Creio valer a pena ler uma entrevista dada em 2001 à revista Veja pelo sociólogo brasileiro Sergio Miceli: "A cooptação da inteligência nacional pelo poder é um dado histórico, embora os intelectuais digam que só têm compromisso com idéias". Obrigado à Yla por me ter chamado a atenção para a entrevista.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Atente-se para as seguintes palavras de Sergio Miceli "Além disso, há inúmeros exemplos de pessoas com projetos políticos mais ambiciosos que usam o sistema intelectual para alcançá-los. A fronteira entre o mundo intelectual e o mundo político é muito porosa no Brasil, até mesmo porque figuras que conseguem circular pelos dois mundos exercem um estranho fascínio em nosso meio."
Estas sábias palavras parece terem sido lavradas tendo em mente a situação actual do nosso país. Temos muitas pessoas que usam o seu passado intelectual para caucionar projectos políticos. Mesmo na blogosfera.
Obed L. Khan
Enviar um comentário