Com doce ironia, o António Eduardo decidiu falar da enorme paciência dos Moçambicanos: "A grande paciência dos moçambicanos é muitas e bastas vezes explorada ao excesso. Por isso que quando ela é esgotada, deixa-se meio mundo boquiaberto pelas reacções que se revelam. Um cinco Fevereiro é disso exemplo, dos mais frescos. Mas há mais." E exemplificou a pacientação: "Na sua habitual paciência de moçambicanos que são, os catembenses receberam um autocarro em cerimónia formal, semana passada, que está parqueado a aguardar pela reparação das vias."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
é muitas e bastas vezes explorada ao excesso.....
Bastas ou vastas :-)
Desculpe Professor mas cu sou mesmo mázinha em relação a algumas palavras que ainda me fazem confusão..Por isso pergunto...:-)
Lisa
parece que os meus dedos já estão baralhados..Apareceu ali duas letrinhas que nada têm a ver com o comentário.. Bom parece que me precipitei em relação á palavra Bastas.. espero a duvida...:-)
Bem, substativo, interjeição, já li o "basta" empregue justamente como fez o Eduardo...Vamos a ver se a Fatima Ribeiro, professora de português, aparece e dá uma mão vasta...Até amanhã.
oh lisa que fotos andavas a ver quanto te enganaste hahaha
so nos duas para estar acoradadas a estas horas
Jokas
Pelo menos fico feliz por não ser a única a não saber Português:-)
As fotos se calhar eram tuas intimidades...:-)
Sim só nós duas não..Parece que O professor Carlos tb ainda está acordado...Abraços...:-)
Só mesmo uma grande pacientação permite não rombar o "juízo" das pessoas.
Mas uma coisa de cada vez.
A seguir não haverá uma inauguração da tal via?
É que há uns dinamizadores da dinâmica muito criativos!
Enviar um comentário