28 junho 2008

Povo votou pela ZANU e pela terra – escreve "The Herald" feliz

O The Herald, jornal governamental zimbabweano, tem hoje um relato cheio de regozijo. Com efeito, reporta que o povo votou em massa e em paz na eleição presidencial de ontem. O retirado candidato Morgan Tsvangirai aparece referido como se tivesse participado. O Camarada (sic) Joice Mujuru, vice-presidente, surge a afirmar que a votação mostrou o cometimento da nação na defesa da terra. Por sua vez, o Camarada senador Josaya Hungwe aparece a afirmar que “isto é uma clara vitória da ZANU-PF e do povo do Zimbabwe”. O jornal anuncia que os resultados irão saindo à medida que estiverem prontos.
Entretanto, existem relatos afirmando que os Zimbabweanos foram forçados a votar. Confira por exemplo aqui. E leia ou recorde aqui.
Se quer ler em português, faça uso deste tradutor.

4 comentários:

Reflectindo disse...

O mais interessante será ver a posicão que cada governo da SADC, da África e do mundo em geral, vai tomar em relacão a Mugabe, isto é, se reconhe ou não Mugabe como presidente do Zimbabwe. Vão para Harare como é de costume para assistí-lo na sua tomada de posse?

Carlos Serra disse...

Excelente questão!

Anónimo disse...

Forçados a votar? Vocês chegam a ser engraçados no vosso afan de demonizar um país! Agora que se dão conta de que o presença dos eleitores foi esmagadora vão começar com desculpas esfarrapadas. Obrigados? Como? Amarrados e arrastados? O voto não é secreto lá? Que tal se me obrigarem e, na urna eu decidir votar pelo candidato contrário? Vocês são engraçados!
Nas eleições anteriores andaram a cantar fraude até se darem conta de que o MDC ganhou. Logo que a vitória do MDC se tornou aparente pararam os discursos de fraude.
Força Zimbabwe! Africa está consigo!

Anónimo disse...

E eu estou contigo caro xarà anonimo. Se o voto deixou de ser secreto e é posteriormente possivel se identificar a pessoa responsàvel de X voto para Y candidato, entäo a democracia deve ser abolida. Se näo todos os que votam pelo partido perdidor ficam com graves problemas.
vamos criticar sim, mas apartir de uma analise logica.