Presidente de um modesto partido dito da oposição, o Partido Trabalhista, o Sr. Miguel Mabote tem ideias firmes. Não só intui que, afinal, o multipartidarismo pode não servir ao país, como sabe que o estado da nação é bom: "Para mim, o estado geral da nação é o resumo do clima político, económico e social do país. Politicamente, o país é estável. Economicamente, o país regista crescimento. Socialmente as vida da população está a melhorar. Olhando para este cenário podemos afirmar, com categoria, que o estado geral da nação é bom.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Não concordo com o que Miguel Mabote diz em relacão ao multipartidarismo em Mocambique, mas acho que a sua proposta à reflexão deve ser acatada. Eu devia argumentar aqui do porque nao concordo, mas prefiro continuar a reflectir.
Depois do longo período de festas, passado algures no interior de Moçambique, onde não tinha acesso a telemóvel e muito menos a Internet, cá estou de volta.
Percebi que a filosofia é criticar publicamente a todos aqueles que, como o Presidente da Republica, consideram que o Estado da Nação é BOM.
Miguel Mabote teve a particularidade de dizer em que critérios se baseou para chegar a tal conclusão. Segundo Mabote, Politicamente, o país é estável. Economicamente, o país regista crescimento. Socialmente a vida da população está a melhorar.
Ao contrario de Mabote, os que dizem que o estado da nação é mau baseam-se única e exclusivamente no aumento da criminalidade violenta em Maputo.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim
Enviar um comentário