24 setembro 2007

Recenseando o recenseamento

O recenseamento começou. Começou com dificuldades. Falta material um pouco por todo o lado. Segundo o "Notícias" de hoje, a Comissão Nacional de Eleições, num exercício com o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, "estima em mais de 34 milhões de dólares o custo desta operação, contra os cerca de 45 milhões inicialmente propostos." O governo disponibilizou até agora 13 milhões. E acrescenta o "Notícias": "Decorrem, entretanto, neste momento, negociações bilaterais e multilaterais com a comunidade internacional, para a cobertura do remanescente." Continuamos sem saber quer como se baixou o custo do recenseamento (11 milhões é obra, é muito), quer como se começou o processo sem que tudo esteja disponibilizado.
Enquanto isso, a Rádio Moçambique tem o recenseamento como sua manchete. Na cobertura estão visivelmente enxertadas as visitas das brigadas da Frelimo às províncias para incentivar as pessoas a votar (no partido, claro) e as intervenções oficiais e populares sobre o dia das Forças Armadas, que foi o dia do início da luta armada de libertação nacional e que amanhã se assinala. Um festival do partido no poder e um silêncio sepulcral do único real partido da oposição no país, a Renamo.
_____________________
Imagem reproduzida daqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

Falta de material nas regioes Centro e Norte do pais, le-se no CANAL MOÇAMBIQUE de hoje.

Esta e uma autentica discriminaçao ou seja regionalismo que o presidente Guebuza quer implamentar. Quando ele concorria as eleiçoes passadas dizia que era de Nampula depois de ganhar ja nao e mais natural de Nampula.

Enquanto a Frelimo estiver no poder sempre o chigondo estara em desvantagem

A mentira tem pernas curtas, um dia chegara a verdade.

Carlos Serra disse...

Já em postagem anterior eu citara o CM.

Salvador Langa disse...

Xi mano gente nunca vai saber destino dos 11 milhões não entrados. Vida tem rio que só termina, nunca começa.

Anónimo disse...

E estarão os poucos meios por enquanto existentes equitativamente distribuídos por todo o país?

Carlos Serra disse...

Não sei...A RM no noticiário das 19.30 de hoje dedicou muito tempo a referir avarias no material informático, chegada tardia do material ou, pura e simplesmente, não chegada ainda do material.

Anónimo disse...

VER O MOCAMBIQUE..O PAIS REAL. Bento Neves deve tar reportando esses casos que espelham a habitual desorganizacao das nossas instituicoes.

Anónimo disse...

Fraude prepara-se, disse Brazão Mazula no balanco das eleicões 2004, precisamente para falar da desorganizacão do recenseamento. O mesmo erro, os mesmos problemas, nos meus locais!