmicos "Estou a defender o meu pão". ora, se os que podem mudar o rumo das coisas trabalham em defesa do pão o que será deste povo que tanto espera deles?

Nelson disse...

Para mim 'e muita hipocrisia.