19 setembro 2007

Um caso inédito: Maria Ivone Soares

São raros os casos em que revelamos a nossa identidade na blogosfera moçambicana. Muito mais raro, ainda, se estamos a falar de mulheres. Mas assim não acontece com Maria Ivone Soares. Afirma-se de frente, mesmo com fotos, a jovem porta-voz do Gabinete Central de Eleições da Renamo. Nenhuma mulher política da Frelimo ou de qualquer outro partido tem um blogue em Moçambique (corrijam-me se estiver errado). Melhor ainda: está à testa de dois blogues (veja o segundo aqui) e é co-autora de um terceiro. Um caso completamente inédito em Moçambique e, potencialmente, no mundo (falo da esfera política; mas corrijam-me também aqui caso esteja enganado).

42 comentários:

Salvador Langa disse...

Parabéns mana Ivone.Parabéns mesmo.

Anónimo disse...

Pouco aos poucos o drauma vai acabando com a revoluçao que a Renamo esta a fazer em moçambique.

Eu acho que se fala muito da iqualidade entre homem e mulher, so isso esta no papel ha mais de 30 anos que a Frelimo nao deixa as mulheres da sua fileira se lançarem a uma experiencia como essa da Ivone.

Parabens Maria Ivone, nos esperamos que voce desperte atençao mais mulheres moçambicanas para aderirem a liberdade de se valorizar e a moçambicanidade.

Eu estou aqui no exterior mas, me sinto orgulhoso pelo seu blog, moçambique e para todos nos, nada de regime.

Reflectindo disse...

Acima de tudo Ivone é comunicável. Isso é importante.

mãos disse...

Se me permites em público...Força Mana Ivoninha.

Bjs
Ouri Pota

Reflectindo disse...

Aliás, essa coisa de comunicacão, parece que há um pouco na Renamo. A exemplo disso, está o Manuel de Araújo que participa dos debates no mocambiqueonline, frequentemente, e, imensis às vezes.

JCTivane disse...

Não gosto das perdizes(tenho esse direito) mas dou os meus parabéns à coragem e à juventude da Ivone. Tenho dito.

Anónimo disse...

Oh So Prof. Serra. O Sr. Pergunta que mulher da FRELIMO tem Blogue?? Qula eh o Jovem da FRELIMO, para alem do Ilustre Sr. Edson Macuacua que tem expressao na FRELIMO?

O Prof. nao iria querer que SR. Margarida Talapa, Administradora da mCel, Antiga Combatente, parlamentar, empresaria, tivesse tempo para essas coisas de BLogue. Nao seria muita sobrecarga para uma mulher, como muitas da FRELIMO, ja ocupadas com inumeras tarefas com vista ao combate a pobreza absoluta??

Esta Ivone eh Jovem, como muitos quadros Jovens nos quais a RENAMO esta a apostar. Enquanto uns andam no discurso de valorizacao dos quadros Jovens, outros fazem-no na pratica. Nisso esta de parabens esta RENAMO RENOVADA.

PP

Carlos Serra disse...

Pois é...Mas é uma novidade, esta de Ivone.

Reflectindo disse...

Vamos dialogar, como nos diz o Prof Carlos Serra.

1. Se a Margarida (Adamugi) Talapa é portadora de cartão de antigos combatentes, sugiro que lhe retirem imediatamente. É falso e digo com prova.

2. Edson Macuácua parece estar a administrar, e de facto, duma óptima forma o portal do partido Frelimo. Nisto é de lhe tirar o chapéu. Mas ainda não vi o portal ou blog individual do Macuácua.

3. Ainda não conheco o blogue da/o Qula.

4. Ocupadas por muitas tarefas de combate à pobreza absoluta, acredito que PP tenha ironizado. Isto de a Ivone, mulher e jovem, ter blogues é mesmo coisa inédita em Mocambique. Eu pessoalmente, não encontro justificacão do porquê os nossos políticos não podem criar blogues para escreverem as suas opiniões sobre muitos assuntos sociais e políticos. Em alguns países com uma sociedade aberta, ministros, presidentes têm blogues ou portais.

A propósito, eu sugeria que houvesse uma investigacão sobre hábito de leitura dos nossos governantes e políticos, em Mocambique. lembro-me que Afonso de Alburquerque de Nampula lamentou sobre algo semelhante.

E já que estamos neste assunto de blogues e sites (portais), porquê a Assembleia da República não tem portal?
É, COMO É QUE NÓS TODOS ACEITAMOS QUE A NOSSA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NÃO TENHA PORTAL?

