23 junho 2008

Harare: Tsvangirai refugiado na Embaixada da Holanda

O líder do MDC, Morgan Tsvangirai, vencedor da primeira volta nas eleições no Zimbabwe e que ontem desistiu de participar na segunda volta com o presidente Robert Mugabe, encontra-se refugiado na Embaixada da Holanda em Harare, receando pela sua vida. Confira aqui. Se quer ler em português, socorra-se deste tradutor.
1.ª adenda às 15:55: evento claramente perturbador. Enquanto isso, a Rádio Moçambique noticiou que se encontra no Zimbabwe uma delegação do governo sul-africano com o objectivo de tentar demover Tsvangirai da sua decisão de não participar nas eleições de 27.
2.ª adenda às 22:37: o jornal zimbabweano pró-governamental The Herald (cuja leitura vivamente recomendo aos muitos leitores deste blogue) tem diversos trabalhos interessantes, como, por exemplo: (1) o comandante das Forças Armadas do Zimbabwe afirmou que Mugabe vencerá decididamente no dia 27, pois encarna os nobres valores da luta de libertação que tanto sangue fez correr, que jamais o Zimbabwe deveria esquecer os antepassados quando confrontado com os fantoches, que se Mugabe perdeu na primeira volta isso foi devido a fraude; (2) a necessidade de as crianças zimbabweanas conhecerem profundamente a humilhação sofrida quando da colonização branca para melhor compreenderem a liberdade actual, que os pais deveriam incutir nos filhos os valores dos antepassados, os valores dos libertadores como Mugabe e outros, que os pais deveriam prevenir as crianças contra as manobras do imperialismo.

12 comentários:

umBhalane disse...

MUITO BONITO!

Sensualidades disse...

sera que o Mugabe que governar um pais sem futuro, ou ja nem pensa nisso

Anónimo disse...

Estou louco para ver como os camaradas libertadores sairao dessa, pq por essa nao esperavam, a fraude ja estava preparada, agora falta a vitima, sem vitima como fazer fraude.

PS. A proposito Dr. nao seria de bom grado postar para analise as afirmacoes do camarada edson macuacua hoje na STV sobre os combustiveis?

Anónimo disse...

Uma dica caro Prof. postar actualizado o cambio do Zim Dolar em relacao ao Metical, 'e surpriendente a desvalorizacao dia a dia acho que hoje esta qualquer coisa como dois centavos de Mt para um Milhao de dolares.

Carlos Serra disse...

Lamentavelmente nao vi a TVM....Verei o cambio...

Anónimo disse...

Lamentável a situação no Zimbábue. Mugabe não pode continuar a frente de um país totalmente desestruturado. Abraços a todos

Anónimo disse...

É grave a situação no Zim, onde estive até há 2 dias, mas é fundamental que, de facto, "as crianças zimbabweanas (e não só acrescento eu) conheçam profundamente a humilhação sofrida quando da colonização branca" para melhor compreenderem os processos históricos e apoiarem de consciência seja o Mugabe, seja o próprio Morgan, na convicção de um futuro risonho para o ZIM.

Martin de Sousa disse...

O Coment anterior é meu. Martin de Sousa

Nelson disse...

Se eu fosse criança Zimbabweana, e tivesse que escolher/quantificar, entre humilhação passada e a presente nao tenho duvida que a presente sairia a ganhar, mas tudo humilha sabem? Humilha ver garotas de 15 16 anos se prostituindo nas ruas da cidade da Beira. Senhoras revirando a cidade para que lhes comprem umas vassourinhas

Anónimo disse...

Não há palavras para descrever um tirano que destroi um belo e promissor país em alguns anos ante o olhar cúmplice dos camaradas presidentes da região. Se no ano 2000 quando o Mugabe começou com as suas paranóias os líderes da região o tivessem pressionado e isolado, de certeza que o seu fim já teria acontecido e o povo não estaria tão desamparado e miserável como agora. UM dia a História julgará os líderes cúmplices que temos. Infelizmente, os ditadores sempre se fazem acompanhar de gente com uma fifelidade canina- aconteceu com Hitler em que os seus lugares tenentes executavam a política nazista sem o mínimo de remorsos. Hoje é o Mugabe, rodeado de generais que sem o mínimo de escrúplulos matam e violentam.

Anónimo disse...

O preço do pécado é a morte e o preço da ignorância é o sofrimento.

Mas, mesmo assim Mugabe vai governar com dificuldades eu acredito que os parlamentares que são da maioria da oposição não vão oprovar leis para beneficiar o regime com as ideias do ditador.
Outra coisa essa retirado do Morgan pode ser uma estratégia para levar Mugabe ao tribunal internacional de cremes contra contra a humanidade, lembre-se de Sadan. Hoje Mugabe acha que é dono da população zimbabweana esquece que o povo é de Deus. Há motivos suficientes de remover o Sr Mugabe como ditador porque não justifica a violência que ocorre neste país vizinho. Eleições é tipo jogo ganha quem ganha perde quem perde e lembrem-se que não se pode ganhar dois times.

umBhalane disse...

Infelizmente o Zimbabwe está entregue a si próprio.

Não vale a pena sonhar com intervenções externas, tipo USA (Iraque), ou UE.

O problema é Africano, competindo a África resolvê-lo.

Política real.

Eu não posso, senão já tinha resolvido há muito tempo.

É o mundo que temos!

Mas devemos continuar a lutar, e nunca desistir.