21 setembro 2007

Simbine furioso com a corrupção

"Nos 32 anos da nossa independência e soberania, a justiça só levou ao tribunal o único alto dirigente Sebastião Marcos Mabote, cujo julgamento mexeu com todos os órgãos e estruturas do Estado. Terá sido a única vez e ocasião que a justiça e vigilância funcionaram?"

7 comentários:

mozinovador disse...

Pena que o Simbine nao anda preocupado com a VENDA DE TERRENOS, que tambem eh uma ilegalidade. E como essa ilegadalidade nao o preocupa, ele la comprou o terreno.

Ha quem diz, a terra em Mocambique nao se compra ..vende-se.Talvez para contornar a constituicao, Simbine podera alegar que na realidade nao comprou..venderam-no

Carlos Serra disse...

Vamos aguardar as futuras posições do procurador Paulino e, especialmente, o seu primeiro relatório anual na AR.

Anónimo disse...

Semanário Magazine, de 19/09/07, pág. 3: “Pateguana apodera-se da casa de Samora Machel”
 Pateguana foi governador de Inhambane durante dez anos. Acabou por comprar a melhor casa da praia do Tofo – moradia de 2 pisos na zona nobre, antiga casa protocolar, onde foi aprovada a lei da nacionalidade e a Constituição da Republica. Aires Ali, no tempo em que foi governador de Inhambane mandou construir uma nova casa protocolar para substituir a adquirida por Pateguana.
 Contactado, Pateguana diz ser um problema antigo que não lhe diz respeito, pois a casa foi adquirida por sua esposa. “Essa casa foi comprada pela minha esposa, a dona Nália Pateguana, que era funcionária de ex-BCM na dependência de Inhambane”.
 “Quando nós como família precisávamos de uma casa na praia do Tofo, foi-nos mostrada pela APIE uma casa degradada. Então solicitámos ao Estado a redução do valor da renda para investirmos em obras de reabilitação, o que nos foi permitido”.
 “Esta foi a mais cara de todas as casas que eu comprei no País, talvez fosse um valor arbitrário para esfumar a minha intenção, aliás, intenção da minha mulher”.
 “Quando a necessitada exarou um requerimento que usando os trâmites legalmente exigidos, deu entrada no meu gabinete, na qualidade de governador da província, eu orientei para apreciação e decisão hierárquica superior, neste caso o ministro das Finanças que homologou para as Obras Públicas autorizarem a ocupação daquela casa. Só que, como podem reparar, há aqui uma coincidência da requerente ser ao mesmo tempo minha esposa.”
 “Até que entrou a fase da venda da mesma, tendo sido comprada pela minha mulher junto do APIE"

Florêncio
PS  Um hino à ÉTICA. Quantas casas mais terá adquirido Pateguana, quando Vice da Agricultura e noutras funções? E quantas casas mais terá fora do país? (esta foi a mais cara no país)

Carlos Serra disse...

Sim, li, Florêncio. E não sei o que me espantou mais: se o processo de aquisição da casa, se a aparente naturalidade com que Pateguana contou como a casa foi adquirida.

Anónimo disse...

Isto so em livros de terror...talvez abre um Blogue e o chame o blogue do terror, para que senhires como Pateguana nao tenham a vergonha de dizer estas babuzeiras que ofendem ao cidadao comum.

Agora falta tb a Sra : Luisa Diogo contar-nos a historia da casa da sommershield que o filho, por sinal com a mae como uma das dependentes do seu agregado familia, levou.

Anónimo disse...

Sem dúvida, Professor, a CANDURA de Pateguana.
Florêncio

Anónimo disse...

“Notícias” de 22/09/07, 1ª página - Vencer dificuldades meta diária da PRM.
 A Polícia está desde ontem reforçada em meios de trabalho, com recepção de 50 motorizadas e igual número de telefones celulares com respectivos pacotes iniciais, oferta do empresário Momad Bachir Sulemane, proprietário do Grupo MBS”.
 PACHECO: “Com estes novos meios, a Polícia vai melhorar o seu desempenho no combate ao crime e desenvolver a sua visão, que é fazer da ordem e segurança públicas um atractivo para mais investimentos no país”
 MBS: “A paz, a ordem pública e a segurança de pessoas e bens são valores indispensáveis para o desenvolvimento económico de Moçambique, que deverá estar preparado para a sua completa integração no contexto da Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC). Enquanto cidadãos e filhos deste país, é nosso dever e acreditamos que seja, também, o dever de todos aqueles que podem ajudar o Governo a resolver questões de interesse nacional”.
 O Governo continua a deixar-se CORROMPER por “amendoins”. Mais grave: o Governo aceita ser parte activa no ATROPELO ás mais elementares REGRAS DE CONCORRÊNCIA numa economia de mercado.
 Obviamente que MBS não está a oferecer nada. Já negociou, como contrapartida, autorização para importação de meia dúzia de contentores com artigos diversos, ISENTOS de taxas e impostos, dezenas ou centenas de vezes maiores que o valor da “oferta”: faz um vistão, com direitos a horário nobre na TVM e elimina concorrentes.
Florêncio.
PS  Que direito têm os Governantes de, através destes mecanismos fraudulentos, fantasiosos, de promiscuidade Partido / Governo encherem os bolsos deste tipo de “beneméritos”. Depois faltam escolas, melhores unidades de saúde, etc., etc. E ainda temos que ouvir o "benemérito" com discursos de estadista.