Anónimo disse...

Ok..em principio a questa de combate a pobreza nao foi ironia. Mas referia-me a pobreza individual.;)


O facto de Ivone ter Blogue, ha dois aspectos a realcar. 1. O Jovens e a Internet; 2. Os Politicos na Internet.

Em relacao ao primeiro ponto, a Ivne ter Blogue eh muito normal, tendo em consideracao que em geral os Jovens tem sido os mais atrevidos em embarcar nessa coisa de novas tecnologias de informacao e comunicacao.Existe tambem um bom numero de mulheres com Blogues, e temos que encorajar mais..e mais.

Quanto ao segundo aspecto, a questao eh mais complexa e temos que olhar para muitos elementos que norteiam a nossa politica, a liberdade de expressao e o direito a iniciativa propria. Alguem pode acrescentar mais outros elementos.

Ivone, independentemente das suas capacidades individuais, certamente que encontrou abertura dentro da RENAMO para que ela se expressa-se abertamente, de expor as suas ideias. Sera que estas liberdades sao encontradas em outros partidos? Nao estaria Ivone a ser vista como quem partido para se auto-promover e ter ganhos individuais, relegando para outros planos os srs. da velha guarda?

E isso extende-se para um fenomeno que sempre critiquei e que continuarei a criticar. A RELACAO CHEFE SUBORNIDADO, em que muita das vezes os subordinados nada podem fazer sem autorizacao, permissao..etc. Elementos estes que limitam a criatividade individual, a inovacao e o consequente desenvolvimento.

PP

Reflectindo disse...

Obrigado PP. Vamos dialogar!

É pena que vc não tenha prosseguido nas suas respostas até ao ponto da Assembleia da República. Mas posso compreender que isso seja por estar fora do tema.

Foram boas respostas, boas para reflectir.

Quanto ao combate à pobreza individual,vou pensando.

Penso a discussão é precisamente para encorajarmos às mulheres para também usufruirem a nova TI. Entretanto, sabemos que é algo não fácil porque acima de tudo depende das famílias.

Quanto à falta de liberdade de expressao e o direito a iniciativa propria, A RELACAO CHEFE SUBORNIDADO, em que muita das vezes os subordinados nada podem fazer sem autorizacao, permissao, etc, é SÓ LAMENTÁVEL e talvez um dos responsáveis da nossa pobreza. Mas também, penso que os subordinados fazem muito mal porque preferem vender a sua liberdade...

É claro que alguém acusará a Ivone nisto e naquilo como antes se acusaram e se acusam outros como oportunistas. Mas eu costumo pensar que o melhor é fazer algo que lhe vem na alma, e, fazer mesmo com coragem. Penso que se a velha guarda analisar bem, pode concluir que ela não está a oportunar-se da Renamo como tal. Talvez a sua profissão lhe permita a ser o que é, para além do seu contacto com outras jovens, por exemplo, jovens suecas, como mostra um dos seus links (Documentário sobre Ivone Soares). Até talvez a Renamo é que demorou-se muito de capitalizá-la.

Carlos Serra disse...

Para já e para além dos ciúmes que Ivone deve eventualmente despertar entres as mulheres e os homens desejosos de carreira política no seu partido, a referência que lhe é feita neste diário deverá ampliar as úlceras gástricas.

Anónimo disse...

Reflectindo, do meu ponto de vista esta limitacao que muitos sentem em expressar a sua criatividade em varios sectores da nossa sociedade certamente que contribui para inibir o desenvolvimento individual como nacional.

Por vezes as melhores ideias sobre como melhorar o mecanismo de limpeza pode estar na cabeca do servente. Mas, a cultura de ORDENS SUPERIORES bloqueia a transladacao dessas ideias.nao creio que os subordinados vendam a liberdade. Voce nao iria arriscar ser despidido, por causa de duas palavras qe ate podem nao lhe valer a lotaria!!!

Mas no caso da Ivone, certamente que a posicao dela em como porta-voz de qualquer coisa da-lhe uma certa margem de liberdade para falar. Mas nao lhe retira o merito de iniciativa.

Em relacao a AR, eu iria perguntar antes se voce acha que o Governo tem um website util?? aquela porcaria (me desculpe a expressao, mas este eh o termo mais correcto), nao passa mais do que um aglomerado de textos, cuja organizacao esta mto mal estruturada, demostrando apenas preocupacao por uma presenca na NET, e nao pela utilidade do site em si. Mas depois, vem ai a propaganda do E-Goverment.

