25 junho 2008

As convicções do Sr. Hama Thay


Na edição desta semana do semanário “Magazine Independente”, p. 2, já na rua. Aqui está um tema excelente para debate, aqui está um tema excelente para a luta política, aqui está um tema que pode fazer subir ou cair os partidos políticos. O que acham? (cliquem duas vezes com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar; e perdoem o meu scanner não permitir tirar partido de toda a página).
Já agora leiam e/ou recordem aqui uma postagem sobre o Sr. Thay que suscitou comentários.

28 comentários:

Anónimo disse...

Naum me parece que sejam os "Jovens" a vender/hipotecar o País! Agora, envolvimento de muitos camaradas deste senhor em tais actos, é a vista de todos, evidente.

Ou a grande preocupacao aqui seja o mobil para tal, dado "os aspectos secundarios de vida" que movem os mais jovens, enquanto que os camaradas se calhar sejam movidos por aspectos bem mais primarios?!

Anónimo disse...

Camarada Hama Thay is talking a lot of crap. And he knows it. The God Father os the liberation generation, President Guebuza is probably the richest man in Mozambique. To accuse the younger generation of willing to sell out the country is an outrage. I think the older generation should step down, they are blocking development. The only hope is the younger people, let them take over! Both Frelimo and Renamo.

Nelson disse...

"os jovens ainda não estão preparados" diz Hama Thay, e eu pergunto:

-Que são esses jovens?
-Porque não estão preparados?
-Quem devia prepara-los?
-Como e onde prepara-los?
-Que dizer dos "empresários de sucessos"?
-...

Anónimo disse...

Pois é o senhor Tay estava preparado para fazer a luta armada quando era jovem...é ou não é?

Reflectindo disse...

É isto que tenho dito que fosse isto na África de Sul, a reaccão dos jovens do ANC nao demoraria.

Reflectindo disse...

Aliás, calha que acabo de escutar da RM um jovem de Cabo Delegado lamentar da falta de insercão de jovem nas posicões de decisões. Mas quem o escuta? José Patrício consegue ser porta voz deste jovem para transmitir a sua palavra a António Hama Thai?

Anónimo disse...

Estará Hama Tai a falar dos jovens da sua família ? dos jovens com que lida? dos Jovens filiados ao seu Partido (muitos deles veem no partido a única chance de progressão na vida)?
Quem é que serve de exemplo a estes jovens? depois de terminada a guerra, o que é que de exemplo ele e os seus camardadas fizeram para os jovens melhorarem? ter vidas de luxo? criar filhos arrogantes que pensam ser donos de tudo e todos?
FRANCAMENTE...ESTE PAÍS É VENDIDO TODOS DIAS...A MOÇAMBICANOS DE 1ª E A ESTRANGEIROS!

Jonathan McCharty disse...

Sr. Hama Thai! O seu filho, um trintao e' administrador distrital (intocavel) la' no distrito de Mossuril (norte do pais). O Sr. por acaso nao teme que ele venda a praia das Chocas?
Para alem da independencia, de que mais a sua geracao se pode orgulhar?
Se os jovens que toma como referencia sao os puxa-sacos que tem no seu partido, entao estou plenamente de acordo consigo! Esses sao os que menos querem trabalhar e querem enriquecer num apice! E' provavel que estejam "ingenuinamente" a seguir os seus "tutores"!
Mas nao se iluda, grande chefe, em pensar que essa fraccao representa a "nata" deste pais!

MOZVOZ disse...

É caso para para re-escutar e re-escutar as mentiras da verdade ou então esperar a ver se há reação por parte dos representantes da juventude partidária - OJM - face a clara inaptidão da estratégia do General que caiu, de certeza, como um insulto aos jovens partidários. Sr general, os ricos estão neste momento a morrer de gargalhadas enquanto o povo de dor, pesar pelas suas palavras.

Anónimo disse...

Então o mano Azagaia está errado camaradas?

Anónimo disse...

