15 fevereiro 2009

Um texto de Jorge Messias sobre África

De Jorge Messias, em texto de 2007: "África também tem outras dependências e outros enganos. Por exemplo, é visitada anualmente por mais de 30 milhões de ricos ocidentais. Dir-se-ia que isso é bom para a economia africana. O turismo, dizem ao povo, abrirá as portas ao desenvolvimento...Mas o dinheiro que o turismo deixa em África nem sequer chega para pagar as taxas e os juros da dívida externa. Nem fica em África, para ser reinvestido no desenvolvimento económico e social. Os hotéis, as agências de viagens, a banca, o grande comércio, os serviços, estão em África mas não são africanos. Os lucros são reexportados para os países de origem dos turistas. E no mágico enquadramento da Natureza, a miséria africana continua a crescer. África é um gigante algemado. Na verdade, de pouco serve ao povo africano a riqueza de recursos naturais que o Continente encerra: os minérios e os metais, as madeiras raras, os diamantes, a caça, a pesca, o petróleo, os gados, o oiro e a prata, os fosfatos, a floresta – tudo África possui em quantidades maciças. No entanto, o povo é pobre. Angola, por exemplo, exportou em 2006 mais de 30.000 milhões de dólares de produtos petrolíferos mas os rendimentos de 70% dos angolanos permanecem inferiores a 2 dólares por dia. O problema central dos africanos continua, pois, a ser de natureza política. Grandes massas de dinheiro geram a corrupção. E o capitalismo africano comprou e pagou a pronto, as elites dirigentes e os aparelhos do Estado. A corrupção é ilimitada e tudo se compra e se vende. As guerras, o preço das armas e o tráfico de pessoas e de favores, continuam a ser as principais grilhetas usadas pelo grande capital." Continue a leitura aqui.
Adenda: leia um outro texto de Messias, aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

...como é actual este texto!!!
falo por vilankulo,e digo que os operadores turisticos aqui e nas ilhas continuam a mamar com sofreguidão e o resto é só cantigas!!!!!
não existem receitas que revertam para o desenvolvimento municipal;eles os bosses é só cagança e nem português falam....
até quando???????