15 junho 2008

Empatámos ou empataram-nos?

Empate a um golo foi o resultado esta tarde entre Moçambique e Madagáscar, no estádio de Antananarivo, em jogo a contar para a terceira jornada do Grupo II de qualificação para o CAN e para o Mundial de 2010. O golo dos Malgaxes, por grande penalidade, foi marcado no período de compensação e, tanto quanto julgo ter percebido do nosso locutor e de membros dos Mambas, foi um penalty inventado pelo árbitro sul-africano. O locutor Fernando Dias estava profundamente inconformado e afirmou várias vezes que se estava perante uma vergonha para o continente. Os nossos jogadores choravam, o treinador holandês Mart Nooij estava escandalizado. Roubalheira - eis a palavra reinante. Depois das derrotas ante a Costa do Marfim e o Botsuana, agora um empate.
Adenda: no RMDesporto, radio-ouvintes estão a manifestar tristeza e ira. E de dois dos nossos compatriotas em Antananarivo ouvi a frase "futebol africano é isto!"

7 comentários:

Aderito Magumane disse...

Graças à emissão online da RM, consegui escutar o relato, embora com alguns cortes!
Queria corrigir algo aqui, o nome do locutor, é FERNANDO DIAS.
"...futebol africano é isto".

Carlos Serra disse...

Obrigado, já corrigi, tem razão.

Anónimo disse...

...nós estamos condenados a este desesperado estrebuchar de uma nação inteira...
...repisando-me,martirizadamente poetisando...
...país não só adiado, país desnorteado ,perdido de si mesmo...
país violado pelos filhos,num incesto grotesco...em consciência !
crucificados...filhos,e avós...
queimados vivos no dia a dia do desencanto... o futuro se cobrindo de nuvens assustadoramente eternas...
o nosso futebol siflitico, os diplomas falsos de muitos dos nossos presentes e futuros doutores, a madeira saqueada aos milhares de campos de futebol , ,mecânicos-médicos observando as nossas mulheres no maior hospital do país ,a insegurança social mamando 8 milhões de verdes,destinadas ao descanso dos guerreiros do trabalho neste país etc,etc...
não vale a pena chorar o penalty, choremos antes o templo da sommerchild ,onde se imolavam púberes continuadores deste até ao momento ,fracassado sonho de país, poetisado e ambicionado, pelo mestre Craveirinha e por todos nós!!!!!!

Anónimo disse...

Quando li que e' e' sul-africano o arbitro, que supostamente num acto de Mafia nos "mamou" esta tarde, pensei logo:

Mais uma acto de Xenofobia praticado contra o vizinho mocambicano, mas desta vez, relvados!

Sera' que naum ha mecanismos a nivel da organizacao destes jogos, onde Mocambique possa protestar?!!!!

Poxa, como resume o "tóxico", somos mamados em tudo, por nacionais e estrangeiros, das florestas, passando pela (In)seguranca Social ate' aos campos de futebol!!!! O que mais falta ?!

Carlos Serra disse...

Estou em crer que vamos protestar junto das instancias adequadas. Vamos aguardar....

Anónimo disse...

Assisti o jogo, não houve penalte, a unica coisa que houve foi corrupção a vista, acho que a seleção do Madagascar devia ser sancionada mas para tal deve-se investigar o fiscal de linha por forma a explicar como é que conseguiu inventar penalte naquele lance tão limpo.
Maldição teacher estou triate com a fraude
Maxango

Anónimo disse...

O problema não se resume ao penalti. O nosso futebol, nosso, desporto, nossa sociedade precisam de redefinir os valores pelas quais se regem. Como muito bem escreveu um bloguista acima, com pseudos doutores paridos de certificados falsos e sem investirmos sério na moralização e formação adequada dos nossos jovens, o fututo deste país está mais sombrio que nunca!