No "O País" de hoje, última página. O discurso de Obama, ontem proferido, está aqui. Clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
como seria bom, que os nossos "belicos de mentira-mentira" entendessem esse dicurso.
talvez vissem as coisas de maneira diferente.
Vi o discurso de Obama ontem a hora do telejornal da RTP. Fiquei impressionado pela forma como aquele estadista está a conduzir a política externa norte-americana. Foram palavras de quem encontrou no dialogo uma forma de se estender uma nova charneira entre a América e o mundo muçulmano. Sim, uma nova ponte, em que o diálogo parece ser a via escolhida por Obama, para harmonizar as relações entre as duas partes. Está Obama a fazer a diferença, e tem estado a fazer com mestria, é preciso de facto fazer a diferença. Aqui está a prova do que tenho dito!!! Há uma coisa que mais me impressiona em Obama, não é pelo facto de ter a minha pigmentação ou por essa via presidente dos EUA, não, nada disso, mas a forma como ele se dirige à plateia, com humildade, directo, sem meios termos, sincero, honesto, enfim, não se intertêm a ser discursos demagógicos, hipotéticos, sórdidos e enfadonhos, pelo contrário, fala abertamente e de viva voz aos povos, sem rodeios e digamos “ao vivo” de alma pura, coisa que em Moçambique era possível ver em Samora Machel.
Um abraço
Enviar um comentário