Segundo a BBC, citando a Comissão Eleitoral do Zimbabwe, o presidente Robert Mugabe, 84 anos, foi declarado vencedor por "esmagadora maioria" da eleição presidencial de sexta-feira. Eis os resultados:
Robert Mugabe: 2,150,269
Morgan Tsvangirai: 233,000
Spoiled ballots: 131,481
Voter turnout: 42.37%
Source: Zimbabwe Electoral Commission
Morgan Tsvangirai: 233,000
Spoiled ballots: 131,481
Voter turnout: 42.37%
Source: Zimbabwe Electoral Commission
Confira aqui. Use este tradutor para ler em português.
1.ª adenda às 18:48: rapidez surpreendente na saída dos resultados (creio que de um universo de seis milhões de eleitores inscritos), na véspera da cimeira da União Africana, a começar amanhã no Egipto. Vamos agora aguardar as reacções, vamos ver como reage a SADC, vamos a ver como vai reagir o nosso país, como vão reagir os partidos políticos, como vai reagir o presidente Guebuza, vamos a ver quem vai à cerimónia de tomada de posse para um mandato de mais cinco anos.
2.ª adenda às 19:09: na sua habitual coluna no semanário "Domingo" desta semana (p. 5), um histórico da Frelimo, Sérgio Vieira, criticou severamente o regime de Mugabe. Vamos aguardar pela postura de outros históricos e, mesmo, dos que, não sendo históricos, têm o dom do verbo neste país.
4.ª adenda às 19:48: segundo a Rádio Moçambique (em despacho do seu enviado a Harare, Paulino Morteiro), Mugabe já tomou posse como presidente da República. No seu primeiro discurso, pediu aos zimbabweanos unidade e crença na capacidade nacional de governação. O presidente segue para o Egipto já como chefe de Estado (noticiário das 19:30). Surpreendente rapidez na tomada de posse. E fascinante como o jornalista descreveu tecnica, placida e longamente os resultados obtidos, sem qualquer referência à forma como a eleição foi realizada.
5.ª adenda às 23:56: uma vez mais leia-se a forma como o jornalista Lázaro Manhica descreve a reeleição e o empossamento de Mugabe, na edição online do "Notícias" de amanhã, já disponível aqui.
9 comentários:
começo a pensar que o futuro do zimbabwe sera uma guerra civil :(
Marx escreveu um dia que a história se repete duas vezes: a primeira como tragédia, a segunda como farsa.
Afluência às urnas: 42,37%
NÃO VOTARAM: 57,63% dos eleitores, A MAIORIA.
Há 2.523.750 votos expressos.
2.159.269
233.000
131.481
__________
2.523.750
Mugabe "consegue" apenas, 86% dos votos dos votos expressos.
O que faz dele um ditadorzeco de 3 ª categoria.
O “grande democrata” Mobutu Sese Seko Nkuku Ngbendu wa Za Banga, mais conhecido apenas por Mobutu Sese Seko, conseguia o “apoio popular” com margens de 99%.
Talvez no próximo mandato, Mugabe atinja os 99,99% dos votos, fasquia plenamente ao seu alcance.
Uma piada ou uma eleição? Eis a questão!
Guilherme Freitas
Pois e...
As contas creio estarem bem feitas, umbhalane.
Miséria africana...tristeza dos lideres africanos!
admiro a rapidez...
se fosse possível ver ou ler o pensamento de Mugabe, gostaria
Este politicos se enriquecem do poder e dissem estao por causa do povo. É tempo de a Politica começar a ser pensada. Esta coisa de alimentar dinossauros sentados e instigadores, criminosos deve começar a ser debatido. De igual modo, como sao debatidas as funcoes de um medico, engenheiro, etc.
Enviar um comentário