Parte final de uma peça do jornalista Almeida Oliveira, publicada no semanário "Zambeze" desta semana, com o título "Barulho de ferir os tímpanos na cidade", p. 13. Tenho escrito um pouco, neste diário, sobre este fenómeno das igrejas-cogumelos. Mas o trabalho de Oliveira é demasiado exemplar para que eu tenha a veleidade de acrescentar algo de pessoal. Apenas me permito sugerir que se leia ou releia este trabalho de Anália Manjate. Clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Infelizmente as autoridades municipais nao fazem muito sobre este assunto da poluição sonora. Eu acho até que são coniventes. Fazer o quê... Eles também precisam comer...
Enviar um comentário