08 novembro 2007

Elites: quem está no mundo dos negócios em Moçambique?


Para além da base de dados hermes com os anúncios publicados no Boletim da República pela Pandora Box, temos ainda a possibilidade de, com um pouco de paciência - com um pouco de dinheiro para os mais afortunados caso queiram ler as notícias completas -, sabermos quem neste país está no mundo dos negócios, sobretudo no que concerne às elites governantes e ex-governantes. Encontrem alguns nomes passando os olhos pelos cabeçalhos das notícias (podem ler em inglês e francês) aqui no Africa Intelligence (obrigado ao leitor Ricardo pela referência enviada hoje por email).

31 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Boa Tarde

Radicalizo a crítica. Não tenho paciência para gente medíocre.
Abraço

Carlos Serra disse...

Ok...

Carlos Serra disse...

Os "luso-sacerdotes canibais", já vi....

mozinovador disse...

Ooopsss!!!

Anónimo disse...

Ninguem disse nada!Quer dizer, ninguem criticou ninguem! Agora, tomar um copito, mais outro..depois comecar a dar pontape a toda gente que lhe aparece pela frente, num sei se faz bem a digestao!

Enfim, todos temos direitos!

Carlos Serra disse...

Em postagem recente aqui a propósito da nova estratégia empresarial da IURD e do envio a Israel de um emissário nesse sentido, foi afirmado que todos podemos ser ricos, é tudo uma questão de vontade. "É ou não é ?" Olhem, o bem-amado Homo Sibindycus pedou 30 mil hectares no Monapo para plantar jatropha.

Anónimo disse...

De facto ainda não vi a critica a que se tem medo. Mas ão duvido que um dia essa crítica aparecerá e aí é quando pedir-se a essa gente pra devolver o dinheiro que alegou ter sido crédito, arruinando os bancos de Mocambique.

RSM

Anónimo disse...

Azagaia tem razão. há que se combater a riqueza absoluta. Esses tipos deleitam-se à custa do povo. E ainda dão palmadinhas.

Anónimo disse...

Eu nao creio que seja mau as elites andarem no mundo dos negocios. Alguns ca virao e dirao qual eh o problema? Eu nao creio que haja algum problema em as pessoas investirem e criarem estabilidade na vida, independentemente se sejam politicos ou nao.

Os nossos Governantes nao sao corruptos. Ate hj ninguem coseguiu provar que nao enriquecerem justamente. Creio que tudo que tem eh fruto do seu trabalho,mas nao creio que na realidade sejam corruptos. Se o sao, entao que provem? Quantos casos o forum anti-corrupcao ja detectou? Quantos casos o Gabinete anti-corrupcao ja julgou? Quantos Ministros ou ex-ministros ja foram processados.

Por deixemos de suspeitas e vamos ao trabalho, se queremos ser ricos. Nao tenhamos medo dos ricos.

Caito

Salvador Langa disse...

Sim sim mano Caito por isso mano Carlos Cardoso ainda está vivo ninguém duvida mesmo.

Xiluva/SARA disse...

Eu tenho uma pergunta a fazer a vocês: porquê tantos discursos sobre a riqueza, sobre o ser bom ser rico quando os pobres ficam mais pobres e aumentam de número?

Anónimo disse...

Os criminosos do CC ja forma Julgados, todos conhecemos e estao onde estao. Alguma duvida?? Porque?? Pelo que o Escurinho disse?

Nao podemos queimar os nossos politicos por queimar.

Caito

Salvador Langa disse...

Xi mano Caito vc mesmo sabe tudo e vc sabe quem era chefe de Escurinho?

Anónimo disse...

Anibal dos Santos Junior. Alguma duvida? Se sabe algo, entao que nos diga. Mas andarmos com suposicoes e querer mandantes..num ha mandante nenhum, para alem daqueles que foram considerados autores morais.

Caito

Anónimo disse...

Parece-me que o Caito anda cego. Concordo com ele ao dizer que nada impede que os dirigentes sejam ricos. Discordo quando afirma categoricamente que a riqueza ostentada por essa elite esteja isenta de "sugidade"

Aconselharia ao Caito para ver os estudos publiacdos no mocambique online, do Joseph Hallon (?), sobre a morte da poedeira de ovos de ouro e sobre corrupcao, um artigo em memoria de Carlos Cardoso, da autoria do CIP, no zambezia online, respectivamente.

Nao pode afirmar que "...esteja claro que
Os nossos Governantes nao sao corruptos" numa altura em que se aponta a corrupcao na seio dos nossos governantes como um dos factores que impede o desenvolvimento economico em Mocambique. Que o ambiente de negócios esteja sujeito a gorjetas dadas a altos decisores e coisas parecidas.

O forum anti-corrupcao nao é uma entidade legal para efectuar julgamentos ou acusacoes. Daí que o trabalho realizado por este forum não tem substancia juridica necessária. Tudo depende da PGR. RDaí que Caro Caito, não use este forum como suporte do seu argumento.

