10 janeiro 2009

Dois linchados em Nacala e um na Beira (cinco vítimas de linchamento este ano a nível nacional)

Dois indivíduos forma linchados por espancamento na noite de quinta-feira em Nacala-Porto, província de Nampula, bairro do Triângulo, por cidadãos enfurecidos com o recrudescer da criminalidade nas últimas semanas, que os acusaram de serem membros de uma quadrilha de oito elementos que assaltavam pessoas nas residências e na via pública armados com catanas e facas. Um deles era procurado pela PIC.
Há menos de um mês tinha sido linchado, também por espancamento, um jovem acusado de roubar uma panela.
Enquanto isso, uma multidão linchou ontem de madrugada igualmente por espancamento no bairro Inhamudima, periferia da cidade da Beira, capital da província de Sofala, um jovem de 24 anos, acusado de ser ladrão (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30).
Assim, em 2009 temos já cinco linchamentos - recorde o da Matola-Socimol -, nos casos publicamente reportados. Não estão aqui em causa os linchamentos por acusação de feitiçaria. Já agora, recorde aqui.
Observação: parece estarmos diante de uma grande insatisfação popular com a criminalidade. As pessoas não recorrem às instâncias formais e informais de resolução de conflitos. Actuam privadamente, imediatamente. Por outro lado, são todos varões jovens os alvos dos linchamentos. Finalmente: ainda nenhum linchado foi queimado. O ano passado foram publicamente reportados 50 linchamentos, o último dos quais o de suposto doente mental, na cidade da Beira.

3 comentários:

Anónimo disse...

entretanto
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/414433
no sector de Contabilidade e Orçamento do Conselho Municipal da Beira um familiar curto circuito

JahLov

Anónimo disse...

O quê o Notícias quer dizer? Alguém este a última frase do Notícias?

Anónimo disse...

a frase não tem aspas. pode ser parafrase ou desvio, entenda-se um comentario.
deveria ler-se: "... no sector de Contabilidade do Conselho Municipal da Beira..." um familiar curto circuito