Segundo a TVM: "Em termos de aproveitamento dos exames da segunda época, a nível das escolas públicas, soubemos junto do Chefe do Departamento Pedagógico na Direcção de Educação e Cultura da Cidade de Maputo, Armindo Muthimba, que na Escola Secundária Quisse Mavota foram submetidos a exames 625, dos quais 621 foram aprovados. Na Escola Secundária de Malhazine apenas quatro reprovaram, dos 475 examinandos."
Como se explicam tão exaltantes resultados positivos (similares, de resto, aos da Escola Secundária de Malhazine) que, certamente, nem os deuses conseguem alcançar?
A notícia da TVM não fala disso, mas tem um primeiro parágrafo do seguinte teor: "Quatro professores da Escola Secundária Quisse Mavota, cidade de Maputo, foram afastados do processo de exames da segunda época da 12ª classe, por suspeita de seu envolvimento numa fraude académica em que terão aceite receber dinheiro dos estudantes de modo a facilitá-los a passagem de classe."
Nota: obrigado ao leitor Kimmanel que desde ontem me alerta para a escola referida, que fica ali no Zimpeto, periferia da cidade de Maputo.
2 comentários:
se o rendimento da quissi mavota fosse diferente a de malhazine ai lembraria-lhe que a mesma escola foi palco de sucessivos desmaios de alunos supostamnet por razoes espirituais .A mesma escola que vi a ser construida esta erguida aonde anteriormente foi cemiterio familiar. -jornal noticias de 5 de julho de 2006 .entao uma das duas ou aprovacoes encomendadas ou força espiritual dos atpsds
Linda vai andando a educação, sem dúvida. Então com estes resultados!!!!!!
Enviar um comentário