27 junho 2008

Polícia desaconselhou marcha em Maputo

Não se realizou hoje na cidade de Maputo a marcha de solidariedade para com o povo do Zimbabwe, organizada pelo Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais e pela Liga dos Direitos Humanos, por ter sido desaconselhada pelo comando geral da polícia, entre outras razões por não haver efectivo policial para acompanhar o evento. O jurista Custódio Duma, da Liga dos Direitos Humanos, achou estranho o desaconselho, dado - disse - tratar-se de uma marcha pacífica. Afirmou que tudo está ser feito para se obter autorização para que a marcha se realize num outro dia. Disse igualmente que uma moção será entregue à embaixada do Zimbabwe (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).
Adenda às 10:27 de 28: se a Rádio Moçambique usou a palavra “desaconselhou”, o “Notícias” usou a palavra “abortou”. Confira aqui.

18 comentários:

Sensualidades disse...

pelos vistos nao havia muita vontade

Reflectindo disse...

Vcs acompanham a RM agora?

Reflectindo disse...

Tenho certeza que a nossa polícia partidarizada tinha que encontrar formas de proibir a tal manifestacão.

São estas coisas que me levam a questionar tudo. Essa polícia que desaconselha tudo que toca ao partidão. Houve uma manifestão anti-americana encabecada por Marcelino dos Santos, o dono da Frelimo, não se desaconselhou; houve uma manifestacão anti-Savana e não se desaconselhou. Porquê desaconselhar uma manifestacão de solidariedade ao povo irmão do Zimbabwe?

Anónimo disse...

Acho que marchas contra o regime de Mugabe deveriam ocorrer em todo o mundo. Não só marchas contra Mugabe, mas contra todos os ditadores e corruptos que estão no meio político. E corrupção na política é o que não falta aqui no Brasil. Abraços, Carlos.
Guilherme
www.blogdacomunicacao.com.br

Carlos Serra disse...

Espero ver uma intervenção do Custódio Duma, talvez no seu blogue..

Carlos Serra disse...

Abraço, Guilherme!

umBhalane disse...

Aí, eu não vos falei.

Estamos admirados com quê?

Como funciona o Sistema, qual a sua lógica, as suas interligações, os seus interesses???

Sem compreender o Sistema, perde-se sempre, e seguramente, 1/2 de uma batalha.

Mas o caminho faz-se caminhando, e aprendendo.

Só assim se ganha consciência cívica e política.

Toca a levantar de novo.

Anónimo disse...

"por não haver efectivo policial para acompanhar o evento" - Give me a break!"

Nelson disse...

"por não haver efectivo policial para acompanhar o evento"
-Quantos policias são necessários para acompanhar um avento como esse que seria pacifico sublinhe-se?
-Onde estavam os efectivos policiais?
-A fazer oque?

Porque será que a nossa policia esta sempre em défice para coisas boas.
não tem meios para tudo que seja fazer o trabalho que se espera deles mas tem meios e para tudo para cometer desmandos.

Carlos Serra disse...

Coisas da vida, Nelson...

Nelson disse...

Li no Blog do Araujo oque a policia escreveu como argumento para desaconselhar a marcha. Minha pergunta agora fica porque havia efectivos para essa tal outra marcha que ninguém me disse ainda era sobre oque, e não havia para a marcha relacionada ao Zimbabwe? Porque essa tal outra marcha tinha prioridade para a policia? Os efectivos são assim tão exíguos que não se podiam desdobrar?

Nelson disse...

Ministerio do Interior

Comando Geral da Policia

Direccao de Ordem e Seguranca publica

Departamento de Proteccao

Refa. no 169/DP/DOSP/2008

Assunto: Marcha de Solidariedade para com o Povo do Zimbabwe

Cumpri-me informar a v. Excia. que por despacho de S. Excia o Comandante Geral da PRM, de 26 de Junho de 2008, exarado na vossa comunicacao sobre o assunto em titulo, desaconselha a realizacao da marcha pelo facto de nesta data haver outra marcha que nao nos permitira a tomada de medidas pertinentes.

Cordiais Saudacoes,

Maputo aos 27 de Junho de 2008
O Chefe do departamento
dr. Ambrosio Luis Muandula
(Ad. comissario da Policia

C/C: Presidente do Conselho Municipal

Carlos Serra disse...

Hum...Outra marcha?

Nelson disse...

Engracado que para alem daki(nesse doc da policia)nao se ouviu falar de nenhuma outra marcha por ai ou se ouviu? Uma marcha com tamanha importancia(nao sobrou policias para outras) devia com certeza estar devidamente publicitada. Alguem pode por favor verificar isso?

Reflectindo disse...

Não estamos aqui perante uma mentira? E não se vai verificar o caso ou a polícia tem o direito de mentir?

Anónimo disse...

O que esta a acontecer no zimbabwe aqui acontecera tambem. Por isso, sendo a mesma linha de governacao, nao era de esperar o contrario. Sao os homens das guerras de libertacao, os ILUMINADOS E ESCOLHIDOS PARA VIVEREM DO PODER.

Anónimo disse...

Eu Não entendo a razão de desaconselhamento! será pela solidariedade à ZANU-PF?

Devo dizer que a Estratégia falhou porque era preferível ter deixado andar o dito desfile considerando que em Moçambique também há oposição diferentemente do Zimbabwe cá esta tem espaço de actuação porque "somos democráticos". agora, "boicote" ou desaconselhar é sinónimo de cumplicidade!...

já viram! os velhos não "vendem o País" vendem o Partido... sim porque este tipo de atitudes abre as portas para erros continuados.

Juro, eu prifiria que tivessem deixado andar e encontrar outra justificação aos nossos amigos Zimbabweanos no lugar de desaconselhar a marcha do CEMO. Que burrada!...

Pense comigo

Anónimo disse...

Afinal quando é que havemos de aceitar que a palavra DEMOCRACIA näo é a propriada para designar a forma de governar em vigor em Africa?
A Africa precisa de pensar numa sua forma propria de governar, que näo a obrigue a tomar como modelo, paises ou continentes cultura e economicamente, etc, muito diferente da sua realidade.