24 junho 2008

Azagaia desventurado com a TVM

O rapper Azagaia (Edson da Luz de seu nome) - que vai actuar no Festival Mestiço, cidade do Porto, Portugal - escreveu uma carta dizendo que foi convidado pela TVM para estar presente no programa Moçambique em Concerto, no ar aos domingos. Ele estava feliz pois dessa maneira poderia mostrar que - como o convidador afirmou - Azagaia “não é só o crítico, mas também alguém que sonha, chora, ri, apaixona-se e fala sobre isso nos seus temas. Para isso sugeriu que um dos temas (...) fosse o romântico “Ni ta ku fonela,” (faixa nº 9 do álbum Babalaze) (...) e o meu lado crítico seria espelhado pela música “As Mentiras” (faixa nº 4 do álbum Babalaze)" . Mas, afinal, acabou por não ir, o convite ficou desconvidado. Importe e leia aqui o que ele escreveu.

14 comentários:

Nelson disse...

Escrevi uma postagem no Meu Mundo sobre esse incidente que para mim dissipa todas as duvidas se é que existiam, que Azagaia e a TVM ou quiçá todos outros midias estatais, "não cabem no mesmo prato"

Carlos Serra disse...

Sim...

Anónimo disse...

Oi Nelson, é evidente que não cabem. E isto é assim em todo o mundo. Os músicos de contestação política não promovem suas músicas através dos canais normais (rádios e televisões públicas, rádios e televisões privadas de orientação conservadora, editoras discográficas de renome, etc.). Este tipo de músicos costuma se promover através de circuitos paralelos. O Nelson não há-de ouvir na BBC, na RDP, RTP, na VoA uma música contra a guerra do Iraque. Seguramente que o Nelson não pensa que esses músicos contra a guerra do Iraque (um exemplo) não existam. Simplesmente que promovem, na Inglaterra, em Portugal ou nos EUA, suas músicas através de outros circuitos.

É, do meu ponto de vista, grande ingenuidade um regime convidar um músico para ir chamar de "porcos gordos" aos seus dirigentes na rádio que controla.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

Sr Khan, tudo bem. Mas porque foi entao essa, passe expressao, palhac,ada, da TVM de convida-lo, esperanc,a-lo e jogar-lhe fora! Isso nao se faz na tal Inglaterra ou EUA acerca das tropas no Iraque, ou se faz?

Quer dizer, sao desses truques de que Azagaia deve discernir, antes que o 'regime' lhe ponha na rua sem regresso. Cuide-se, Azagaia, heroi de muitos de no's, pk hoje e' essa manobra, amanha ja' esta's sabendo.

Masu

Júlio Mutisse disse...

Sugiro que dêm ao Azagaia uma lição sobre O QUE É O ESTADO. Na carta que o Dr. Serra nos sugere ele diz que "eu (Azagaia)e o Estado Moçambicano não morremos de amores um pelo outro."

Definam para ele o que é Estado. Pode ser que não se morra de amores pelo Governo do dia mas, o Estado (que somos afinal todos nós + o território + poder político instalado) esse é sagrado.

Se calhar nem se lhe tenha que ensinar nada ele pode, de facto, não morrer de amores por este Estado, por esta pátria pela qual muitos se sacrificarm para que amanhã celebremos 33 anos de independência POLÍTICA, razão porque podemos começar a entender de outra forma o que ele diz.

O que é que se pode pensar de um indivíduo que, à viva voz, e no blog do seu maior protector diz "eu e o Estado Moçambicano não morremos de amores um pelo outro".

Eu pelo contrário, posso não concordar com a intenção de dar aquela extensão de terra (agora alagada pela avaria da nóvel barragem de Massingir) à PROCANA, mas MORRO DE AMORES POR ESTE ESTADO, POR ESTA PÁTRIA AMADA, da qual o Azagaia não morre de amores.

Reflectindo disse...

Caro Júlio Mutisse, tenho certeza que tu entendeste o que o Azagaia queria dizer, mas te concentraste no que te oportunas para atacá-lo. Na prática haverá quem possa dizer que o jovem acha que ele é contra o Estado e o Estado contra ele? O que disse ele em relacão a sua viagem a Portugal? Isto é, na prática, não está o jovem a lutar pelo Estado como Mutisse e qualquer um de nós aqui faz?

Se em termos de nocões, ele falha nas sua expressões, ou confunde entre estado e governo, e, isso é verdade, quem é o culpado e como se pode corrigir isto? Será este um problema unicamente de Edson da Luz ou é de muitos mocambicanos?

Edson da Luz confunde expressando Estado do governo, mas os governantes mocambicanos confundem na prática o Estado do Partidão. Qual é o mais grave? Para já, acha Mutisse que a confusão do Edson se deve corrigir arranjando um professor de ciências políticas só para o Edson ou pelos programas de ensino?

Caro Mutisse, espero que não vá dizer que te ataquei neste blogue, mas eu quis abrir uma discussão séria a partir da tua interpelacão. A expressão de Edson da Luz me faz lembrar da confusão que se faz entre partidarizacão do Estado e politizacão do Estado, uma expressão que sai muitas vezes de altos políticos. Sobre isto, uma vez Afonso dos Santos escreveu.

Abraco

Nelson disse...

