Mas ao entrarmos no corpo da notícia, ficamos a saber que "as exportações nacionais atingiram, entre Janeiro e Junho do corrente ano, 235.7 milhões de dólares, o correspondente a uma redução de 27.4 porcento relativamente ao período homólogo de 2006, enquanto "as importações atingiram 1060.2 milhões de dólares, um aumento em cerca de 8.9 porcento comparativamente ao período homólogo do ano passado."
O administrador do Banco de Moçambique, Waldemar de Sousa, recomendou cautela na leitura dos números (trata-se apenas do primeiro semestre) e falou mesmo em "vícios de sazonalidade".
3 comentários:
O objectivo era de impressionar. Mas, podíam ter começado pelos números que estão no destaque, para depois apresentar os dados com e sem os grandes projectos. A análise sem os grandes projectos é importante porque mostra o cenário normal do funcionamento da economia. É o verdadeiro desemepnho da economia, líquido do efeito mega-projectos, que não podemos considerar situação normal. Veja um caso relacionado no Blog de Elísio Macamo: Fala sem consequências XI
Obrigado.
Óptimo comentário do Eugénio. Pena é que nossos governantes apreciem mais a maçã do que laranja: não apreciam facilidades em repartir.
Enviar um comentário