Eu não concordo os jovens de hoje estam mais preparados porque eles lidam com estratégias. Esses os mais velhos ganharam a independência e sentaram nos palacios e não fazem nada, porque o objetivo deles era só libertar o país sem olhar aspectos econômico, sociais e culturais e agora que confusão estamos.
Os jvens de hoje é que podem salvar o país eles têm uma visão holística na era da globalização, enquando os veteranos da luta pensam em manter no poder os jovens pensam em fazer mestrado, assinar acordos beneficientes ao país não aos dirigentes.
Se voces não estivessem a vender o país por quê é que a China esta acabar as nossas florestas levando madeira para Pequim enquanto aqui no país tem alunos que estudam sentados no chão? Parem com esse pensamento de luta de libertação, todos moçambicanos colabraram para que o colono não tivesse mais espeço neste território não é só colocar a Frelimo como a unica alternativa se o povo não colaborasse a Frelimo não teria éxito nessa luta. Com muito respeito senhor deputado Hama Thay não torne falar bobagem em jornais.

Obrigado Profº Serra pelo portagem
thank you nery much

Anónimo disse...

Debilidade e uma doença neurológica, associada coma graduação da inteligência e a incapacidade a aprender, dizem os médicos. Alguém aqui tem uma outra diagnose?

Anónimo disse...

De certeza que o grande general, o grande Hama, bateu a mesa referindo-se a juventude que milita na OJM. Porque e' a tal juventude que ele conhece e nao outra. Agora se falasse de desta outra, diria que a historia nao e' estanque, ela evolue e com ela vem os ganhos. Dizer que jovens vao vender o pais e' nao reconhecer que os camaradas da Frelimo ja' o fizeram a olhos vistos. Vender o pais o que?

- Peguemos a Mozal, vemos os proveitos?

- Portagens de quem sao?

- Quem gere os portos, quem poe as balanc,as la?

- Que e' dono das telefonias moveis?

Isto e' so' para se exemplicar que ao tentar responder estas perguntas, notarao que Mozambique foi vendido ha' muito tempo.

No entanto, que ninguem esteja preocupado com Hama Thay, ele de certeza se esta' a referir de individuos como Edson Macuacua que fluem seu ambicao para os substituir.

Anónimo disse...

...eis a confirmação do porquê do nosso governo que é composto por dinossauros como o sr.hama tai,não ter tomado nenhuma atitude perante os desmandos alucinados do ditador esclerosado mugabe....
é claro que esta lábia é uma forma boçal de querer dizer que nós não estamos minimamente preocupados com o futuro.o país é nosso,dos libertadores.o resto é m....!!!!
o poder corrompeu completamente estes srs....
transformou-os em fachistas,sim fachistas....

Anónimo disse...

Monarquia pura alguem duvida ainda?

umBhalane disse...

Toda a gente que aqui postou tem razão.

Mas o Sr. estava a ser sincero, a falar como pensam os Frelos, nomeadamente os "libertadores", e seus sucessores.

Há coisas que não devem saír de "casa", mas às vezes...escorrega-se.

Ou será um recado, assim:

- Como Mugabe, nós ficaremos, e vocês os "jovens", imaturos, nunca se vão sentar na cadeira do poder.

Anónimo disse...

Eh caso para dizer: SR. HAMA TAI, FOSTE INFELIZ NA TUA AFIRMAÇÃO. E se tiveres o mínimo de juízo viras a publico e pediras desculpas a todos estes jovens que de quatro em quatro anos votam para vos manter no poder ...

Mas prestem muita atenção, tal como os voces lutaram contra os colonos, estes jovens tambem podem poderam lutar contra voces.

The revolution will not be televised ...

Anónimo disse...

Lembrem-se que Hama Thai é muito conservativo e gosta de matérias controversiais

Anónimo disse...

Mozal-Bilington. Balancas-Libio. Procana-. Portagem-sulafricanos. Telefonia VM Mocambique e pau mandado da Vodacom Africa do Sul. Shoprite-sulafricanos, os mesmos que bombardearam o pais e nunca pagaram compesacoes. Esta a falar dos jovens que ficam acessores no banco austral, depois director nacional de turismo a seguir administrador e de novo no turismo sem que sejam conhecidas suas credenciais, coincidentemente seu filho, alguns porta vozes, comentaristas de TV, que vao a debates bebados, alguns a frente dos destinos da a TV deles. Quem esta a vender a mcel para a vodacom, sao os jovens que venderam a industria textil, a agroindustria, a agricultura, privatizaram praias aos boers onde falta sempre lugar para os pretos, as reservsas sao pagas na africa do sul, menus em ingles e ate afrikans. Sao os mesmos jovens que estao a destruir o sistema de educacao, agora da saude com medicos sardinha, do ensino superior. Tem mesmo razao o senhor da foto da noticia, bons lideres que mandam plantar jatrofa num dia e no outro dizem que era brincadeira. Jovens perigosos esses que dizem ter trazido a independincia. Mas que confissao, e ainda quer ser presidente. Insultados agora os jovens serao chamados patriotas para fazerem campanha nass eleicoes que iniciam este ano, veremos o que acontece.