Na classificacao feita pela Brown Univeristy somos 118. Bom, ha outros piores.(http://www.brown.edu/Administration/News_Bureau/2007-08/07-011.html)

Carlos Serra disse...

Confirmo o lugar, acabei de ver o site.

Anónimo disse...

O Invejoso : celebra o insucesso dos outros e lamenta o sucesso de outrem.

E pelos elogios, pela forca que se tem dado a Ivone neste Blogue..Prof. pode ficar feliz que no seu Bolgue tem pouco invejoso.

O MC Roger...eki ia gostar deste Blogue, ele ki tem uma guerra com a Inveja...os os seus profetas.

PP

Carlos Serra disse...

Esperemos que Ivone leia o que aqui vamos postando.

Ivone Soares disse...

Ilustre Dr. Carlos Serra aceite meus mais sinceros agradecimentos por:
i) ter visitado minha página;
ii) tecer considerações honrosas à minha pessoa;
iii) permitir que poste, no seu blog, estes agradecimentos.
Devo confessar a si Dr, a Esfinge, anónimo,PP(não entendi se PP e anónimo são a mesma pessoa),Reflectindo(com quem já vinha trocando impressões), Mãos-Ouri( um querido amigo que há muito não vejo e pude graças a si Dr. reencontrá-lo), JCTivane( que igualmente achou-me por seu intermédio)...que depois de ler seu blog, estes comentários em torno do que escreveu, e depois de terminada minha leitura fiquei com as mãos trémulas e escrevo neste instante assim, sem saber como dizer tudo que me passa pela cabeça!
Iniciei-me na RENAMO aos 18 anos, já escrevia, antes, alguns poemas, mas com única e exclusiva intenção de exteriorizar meus pensamentos e porque não, sentimentos.
Hoje, apercebi-me que os cantinhos que reservei para palco de minhas "reflexões" e apelos afinal é...como dizer, é do vosso gosto.
A força que me dão, com as palavras de coragem, é revigorante. Venho de pai locutor(Liberato Bernardo Soares), apaixonado por Electrónica e de mãe Antiga Combatente, empresária nos tempos lá idos (84/1990), ex administradora da ACV, depois na Plaidex. E, hoje, ilustres quem vos escreve é uma menina que não teme por si, mas que preocupada com a situação política,...nacional.

Abraço democrático como uso dizer!
Ivone Soares

Carlos Serra disse...

Aí está, Ivone respondeu, muito obrigado! E já, agora, Ivone, não esqueça os poemas, crie algo onde os coloque.

Ivone Soares disse...

Terei presente o seu conselho.
Obrigada de coração. Estimei,
Ivone Soares

Reflectindo disse...

Uma excelente resposta da Ivone.

Mas voltando ao meu diálogo com PP diria:

- Sei de como é frustrande o website do governo. Mas penso que melhor assim que nada. E, o que deviamos fazer seria exigir o seu melhoramento ainda que a procura é grande. O nosso parlamento precisa de portal onde pelo menos saberiamos os nomes dos deputados e as comissões parlamentares.

- Concordo consigo que esperar pela ordem superior pode ser a melhor opcão para muitos. Muitos de nós já experimentaram essa situacão ou estão vivendo nela. Mas há alguns que mesmo com possibilidades de se livrarem disso e contribuirem para libertar os que não têm possibilidades não o fazem. Talvez pura e simplesmente porque são egoistas. Nos meus primeiros tempos de trabalho, tive um delegado de educacão e cultura, nesse tempo se chamava assim, que nos ensinou na prática que quando uma pessoa ganha um poder é para ajudar a quem não o tem para se libertar de qualquer opressão e não a quem o tem e que usa para oprimir o outro. Se eu o identificasse alguns o reconheceriam. Ele está reformado, mas ainda é muito útil.

Anónimo disse...

Ivone, continua assim e conta comigo para as criticas construtivas e os eleogios necessarios.pelas palavras que me tocam..o muito obrigado.

Reflectindo, se eu nao soubesse que se gasta uma pipa de dinheiro a produzir aqueles websites, se eu nao acompanhasse os discursos inflamados e as inauguracoes pomposas no Polana, talvez ate eu dissesse que vale mais pouco que nada. Mas, como o website nao eh gratis, tem gente que eh paga para o manter, e que foi paga para o desenvolver eu exijo que haja responabilidade e qualidade.

E tem mais, um dos pilares do e-government assenta-se no fortalecimento da Governacao participativa. Voce acha que aquele amontoado de informacao desorganizada promove a Governaca participativa?? Procuro la documentos em debate publico e nao encontro nada. Nao achava que estes sites deveriam complementar os seminarios e workshops, que ate sao por si onerosos?

