Lá prossigo eu esta série regular.
1. É espantoso o mundo do salve-se-quem-puder nos passeios da cidade e da periferia de Maputo. Hoje andei vendo centenas de vendedores ali para os lados do Alto Maé. Há passeios literalmente ocupados por eles, com suas mercadorias expostas, seu bula-bula sem fim, pequenas e informais lojas ao ar livre mesmo em frente aos estabelecimentos comerciais. Ali, no senta-abaixo, vende-se de tudo um pouco. E se não há o que queremos, há sempre um primo mais à frente que tem. E se não tem, inventa. Precisamos apenas pacientar, tudo se resolverá. Vende-se mesmo a venda.
2. Andar de carro em certas avenidas de Maputo requer suco gástrico forte, como na Vladimir Lénine. Mas ninguém se impacienta, tudo se resolve. Sinais de trânsito não contam o mais das vezes, regras são substituídas por novas, as do momento. A vida tem o sabor do improviso. Andemos, maputemos.
3. Singular mundo o dos e das vendedore (a) s de amendoim, com suas bacias gastas e seus copinhos.
6 comentários:
So de ler o seu texto deu-me dor de cabeça...
Não gosto de multidão, fujo dela..Passear nas cidades e centros cormerciais nem em pesadelo..Aqui nos passeios só em lisboa "mas não tanto como conta o seu texto" tento sempre desviar-me para bem longe..
Mercados então nem pensar..é o empurra empurra, o pisar pés , os gritos,sem contar a barafunda e as disputas entre comerciantes..
Obrigada mas não...Prefiro o meu paraiso secreto :-)
Não sou bicho do mato, gosto de conviver mas com o minimo de pessoas..
Lisa
Adoro parar e bibilhotar essas barraquinhas que brotam por todos os lados também aqui(BR).
E isto, com o Eneas Comiche. Espere só o que vai ser com o que vem a seguir.
Lisa, hà certas qualidades que por serem täo delicadas näo precisamos de manifestà-las. Até que para uma pessoa como eu, so' reparando para a tua foto apercebe-se de que és exactamente como te expressaste no texto.
Essa anónimo, fiquei intrigada...
"reparando para a tua foto apercebe-se de que és exactamente como te expressaste no texto."
Aperecebe-se??? Posso saber como???
:-) Lisa
Muito simples:
''O que faz com que os retratos näo se pareçam com os seus modelos, é que estes, os modelos, fazem muito esforço para serem o que näo säo ao serem retratados''.
Leonardo Da Vinci
Enviar um comentário