O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, Prémio Nobel da Paz, instou a comunidade internacional a intervir no Zimbabwe, inclusivamente mediante recurso a uma força de paz da ONU. Confira aqui em espanhol. Se quer ler em português, use este tradutor. Obrigado à Ana Alonso pelo envio da referência.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
5 comentários:
e que sera que a comunidade internacional pode fazer? esta "limitada" exactamente pelos ideiais que defende.
Jokas
Paula
Even if I am not convinced that Tutu's recommendation would work, I respect him for being an African with integrity.
A Africa copia modelos democraticos europeus mas que na pratica nao sao funcionais africanamente. A politica da Africa é diferente da Europa e America. Falta entao termos ciencias africas onde por exemplo 2+2 nao sera 4.
Caro Bive
Tem toda a razão!
EU, estou precisamente à espera desse contibuto genuíno, original, da SUA África.
O mundo lucraria imenso com isso, fique sabendo.
Estou, estamos cansados de esperar.
Por favor, apresse-se.
umBhalane
(E eu a pensar que o conhecimento era de cariz universal!)
Bosse, claramente a recomendacão de Tutu não vai funcionar para para com os líderes africanos, mas o nosso apoio a recomendacões como estas é uma boa pressão e um dia haverá bom resultado.
Bive, gostei da tua ironia. Estou muito cansado de ouvir que existe democracia africana e democracia europeia, e, no pior de tudo, os que assim dizem vivem, vestem-se, comem, falam, escrevem, e fazem tudo mais como européus. Mas afinal para que serve esse discurso.
Enviar um comentário