O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

21 novembro 2007

Joaquim Fumo - introdução (1)

"Enquanto sociólogos não seremos neutros, até porque os fenómenos que estudamos não são neutros nem podem ser neutros" (Joaquim Fumo, obra a publicar)
Encontrei-o no Rio de Janeiro em 1997, ele era muito jovem e estava a terminar a sua formação na Universidade Federal. Depois regressou a Moçambique e aqui começou a sua vida como pesquisador, mais concretamente numa das minhas equipas no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane. Há anos que percorre o país enquanto pesquisador do Centro de Formação Jurídica e Judiciária, trabalhou especialmente com tribunais comunitários e com régulos (a esse nível estivemos juntos em Inhambane e Sofala), lá por onde passa uma importante fatia cultural do nosso povo. Tem portanto à sua retaguarda uma rica base de estudo e de reflexão. E é um sociólogo talentoso.
Tem, agora, uma obra para publicação com quatro capítulos, mas não tem ainda título. O prefácio será escrito por mim. A entrevista com ele sairá aqui amanhã e nela ele falará um pouco da obra citada.

3 Comments:

Blogger Ivone Soares said...

Força pro Joaquim Fumo...um abraço,
Ivone Soares

21/11/07 11:09 da tarde  
Anonymous Rui Neves said...

Dr. Fumo foi meu professor de sociologia Juridica no curso de Direito no ISCTEM, força para ele.

Já agora aproveito p elogiar este blog esta excelente, consigo ficar a par do que se passa e desenvolver um sentido critico em relaçào a certas coisas que vejo diariamente no meu país.

22/11/07 9:45 da manhã  
Blogger Rosa Maria said...

OLÁ,JOAQUIM!
TUDO BEM COM VC?
FOI UM PRAZER ENORME REENCONTRÁ-LO NA INTERNET.
EU E MEU FILHO TIVEMOS O PRAZER DE RECEBÊ-LO EM NOSSA CASA QUANDO AQUI ESTIVESTE EM PORTO ALEGRE(RS).
ESPERAMOS QUE TUDO ESTEJA CORRENDO BEM COM VC,OK?
UM GRANDE ABRAÇO!

ROSA MARIA

rmdorneles@yahoo.com.br

23/11/07 11:35 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home