Quanto a AR, concordo que tanto o parlamento como todas as instituicoes publicas deviam por ao dispor do cidadao informacoes e instrumentos que facilitem a vida do cidadao e permitam-lhe contribuir para o desenvolvimento nacional. E a internet, eh hoje um meio muito util.

Eh, ha quem diz que herdamos dos tugas a cultura do patrao. se eh verdade nao sei, mas acho uma ma cultura. O certo eki cada um de nos eh expert em alguma coisa, e compartilhar ideias so nos faz crescer. entretanto, temos muito chefe sabichao. Dai, criam-se barreiras de comunicacao intrasponiveis entre hierarquias.

Voce deve saber que, os fundadores da HP nunca fechavam a porta do Gabinete. Tava aberto a todos. Google..tem uma cultura de socializacao impressionante, facilita a comunicacao e o fluxo de informacao e conhecimento, estimulando consequentemente a inovacao.

E nos, Chefe entra vc levanta..Chefe sai..vc levanta..chefe diz besteira..voce concorda..chefe nao diz nada..voce tb so fica calado. Chefe sabe, chefe manda..o chefe eh done da verdade e da razao. Culpa nossa?? nao. A culpa eh daqueles ki nos incutiram essa mentalidade.

PP

Eugénio Chimbutane disse...

Força Ivone. Mas não precisava de nos dar o seu CV até ao mínimos detalhes. Assim facilmente podes ser conotada com muitas coisas...O que interessa é a sua actuação desde já. Um abraço e por um Moçambique cada vez melhor....

Reflectindo disse...

PP, estamos juntos.

Eu até tinha feito comentário longo sobre o portal do governo, mas amputei. Porém, há que realcar que os nossos governantes nunca pensam em racionalizar os recursos, porque não querem que Mocambique acabe com a pobreza. Como haveriam de ir para Paris para pedir dolares para o cambate à pobreza absoluta?

As suas preocupacões em relacão à cultura de patrão, são também minhas. Um deles que acha que ela herdámos dos tugas sou eu. Mas, isso não me parece ser só, pois que se verifica na maior parte dos países africanos ou, pelo menos muitos africanos com quem tenho me encontrado têm a mesma lamentacão. Podiamos então dizer que herdámos do colonialismo, entanto que sistema. Eu entendo que a relacão chefe subordenado é vista da forma verticalmente grossa como era no sistema colonial. Contudo, penso que a explicacão não termina por aqui, embora eu não consiga alguma resposta que me satisfaca. Eu não entendo do porque não há mudancas consideráveis se muitos dos nossos chefes passaram por países onde deviam ter aprendido a estimular a iniciativa criadora dos subordinados, o respeito pelos subordinados? Por cima muitos são relativamente jovens?

Anónimo disse...

Ola Maninha!!!

Tu és o orgulho da casa, a primeira menina dos nossos pais e muito batalhadora, sempre vais atras do que achas que valha a pena e vejo com muito carinho e orgulho que todo o teu esforço esta a ser apreciado não só por nós de casa, agora sim, estas a fazer o que sempre desejaste tentar mudar a forma que as pessoas olham para a RENAMO em Moçambique...

Parabens minha linda
te amo muito,tenho muito orgulho!!!

N.B. Para receberes elogios do Dr. Carlos Serra é porque estas no caminho correcto, sempre o admirei pela frontalidade nos assuntos que envolvam a sociedade moçambicana agora ainda mais pela imparcialidade nas suas observaçoes.

A tua Sorella minore

Sílvia Soares

Reflectindo disse...

Num dos meus comentários, eu havia escrito AFONSO DE ALBUQUERQUE, mas ele chama-se MOUZINHO DE ALBURQUERQUE. É um jornalista (?) de Nampula com artigos de opinião muito interessantes. É como o Pedro Nacuo de Cabo Delgado.

Carlos Serra disse...

Prossigamos o diálogo, neste meu e vosso fórum. Pedro Nacuo é algumas vezes crítico e excelente a ver coisas.

Anónimo disse...

Eh..Reflectindo, creio que apesar de muitos terem passado por outros paises algo que reparei em Mocambique eki se nao se eh forte, e fincamos pe nos nossos principios voce acaba mudando e entrando na onda.