Caro Obed minha "indignação" surge quanto diante do que sabemos, e vemos, volta e meia negamos que haja censura nos midias estatais. Que eles encontram quase sempre um jeito de "pincelar" os factos ao sabor do governo do dia. Negamos por exemplo que os 5 de Fevereiros tenham sidos de alguma forma "ocultados" pelas "nossas" estatais. Fico indignado sim quando demagogicamente falamos de liberdades e bla bla. Não podíamos discordar com Azagaias sem ter que manda-los calar? Não podíamos discordar com eles sem ter que leva-los a PGR? Porque não usar a famosa "os cães ladram e a caravana passa". Essa serviria independentemente da veracidade do que Azagaia diz se bem que caso fosse verdade oque ele diz, seria mais difícil a caravana passar sem antes "calar os cães"


"O que é que se pode pensar de um indivíduo que, à viva voz, e no blog do seu maior protector diz "eu e o Estado Moçambicano não morremos de amores um pelo outro" "

Em relação ao comentário de Júlio Mutisse donde retirei o trecho acima, estou mesmo me esforçando para acreditar que Azagaia disse ou quis dizer que "todos nós(18 milhoes) + o território(milhares de kms quadrados) + poder político instalado" não morremos de amores por ele. E que provavelmente ele diz(canta) oque diz porque não morre de amores por esse Moçambique que amanha faz 33 anos.
Estou me esforçando para negar a possibilidade de Azagaia ter se referido a outra "coisa" ao dizer "estado Moçambicano".
Estou me esforçando em negar que ate saiba oque ele quis dizer,a saber o governo do dia e seus "tentáculos" como caso da TVM ou melhor os administradores que deviam ser consultados antes dele ir ao Moçambique em concerto.
Não estarei eu aqui fazendo papel de advogado, ou sendo zeloso demais com oque ele disse?

Seja como for, se eu for sincero comigo mesmo fica claro que Azagaia não tem "desafectos" com todos Moçambicanos.
Fica claro que não esta contra o estado como tal que segundo Mutisse bem disse é sagrado, "somos afinal todos nós + o território + poder político instalado"
Sendo assim me restam uma opcao a saber, Dar para Azagaia "uma lição sobre O QUE É O ESTADO"
Definir para ele o que é Estado.
A não ser que realmente Azagaia não mora de amores por todo Moçambique nossa pátria amada oque precisa doses de muita coisa para acreditar que seja o caso.

Anónimo disse...

esse Gabriel ainda perde o emprego,alias o programa.... ele fez o convite sem consultar os Directores de Programas...??!!!!



vamos continuar a ver lá os Pimbas e alguns bons musicos

Anónimo disse...

grande comédia esta TELEVISÃO PUBLICA....MEU DEUS!!!



hahahahahahahaha




isto é o cumulo!

Anónimo disse...

O gabriel é muito corajoso!



parabens pra ele (o gabriel) por ter feito o convite e depois se apercebeu que estava a cometeu um pecado capital...


Victor

Anónimo disse...

ai de que revelar segredo do estado!???azagaia não é benvido aquela casa claro será sempre censurado, nao nos vamos iludir com a nossa democracia,nao se espantem quando lhe convidarem para um show e depois ele receber info que já nao precisam dele,nesse caso a mão externa sempre funciona,enfim, edson tem uns adversários de peso, agora se ele pensar em fazer "musicas" tipo o engrafador mc-roger (que "canta" mandela,guebuza,juiz paulino,etc) ai terá as portas abertas...azagaia o dopas já tinha dito que se continuares a cantar assim ......................

Anónimo disse...

Quer dizer, o que Azagaia diz ou canta é segredo do estado, um assunto que todos os moçambicanos sabem quando sai da boca do Azagaia é segredo do estado. Eu até acho e com muita certeza que o que Azagaia canta recolhe das bocas do povo e como porta voz do mesmo sai cantando, nunca trouxe algo de novo dos assuntos que inquietam a sociedade moçambicana. Agora, para os indivi'duos menos informados o Aza continuarà a ser o grande revelador dos tais ''segredos do estado''. Meu Deus, vocês estäo a ajudar esse menino a afundar-se enquando deviam o ajudar é a saber definir muito bem os conceitos que estäo à volta da sua tema'tica musical.

Júlio Mutisse disse...

Reflectindo,

Tem que haver, sempre, semparação entre os assuntos do Estado e os assuntos do Partido, Governo etc. Não nego isso e sou, plenamente, contra qualquer tipo de confusão que possa ocorrer. Nunca estaremos em desacordo quanto a isto.

Eu fui ler o texto que o Dr. Serra nos sugeriu e fiquei estupefacto. O Azagaia não morre de amores pelo Estado e o Estado não morre de amores por ele. UAUUUUUUUU que coisa.

Assumi que ele tivesse se enganado por isso sugeri que se lhe desse lições. Assumi que ele tivesse confundido o Estado com o Governo por isso sugeri que se lhe esclarecessem as confusões. Qualquer confusão nestes conceitos vinda de onde vier tem que ser esclarecida.

Quanto mais não seja ao próprio Azagaia que, se calhar por não morrer de amores pelo Estado, tem dito cobras e lagartos de quem o governa.

Um abraço reflectindo. Não me senti atacado.

Nelson,

Adoro a forma como abordas as questões. É interessante. Também me esforcei pelo mesmo, afinal eu acho o Azagaia um tipo informado e em formação mas... palavra escrita e publicada no Blog do Dr. Serra: Azagaia acredita não morre de amores pelo Estado e acredita que o Estado não morre de amores por ele.

Anónimo disse...

Caros Leitores o AZAGAIA é um ser HUMANO como qualquer um de nós, por isso pra mim ele diz a VERDADE, e está favor do povose o Sr.JÚLIO MUTISSE acha que o AZAGAIA esta a MENTIR então que nós diga a VERDADE.
PRA MIM AZAGAIA É O THE BEST- Principalmente quando escuto a música entitulada AS MENTIRAS DA VERDADE.


MIMÍ