04 agosto 2009

Dez mandamentos venais na arte de confusionar o adversário (2)

Mais um pouco da série.
(3) PROFECIA: pode desnortear o adversário dando-lhe a entender que o conhece bem e que sabe mesmo qual será a sua resposta ao que você analisou ou disse. Então, dirá algo como: "Já sei o que você irá responder, conheço-o bem!".
(4) MISERICÓRDIA: uma forma de colocar o adversário em dificuldade, consiste em mostrar quanta pena ele nos inspira, coisa que, naturalmente, incomoda. "Sabe, o senhor mete-me pena, lamento que possa pensar como está a pensar, a sua competência poderia ser melhor dirigida, na vida precisamos de ser mais prudentes".
(5) AUTORIDADE: existem múltiplas formas de tornar mais sólido, mais divino o que se escreve ou se diz, com um potente lastro de autoridade canónica, por exemplo socorrendo-se de textos religiosos, de afirmações de conhecidas autoridades religiosas ou científicas. "Segundo o versículo.....", "de acordo com L..., em seu livro...." Este mandamento tem estreita ligação com o 9.º (aguarde sequência).
(continua)

1 comentário:

micas disse...

Fico a aguardar a continuação da série. Estou a adorar a forma com descreve todas estas situações.

Tomara que alguns "iluminados" leiam esta série. Que bem lhes faria..talvez deixassem de confusionar os adversários ou pior os "inimigos"