Dizia-me alguem, kuando passei por Moz " Se brincas, esta gente te sobe.Infelizmente aqui na eh como la!!". Mas eu tinha e tenho meus principios, dos quais nao vou abdicar. Ha quem diz que por vezes ha o receio que os outros nos roubem o lugar. Mas eu nao creio que deva ser esse o principio. Just get your job done right!!!

Enfim, eh o pais que temos.e as gentes que temos...e a cultura que temos...e os males que fizemos..etc..etc..

PP

Reflectindo disse...

PP

Gostei muito de discutir contigo sobre este tema. Gostaria claro de continuar a discutir, sobretudo, sobre a relacão chefe - subordinado, mas este artigo já irá para o arquivo.

Em contacto estarei aqui e no meu blog.

Um abraco

Anónimo disse...

Mana Ivone só só só...estou feliz por ver tantos comments sobre ti. Finalmente alguém te viu como realmente és. Força.
Os que não valorizarem teu empenho e cometimento em todas as frentes em que te envolves será por puro ciume. Maninha avante, soma e segue.
Como Presidente da UNIAO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMETO ESTUDANTIL já provaste até a Deus que és guerreira que dissemina boas práticas. E Deus deve ter orgulho em ti. Um abraço quente pro Dr Serra que te descobriu...ESTÁS ATÉ NO SAVANA. Dr, você é porreiro. A maninha dá muito pelo Empoderamento dos Estudantes moçambicanos.
Só só só...
Juliano Saraiva

Ivone Soares disse...

Ilustre Dr! Passei por cá pra ver a quantas iam os comentários, já que estive ausente(Nampula) trabalhando, e qual não foi minha surpresa ao ver a postagem que minha irmã mais nova deixou ficar! Eu estou profundamente emocionada com tudo isto, não contava, não me passou nunca pela cabeça que haveria tanta gente boa a encorajar-me.
À minha sorella vai um beijinho grande.A Siloca conseguiu surpreender-me!

Outra surpresa que quase me fez enfartar de tanta emoção foi a do Saraiva. Querido, tu por aqui? Alinhando nos cumprimentos, quanta honra! Sabes, desde que falamos na Georgia que não me esqueço daquela máxima: Se não tem tu...vai tu mesmo! Ahahah, aquela foi a máxima.

Gente boa, OBRIGADA.
Dr não faz idéia das sms e emails que recebi, de pessoas que o liam sempre, sem sequer saber que eu tenho aquele cantinho onde me achou.
OBRIGADA ILUSTRES
Ivone Soares

Anónimo disse...

non avrei mai pensato che il solo fatto di avere un proprio blog potesse scatenare tanta ammirazione.

Anónimo disse...

non avrei mai pensato che il solo fatto di avere un proprio blog potesse scatenare tanta curiositá.
meraviglia perché si tratta di una donna? meraviglia perché membro di un partito di opposizione? sinceramente tutto mi meraviglia.
tuttavia bene. ogni cosa che suscita interesse, approvazioni e critiche é un piccolo contributo alla democrazia. giovanni

Carlos Serra disse...

Em frente, Ivone.

Anónimo disse...

Colega, parabéns.
Miranda

Ivone Soares disse...

É mesmo verdade, deixas-te um comentário. Obrigada.

RNM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RNM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Quando alguém escreve um artigo dizendo palavras magicas ninguem nao resistiria em aceitar um convinte de melhor conhecer a personalidade em causa, foi o que fiz, e nao obstante, nao acreditei no que vi, com todas as letras devo dizer "Parabens Maria Ivone Soares, Parabens RENAMO" continue Vivendo com disposição e entusiasmo, fazendo o que mais gosta e realizando seus sonhos...

Ivone Soares disse...

Obrigada colega.

Anónimo disse...

como jovem mocambicano e patriota que sou, tenho a obrigacao de louvar e encorajar todos que se esforcam na edificacao de um mocambique cada vez mais democratico, para tal quero lhe dar mais forca e desejar sucessos na sua nova carreira politica.

Magaure

Ivone Soares disse...

Agrdeço-lhe Magaure. Abraço,
Ivone

Tomás Queface disse...

Ivone, és casada? Se não, aceita por gentileza o meu pedido de namoro! Pois andei por todos os lugares procurando uma mulher inteligente tal e qual a sua pessoa... E ... Que também faz poemas, isso é impressionante. Pronto! Além de ser uma jovem, além de alguém ligado com a política, além de ser alguém ligado com a posição isto é demostracão és uma figura inlustrante... Se me permite, envio-lhe beijinhos... E peço também para incentivar as mulheres a deixar de ver as novelas e olharem um pouco mais para a ciência.