04 agosto 2009

Dez mandamentos venais na arte de confusionar o adversário (1)

Seguem-se dez mandamentos venais na arte deconfusionar, de pôr o adversário em dificuldade, um trabalho que foi publicado neste diário em 2006. Eles foram construídos tendo em conta o espírito cáustico (mas apenas isso, pois as ideias e a estrutura são minhas) de Schopenhauer (recorde a entrada precedente).
(1) SIMULAÇÃO: você convenceu-se de que tudo sabe, de que é um papa do conhecimento e de que os outros estão penosamente no rés-do-chão da sua sabedoria. Mas você, naturalmente, quer mostrar que é humilde, que está no mesmo andar que o adversário. Eis como dirá ou escreverá: "Sabe, devo confessar que desconheço por completo o tema, que para ele, portanto, não tenho respostas. Porém, fazer perguntas é uma forma de chegarmos os dois ao conhecimento. Ora, como você sabe..." Etc.
(2) DIABOLIZAÇÃO: você lida com um adversário que não suporta. Se você é aqui do Sul e ele do Norte, evidentemente que o tem por chingondo; se ele é "branco", evidentemente que você dele faz um "moçambicano não originário" que ignora a cultura africana (ou se você é "branco", achará certamente que ele, "negro", até escreve bem); se ele é indiano, evidentemente que dele faz um ladrão; se é misto, dele fará um ser dúbio, sem pátria, porque, assim acredita você, ele não é nem café nem leite, nem azeite nem vinagre: os seres híbridos incomodam-no; se você sabe bem a língua portuguesa mas quer mostrar que é nativo puro, usará termos da sua língua natal para mostrar a pureza original, ao mesmo tempo que fará uma veemente crítica da língua portuguesa colonizadora. Este mandamento tem um estreito laço com o 8.º (próximo número).
(continua)

Sem comentários: