A investigadora britânica Branwen Gruffydd Jones está em Maputo. Tem 34 anos e é professora de política económica internacional na universidade de Goldsmiths, em Londres, Inglaterra. Em Maputo vai fazer uma investigação sobre a vida urbana da cidade em contexto neo-liberal. Por um lado, Branwen quer investigar as condições, as experiências e as perspectivas dos habitantes dos bairros populares da cidade de Maputo; por outro lado, as políticas do governo, dos doadores e das organizações internacionais relacionadas com o desenvolvimento urbano. Estará aqui até Dezembro, mas espera que esta fase do trabalho possa ser o início dum projecto mais prolongado. Aqui apresentarei nos próximos dias uma entrevista com ela.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Favor veja entrevista com Prof. Dr. Castel Branco que publiquei (5 postagens).
www.proeconomia.blogspot.com
Acho que vão te surgir muitas questões a colocar à investigadora, sobretudo no diz respeito aos doadores. Quanto tempo os doadores esperam permanecer em Moçambique? 500 anos também?
Obrigado.
Enviar um comentário