13 junho 2008

Bizarro: o caso das 17 crianças (1)

Durante dois anos, 17 crianças, recrutadas em várias províncias do país para - pelo que percebi - estudarem o Alcorão, viveram numa residência de luxo no Bairro do Triunfo, cidade de Maputo, moradia com renda de 1400 dólares mensais. Viveram aí com condições de luxo, com dispensa de luxo e bem recheada. Ali viveram, ali receberam aulas, mesmo ao lado de uma madrassa, ali eram sujeitos a uma disciplina aparentemente espartana. De repente rebenta o problema: algumas queixaram-se de sevícias sexuais a cabo de professores turcos. Começa o debate, a imprensa põe-se em campo. Ninguém, oficialmente, sabia e sabe da existência daquela suposta moradia-lar-escola. Nem mesmo um responsável da madrassa ao lado. Responsáveis religiosos muçulmanos surgiram a dizer que ignoravam o conteúdo da residência, que não sabiam dos professores turcos. O Estado é apanhado de surpresa, também nada sabia, seja o Ministério da Educação, seja o Ministério da Acção Social. A comoção tomou e toma conta dos Moçambicanos.
Ontem, eu e outros, tentámos analisar esse fenómeno num programa da Televisão de Moçambique. Achei bem regressar ao tema e tentar aqui ver se consigo ampliar o que lá disse, lá onde falei de clandestinidade, de clandestinidade do fenómeno. Fenómeno que tem, creio, múltiplas arestas. E vários problemas complexos, entre os quais o risco de uma reacção xenófoba na esteira da xenofobia na África do Sul.

13 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia Dr. Carlos Serra

Realmente é complicado fazer uma analise do caso,
por um lado esta o facto de os pais querem um futuro melhor para seus filhos e do outro não querer saber como e quanto lhes custara este futuro.
aqui chamar atenção a estes pais, ao governo de Moçambique pelas entradas e intuito de boas acções no nosso pais.

" As crianças são o futuro da Nação! destas futuro cheio de traumas e medos"

Carlos Serra disse...

Obrigado, prosseguirei e uma das coisas que tentarei mostrar tem a ver com o risco potencial de podermos desencadear uma espécie de reacção xenófoba.

Anónimo disse...

Professor, creio que não deve enveredar tão enfaticamente por aí, devido a riscos que também disso poderão advir.
M.

Katya disse...

Alguma coisa não deve estar bem esclarecida neste assuto? como surgiram os turcos? se fazem parte de alguma Ong?
Professor, as entidades competentes de analizar o caso, deviam verificar como esses turcos conseguiram um Visto ou até um DIRE....e as comunidades do Norte do país tem que começar a tomar cuidado quando entregarem as suas crianças.
Bom Dia
Katya

Carlos Serra disse...

Katya: tanto quanto julgo saber atraves de uma oficial da policia, os professores tinham passaporte, mas nao DIRE.

Carlos Serra disse...

Ao leitor anonimo: talvez as coisas sejam menos enfaticas do que pensamos. Aguarde a continuidade da serie. E desculpe estar a escrever sem acentos.

Anónimo disse...

Professor,
do programa de ontem na TVM retive algumas coisas que julgo serem muito importantes.
- O Sr. Amade Camal sabe muito mais de que disse. O que é estranho pois não entendo quem pretende proteger. Mas que protege alguem isso foi notório.
- Uma das crianças que falou disse que a casa tinha visitantes estrangeiros que praticavam actos sexuais com as crianças.
- Essa criança falou ainda que tiravam fotos ás crianças em actos de abuso sexual.
- É notória a ligação dos "turcos" á vizinha RSA onde as redes de pedófilia são alvo de investigação á vários anos.
- Segundo a representante da PRM um dos pais disse que existiu uma tentativa de levarem o filho para a RSA. (e daí para onde?)
- O Sr. Amade Camal afirmou que conhece várias pessoas moçambicanas que financiavam (doavam) a existencia do lar.
- O Professor entre-linhas deixou claro que as condições financeiras naquele local eram acima da média e não disse donde poderia vir esse financiamento.
- Segundo ainda Amade Camal todo o processo enviado a tribunal está redigido de modo a que o Juíz mande os suspeitos embora por falta de matéria processual, o que pressupôe que o "polvo interno" já colocou tentáculos no processo.
- Não ficou clara a diferença entre homosexualidade e pedofilia. Uma não é crime na maioria dos países do mundo. A outra é um crime odiondo reconhecidamente em todas as sociedades.

Concluo se me permite.
- A pedofilia é hoje um dos crimes mais combatidos a nível global caracterizando-se por um "polvo" poderoso com tentáculos em todos os sectores da sociedade.
- As redes pedófilas estão ser combatidas ferozmente pelas autoridades dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.
- Nestas circunstancias essas redes procuram hoje países onde o controle do estado é menor.Veja-se o caso da Àsia onde á pouco foram capturados dois dos pedófilos mais procurados no mundo.
- O financiamento de locais como este é provávelmente feito atravéz da prostituição infantil com a internet pelo meio, negócio que já foi provado envolver somas astronómicas e pessoas importantes.
- Estamos perante um crime odiondo, provávelmente organizado e planificado a partir de fora mas com sustentáculos cá dentro que começam na pobreza das familias, na falta de meios do estado mas tambem em cumplicidades criminosas que importa esclarecer e levar á justiça.
- Finalmente sou da opinião que a policia e o estado têm matéria mais que suficiente para esclarecer tudo isto nem que tenham de recorrer ás congeneres internacionais.

Carlos Serra disse...

Vou reflectindo, obrigado pelo sumário e pelas questões que coloca, tudo isto está apenas ainda na superfície. Continuo a pensar no luxo daquela moradia, na dispensa recheada, na renda de 1.400 dólares.

Anónimo disse...

Vi o senhor da mulher e accao social acusar o secretario de nao saber quem vive onde, esqueceu-se o senhor de perguntar de quem e a casa em pleno triunfo, de um ze ninguem nao e de certeza. Nao sendo casa de cidadao pobre que autoridade tem o secretario do bairro para quesionar o que acontece por detras daquelas paredes? Efeito boomerang, alguns tempos atras o jornal 'O Pais' explicava entradas de estrangeiros ilegais em mocambique, o que foi feito? Mocambique esta sendo assaltado por estrangeiros em nome de oportunidade de negocio, nunguem sabe que negocios sao esses, lembro dos chineses que alimentam sua fabrica na Matola com material roubado a EDM (cabos) e aos CFM (linha ferrea). Espero sirva de exmplo para os que dirigem este pais percebam que proteger fronteiras e sagrado e fundamental para a sobrevivencia do pais, e que nao basta oportunidade de negocio, deve ser negocio benefico para o pais, e benefico nao e apenas dinheiro, porque ha dinheiro que e melhor ser perdido que expor criancas a Pedofilia por exmplo. E parem de procurar bodes expiatorios.

Matsinhe disse...

Eu não vi o programa, infelizmente.

Pelo que vi na TVM há 2 situações de fragilidade que me ocorre apontar:

> a fragilidade do Estado no controlo das nossas fronteiras e de quem entra e/ou sai, do que fez ou faz internamente. Parece que tudo termina na concessão do visto ou DIRE.

> a nossa fragilidade como cidadãos de controlar o que nos rodeia. Há dois anos que o caso ocorre e ninguém deu conta de nada. Vem me a máxima de que, como homens, chegamos a lua mas não conhecemos o vizinho de frente... como não extranhar uma casa onde vivem quase 2 dezenas de crianças?

Em fim... devemos nos envergonhar TODOS do que se fez àquelas crianças. Antes de perguntar ao Secretário do Bairro o Governo devia indagar da sua responsabilidade no concernente à entrada, permanência de estrangeiros no país.

Antes de olharmos para o Estado, deviamos nos perguntar, partindo da nossa experiência nos nossos locais de residÊncia, que conhecimento ou controlo temos do que nos rodeia. Ao menos sabemos quem é o vizinho de frente?

Bem hajam os tempos da UNIDADE, TRABALHO e VIGILÂNCIA.

Carlos Serra disse...

Editei mais um número da série.

Anónimo disse...

Acabo de ficar a saber que bem proximo a ponta vermelha funciona um lar similar so para rapazes, quem tiver interesse procure proximo a casa Macamo. E a PGR enquanto isso esta a espera que o cidadao va denunciar, melhor que caiam letras do Azagai, artigos de jornalistas ou clips de Ziqo, caso contrario nao ha trabalho. Alguem lebra desta http://www.imensis.co.mz/news/anmviewer.asp?a=11935, alguma relacao?

Anónimo disse...

E' uma vergonha nacional!!!