Quando questiona "Quantos Ministros ou ex-ministros ja foram processados?"nao entendo o que quer dizer com isso. O facto de não serem processados não implica que não haja corrupcao no país. Eu perguntaria, desde a Independencia, qual dos "camaradas bufos" já param em tribunal? Será que o pais é tão casto assim?

O ex-PGR foi claro ao afirmar que o sistema não lhe permitia levar certos "tipos" a justica.

Embora a lei nao preve o desviu de fundos como actividade corrupta, mas pelo sentido literal da palavra "Corrupcao Política", eu considero isso de corrupcao.

Segundo o wikipédia, o termo "Corrupcao Política" deriva do latim corruptus que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido. Por conseguinte, o verbo corromper significa tornar pútrido, podre.

Ainda de acordo com a mesma fonte, "Numa definição ampla, corrupção significa o uso ilegal - por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados - do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum – como, por exemplo, negócios, localidade de moradia, etnia ou de fé religiosa"

Será que o Caito não acompanha o dia dia do país?

Um abraco.

Tavares, Stellenbosch

Anónimo disse...

Claro que acompanho!! Acompanho muita faladeira sobre corrupcao sem corruptos. Vou ler os tais artigos que refere.

Mas volto a dizer,nao podemos andar a acusar sem provas. Se ha provas, tragam-nas, facam queixa. Alguem vai aqui dizer porque o sr. Guebuza, que por coicidencia eh presidente da republica com accoes na vodacom,cornelder, bancos (embora tenha posto capatazes afrente) eh porque ele eh corrupto!! nao sr.ele eh um home de negocios com sentido de oportunidade. Sera porque um Ministro que antes era um simples quadro superior, hj como ministro ja tem um A6, eh porque ele eh corrupto? So porque construiu uma casa na Matola, mandou os filhos para Africa do Sul as custas das empresas publicas, vamos chama-lo corrutpo? Sera que os dolares que alguns ministros recebme de gratificacao das empresas do estado eh corrupcao? Facam uma auditoria as grandes empresas publicas e verao que nao ha nada de mal, estes senhores nao sao corruptos.

Caito

Anónimo disse...

O actual boss entra com a missao de: "Combater a CORRUPCAO, espírito de deixa-andar, a pobreza entre outras" indicando claramente que estava desgostoso com aquele que defendia que o "CABRITO COME ONDE ESTÁ AMARRADO".

Daí se pode perguntar: O discurso do actual boss veio do nada? Será que não viu algo la dentro para vir cá fora dizer que vou lutar contra a CORRUPCAO?

Mano Caito pá?

Abraco.

Tavares

Anónimo disse...

O discurso eh uma coisa..a pratica eh outra. Nao creio que o discurso contra a corrupcao tenha sido intecionalmente feito com maldade! digo, maldade de dar tiro no proprio pe, porki isso nunca vai aocntecer.

Ora bem, o discurso anti-corrupcao nao passa de discurso. Nao passa mas do que uma resposta as pressoes nacioanais e internacionais de que os senhores ca estavam sentido. Portanto o discurso eh muito bem feito e serve os propositos de quem o fez. Finge que ta lutando contra a corrupcao, que tem vontade mas ha um probleminha que imperra essa luta:

A FALTA DE MEIOS!!

Meios Humanos, materias..etc. e que se faz sem meios? NADA. Faz-se o discurso de boa vontade, sorri-se pra la e pra ca, mas esta merda de MEIOS nao nos permitem avancar na luta. O GOVERNO NAO TEM MEIOS PARA COMBATER A CORRUPCAO. Eh necessario um Microscopio Gigante, para ver o nivel de corrupcao que graca este pais. Um lupa, quem sabe.

Mas nao culpem os politicos de nada querer fazer, mesmo criando um forum anti-corrupcao, o gabinete anti-corrupcao, discursando em tudo que eh canto..so faltou uma coisa..e acho que ai tambem ta o maior problemaa: NO ROL DAS RECOMENDACOES DA FRELIMO AO GOVERNO, A FRELIMO DEVERIA RECOMENDAR AO GOVERNO O JULGAMENTO DOS CORRUPTOS OU NO MINIMO QUE A JUSTICA FOSSE MAIS EFICAZ CONTRA OS CORRUPTOS. AI QUEM SABE!!

Mas repito, por enkuanto..nao ha corruptos..ate prova em contrario.

Caito

Anónimo disse...

- Não gosto do slogan: "vamos combater a pobreza"; simpatizo mais com "Vamos criar riqueza" ... e, naturalmente, criar condições para uma distribuição mais equilibrada.
- O problema de UMA BOA PARTE dos nossos capitalistas, entre eles uma boa parte de governantes, é que, efectivamente, não criam riqueza a partir da aplicação de poupanças próprias, do sacrifício de algum consumismo: APROPRIAM-SE de riqueza, mediante tráfico de influências, uso de informação privilegiada dos cargos que desempenham, do Estado, de todos nós.
- Depois, perante tanto facilitismo e impunidade,"pisam" quantos se lhe deparam pelo caminho, querem sempre mais, esquecem as origens: elegem o dinheiro, o poder como seu "deus".
- Como em tudo, não é justo generalizar: há entre nós capitalistas que fizeram fortuna por meios legais.
FM

Anónimo disse...