Anónimo disse...

Jovens mocambicanos honestos... nao se preocupem com os dinossauros, da mesma maneira que o colono acabou esses tambem acabarao. Este senhor esta a referir-se dos filhos dele e dos outros dos camaradas que viraram assassinos, arrogantes, preguicosos, que ate esperam que os pais desalogem familias para lhes passar as casas,etc. E mesmo triste essa ideia ser de um lider... Como diz DAMA DO BLING "Ministro com 6a Classe pode legislar" So na Africa isso acontece.

Anónimo disse...

Camarada
o partido do senhor e que anda a vendar as madeiras do norte, roubar os dinheiros do banco e reprender jovens com ideias contrarias sa vossas ( o caso do Azagaia ) .Neste caso so resta ao jovem mocambicano um espaço para beber cerveja que voces mesmo vão vendendo descontroladamente no pais

Kikas

Anónimo disse...

Pouco a pouco esses regimes vão desaparecer, o Magabe é um exemplo disso, o povo atinge um ponto de saturação e o resto acontece, para o nosso caso, damos sinais de saturação sempre que nos proporcionarem condições para tal (5 de Fevereiro), no futuro atingiremos um estagio em que todos os dias serão parecidos com 5 de Fevereiro. Ai os camaradas terão ideia da gravidade das asneiras que andam a proferir por ai.

Maxango

Anónimo disse...

Os criticozinhos do mano azagaia agora calaram-se nesta historia? Lol.
mano Joe

Anónimo disse...

Voces venderam o país quem tem melhor emprego e credito nos bancos são os indianos e outros estrangeiros os moçambicanos ficam minguando para conseguir dinheiro para realizar seus projectos. Assim não venderam o país?
Cara sem vergonha Guebuza levou milhões para fortalecer a base e mentiu para o banco mundial que é fundo de iniciativas locais mas, o povo não tem acesso a não ser que ser membro do partido mas, que desenvolvimento é esse senhor Amma Thay? Assim não é vender o país já que os moçambicanos não têm direito a credito bancários? Devem falar com cabeça no lugar não é só explodir.

Anónimo disse...

Quem vendeus motores de aviaoes e helicopeteros da Forca Aerea de Mocambique e deixou o espaco aereo para alguns Sulafricanos meterem helicopetros e avioes ilegalmente em Mocambique.

Anónimo disse...

Este senhor, e' da mesma escola e mesma turma dos tipos que rombaram,rombam, ensinam e incentivam os seus a rombar,a tudo e todos neste pais! Nesta escola, alguns desses senhore saum catedraticos na Mafia, com exemplos dados (alguns ilustrados por varios leitore), de fazer inveja ate' a mafiosos do calibre do Al Capone!

E assumindo a exitencia de jovens com tal mentalidade (muito provavelmente os seus como muitos aqui escreveram), naum sei se lhes resta muito por vender, ja que a turma dos malcriados, ate' motores de aviao vendeu!!! Pois, e bandidos sao os outros...

V.I


P.S: Como disse alguem, se Samora de repente aparecesse, muitos deles tombariam de imediato, naum pela mao pesada do Marechal, mas de um AVC - Acidente Vascular Cerebral( vulgo Trombose), tamanho nao seria o susto.

Anónimo disse...

E' uma pena..... pensar assim do seu proprio umbigo sem pensar no futuro da juventude k e' a maioria do pais.

Anónimo disse...

EH Jovem, amigo meu, deputado suplente pela bancada da FRELIMO. Ligo-lhe um dia para o cumprimentar, ja que ha muito na falavamos. O que me diz: ' Mano temos que conversar, tenho muitas BOLADAS...etc'

Ainda estou por ouvir quais....mas o senhor Hama Thay certamente que esta falando de jovens do seu partido, cujo exemplo sao os camaradas corruptos do seu Partido.

lolito