04 novembro 2007

Branwen Jones estuda bairros populares de Maputo (1)

A investigadora britânica Branwen Gruffydd Jones está em Maputo. Tem 34 anos e é professora de política económica internacional na Universidade de Goldsmiths, em Londres, Inglaterra.
Carlos Serra: O que fazes em Maputo, Branwen?
Branwen Jones: Estou em Moçambique para fazer uma investigação sobre o desenvolvimento urbano no contexto neoliberal. Vou concentrar esta pesquisa em Maputo, nos bairros da cidade. Quero investigar as condições sociais dos habitantes dos bairros populares, as suas experiências e perspectivas. Também irei investigar as políticas do governo, dos doadores e das organizações internacionais na área de desenvolvimento urbano.
Carlos Serra: Por que escolheste esse tema?
Branwen Jones: Hoje em dia parece que há um esforço considerável, a nível internacional e também em África, para melhorar as condições sociais nas zonas urbanas e para reduzir a pobreza urbana. Este esforço está a surgir sob a bandeira dos ‘Objectivos de Desenvolvimento do Milénio’. Muitas organizações estão a trabalhar nesta área. Estou interessada nestas ligações internacionais, mas também gostaria de compreender um pouco a realidade nas zonas urbanas pobres e sobre o que os próprios residentes próprios acham das suas condições e do que devia ser feito para melhorar a vida dos pobres.

2 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Uma perspectiva emic da pobreza. Mas na verdade era preciso investimento e criação de emprego.
Abraço

Carlos Serra disse...

A questão é que os pobres são reais e Branwen é uma excelente investigadora. Daqui a alguns meses aqui postarei o trabalho dela. Abraço índico.