De facto, Caito, em termos estrictamente legais, só se é criminoso após condenação pela justiça.
Nesta perspectiva, como bem diz, não há corruptos... mas que os há, há!.
Abraço
JC

Reflectindo disse...

Já que o Caita pensa que o assunto sobre a morte do carlos Cardoso está encerrado, mesmo antes do que deliberadamente se chamou por processo autónomo em que o pintainho... eu gostaria de saber se pode nos dizer sobre a morte do António Siba-Siba.

Grato

Salvador Langa disse...

Xi mano Caito estou esperando sua resposta viu?

Xiluva/SARA disse...

É muito interessante o debate, mas continuo à espera de resposta. Porquê este insistência na riqueza quando há tanto pobre? Tanto quanto me lembro esse discurso não era frequente no tempo do Presidente Chissano.

Anónimo disse...

- Sara, só há uma maneira de eliminar a pobreza: CRIANDO RIQUEZA e sendo mais justos na distribuição.
- Creio ser essa a razão de tanta "animosidade" contra o enriquecimento ilícito.
FM

Anónimo disse...

Bem, a pressao interna e externa surge como resultado dum mal diagnosticado, neste caso CORRUPCAO. O discurso vem como resposta, ou melhor, manifestacao da vontade de combater o mal. Só que há falta de meios, como disse e bem o Caito.

Entao, estamos "quites" que há corrupcao no país. Agora precisamos de meios para buscar os corruptos a superfície e dar o devido tratamento.

De facto que a redistribuicao da renda nacional está em causa. Como bem se referiu o FM, as nossas elites usam as facilidades e poderes que têm em detrimento de muitos. O que traduz-se por corrupcao.

O que se pode dizer quando o meio empresarial florece numa determinada ala política. Quando as empresas estao asseguradas por elementos da mesma cúpula partidária; quando as mesmas empresas sao financiadas pelo fundo do erário público sem garantias de retorno?

É verdade que devemos esperar que hajam julgados para afirmar que ha corruptos. Mas para tal, é necessário que hajam acusados. Que não sumam milhoes no ministerio da educacao e tudo fique como se nada tivesse acontecido. Que não sumam valores no ministerio do interior e ninguem seja responsabilizado, entre outros incidentes.

Parece existir aqui um paradoxo. Por um lado esta o mal numa velocidade da luz, e por outro a justica numa caminhada que nem a do camaleao. Até quando esperar esta justica para provar a existencia de corruptos ou não?

Tavares

Carlos Serra disse...

Bem, assim vamos caminhando...

Dambas disse...

Na minha opinião o Caito, so pode estar a querer criar debate ou então a brincar com todos nós, porque não acredito que uma pessoa consciente e a viver em Moçambique possa afirmar de viva voz que neste país não há dirigentes corruptos.
A propósito caro Caito como todos nós gostariamos de ter alguma estabilidade financeira, não digo ser rico porque isso, alguns podem não desejar ser ricos mas estabilidade financeira que possibilite viver condignamente sugiro que comece a criar patos a partir de hoje e daqui a um ano quero ver se o senhor já estara rico.
É função do governo criar condições estruturais para que todos possam concorrer em pé de igualdade quando surgem oportunidades de negócio, o dito empreendedorismo, assim virá ao de cima premiando os melhores e punindo os péssimos não sendo necessário recorrer aos fundos de tesouro sempre que metem os pés pelas mãos na gestão das suas empresas.
Esta na hora de fazermos uma lavagem cerebral neste povão e quem vai fazer essa lavagem não sou eu é cada um de nós na hora de escolher o seu mandatário.
Akele abraço.

Anónimo disse...

esse caito está defender quem??????

Anónimo disse...

Aos mocambicanos, que dia a dia lutam para viver em condicoes. Sera que o Mocambicano na pode ser rico? sera que ser rico eh ser ladrao? os ladroes, esses estao na cadeia.

Apontem um corrupto?

Caito

Anónimo disse...

"luta contra a corrupcao nao passa de discurso", vivendo e aprendendo, afinal e mentiroso aquele que anda ai a gritar isso, ele e apenas o do dircurso, qual das coisas que diz e verdade entao, ou tudo e discurso, tambem querer eleicoes adiadas por causa do povo e discurso?Acabar com pobreza, vao para os lugares afectados pelo paiol de maxazine, haode ver que os pobres diminuiram, e diminuem cada vez que morrem de fome tambem, cheias que devem ser "discurso tambem" reduzem pobres e assim a pobreza, assim os ricos ficam poucos e enriquecem mais. Bem haja ilustre Caito por por luz na minha anterior escuridao!

Anónimo disse...

Turminha anti-ricos esta do Professor Serra. É só o Professor falar de algum moçambicano que fundou uma empresa que começa logo o corinho das lamentações, da inveja e do despeito. A propósito, o Professor Serra é tão pobrezinho como o nosso povo?