24 junho 2008

MDC confirma desistência das presidenciais enquanto COSATU apela ao isolamento de Mugabe e seu governo

O MDC confirmou ter enviado uma carta à Comissão Nacional das Eleições do Zimbabwe dizendo que desistia das eleições presidenciais de sexta-feira. Enquanto isso, a poderosa união sindical sul-africana, COSATU, está a apelar aos trabalhadores de todo o mundo para isolarem Robert Mugabe e o seu governo. Confira aqui. Entretanto, leia o que Robert Mugabe e Grace Mugabe disseram em comícios populares. Sirva-se deste tradutor se quer ler em português. Foi Ricardo, meu correspondente em Paris, quem mandou a referência do primeiro portal citado.
1.ª adenda às 16:58: a posição da COSATU é, indiscutivelmente, um dado novo e possante. Recorde aqui a posição que tomou quando, recentemente, um barco chinês esteve para descarregar em território sul-africano armas chinesas destinadas ao Zimbabwe.
2.ª adenda às 18:49: em campanha eleitoral (na qual vai eventualmente actuar sozinho por desistência de Morgan Tsvangirai), o presidente Mugabe continua a dizer aos potenciais eleitores que o MDC e Morgan Tsvangirai são criações do Ocidente, do inimigo imperialista, com a função de desvirtuar a luta de libertação. Logo, a soberania da pátria apenas estará assegurada se o povo do Zimbabwe votar nele e a ZANU-PF, partido no poder. É preciso fazer isso para homenagear os heróis e os mortos na luta – pede Mugabe. O presidente tem sistematicamente insistido na luta de libertação para justificar a necessidade histórica, natural, de a ZANU e ele se manterem no poder. Mais ninguém a não ser nós pode dirigir o Zimbabwe. Os únicos puros somos nós, o destino apenas a nós pertence: eis a mensagem passada e a passar (já agora, leia e analise o teor das cartas enviadas ao The Herald, coluna esquerda, topo, título: Opinião&Análise).

Sem comentários: