02 novembro 2007

Régulo desaloja família de 22 pessoas acusando chefe de enriquecer com magia

"Uma família composta por 22 membros, cujo chefe do agregado familiar é acusado de prática de magia negra para efeitos de enriquecimento rápido, foi há dias compulsivamente desalojada das suas 11 casas, no Bairro de Mucombedzi, posto administrativo de Vandúzi, em Manica, por ordens do régulo local, que liderou uma manifestação que culminou com uma série de estragos, neste momento inquantificáveis."
Uma crença generalizada esta, a de que se enriquece graças à magia. Permitam-me recomendar-vos o seguinte livro: Geschiere, Peter, Sorcellerie et politique en Afrique, La viande des autres. Paris: Karthala, 1995.

2 comentários:

Reflectindo disse...

Este tipo de problema é muito sério e parece estar a agravar agora que antes e em particular nos primeiros anos da independência.

Teria Samora Machel nos aliviado deste problema com o seu discurso de anti-obscurantismo e anti-superticão? Ou há algo que eu não me lembre bem?

E a questão de régulos não está indo para além daquilo que se pensava que seria uma contribuicão à nacão? É que parece haver muitos relatos de contradicões entre (alguns) régulos e alguns membros das suas regedorias ou povoado.

Carlos Serra disse...

Falta ainda fazer no país um estudo que, regra geral, se queda nas aparências e nos lugares-comuns: o das crenças do tipo mágico.