O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

26 junho 2008

Amanhã: marcha de solidariedade para com povo zimbabweano

Do Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais recebi um comunicado de imprensa dizendo que amanhã, em parceria com a Liga dos Direitos Humanos, na cidade de Maputo, organiza uma marcha pacífica e ordeira de solidariedade para com o povo zimbabweano. A marcha inicia-se às 15 horas, com partida na Praça Mugabe, terminando na Embaixada do Zimbabwe com a entrega de uma moção. O comunicado afirma que as Nações Unidas, a União Africana e a SADC pediram o adiamento das eleições devido "à onda de violência que vem caracterizando o Zimbabwe desde as eleições de 29 de Março".

3 Comments:

Blogger Reflectindo said...

É tarde mas vale a pena. Com esta já está a acontecer aquilo que tenho me questionado, isto é: porquê uma manifestacão contra Estados Unidos de América aquando a invasão ao Afeganestão e não contra Robert Mugabe que mata os nossos irmãos e vizinhos do Zimbabwe?

Agora vamos ver como vai ser a manifestacão de amanhã se não será o fim da hipocresia, sobretudo, desses mesmos que manifestaram-se há anos contra EUA. Temos notado muito silêncio desses que até aconselhavam boicoite dos produtos americanos.

26/6/08 8:07 da tarde  
Blogger umBhalane said...

Caro Reflectindo

Tenho lido várias opiniões "não racistas", sim, porque não há pretos racistas, em vários blogues também "não racistas", sim, porque os blogues dos pretos nunca são racistas (todos de Moçambique).

Não, não vou retorquir.

O que importa é mesmo o essencial da questão.

A sua pergunta, que é muito pertinente, e já a tinha lido noutro sítio.

Vou tentar responder-lhe, de acordo com o que tenho apreendido nesses blogues.

Então a regra é esta.

A Europa e os USA só intervêm quando estão em questão brancos – há manifestações, pressões diplomáticas, intervenções militares de resgate, sanções, etc.

Quando o assunto é África, pretos, que se lixe a questão.

Agora quando em Moçambique nada se faz em prol dos "nossos irmãos e vizinhos do Zimbabwe",

a única explicação que encontro,

é via contaminação pelo síndrome ocidental da postura atrás referida.

Será, uma mão externa branca e ocidental, ou mesmo espíritos com as mesmas características que têm impedido a tomada de uma consciência cívica, em prol “nossos irmãos e vizinhos do Zimbabwe”.

E, só assim compreendo, porque é que os pretos também se estão lixando para o que acontece com os outros pretos, ainda que do mesmo país, ou irmãos de um vizinho país.

Contaminaram-se pelos brancos – eles são os culpados, os brancos!!!!!!!!!!!!!!!!

27/6/08 1:02 da manhã  
Anonymous Chacate Joaquim said...

olham Umbhalane e JS, eu acho que o pouco se lixando com a estratégia fracassada do Mugabe e ZANU-PF pela SADC, União Africana e até USA e UE se quizer, está relacionada por um lado com as razões de ser problema da pretada como se refere o 1º mas por outro lado está aquestão de cumplicidade e não só.

Pensa comigo

27/6/08 4:37 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home