21 novembro 2008

A difícil gestão da AM da Beira


Acabo de receber de uma fonte da Beira estes resultados, percentualmente calculados, das autárquicas:
Presidenciais: Deviz Simango 62%, Lourenço Bulha 31%. Assembleia Municipal: Frelimo 48%=18 mandatos, Renamo 45%=17 mandatos, GDB 6/7%=6 mandatos. Por outras palavras, caso os dados estiverem correctos: Deviz vai governar uma Assembleia na qual o terceiro classificado terá um papel de desempate vital. Imaginem, agora, os processos negociais. Esse quadro é completamente novo na história política do país.
Adenda 1 às 17 horas: "Apesar da grande afluência dos eleitores nas primeiras horas do dia da votação, facto que levou muitos analistas a vaticinarem a maior participação de sempre na história de eleições em Moçambique, a abstenção nacional deverá situar-se entre os 45-50%, mas será menor do que em 2003. Os ganhos dos outros partidos e coligações - tirando a Frelimo e Renamo - são completamente inexpressivos. Mas na Beira surgiu uma terceira força, GDB (Grupo para a Democracia na Beira), que deverá conquistar deputados um pouco acima da média na Assembleia Municipal da Beira. Já se aventa a possibilidade de uma coligação GDB-Renamo para a AM da Beira, se for a lista inicial de membros a que for aceite oficialmente." - "Savana", p. 2.
Adenda 2 às 17:04: "Uma pequena análise sobre os resultados, embora bastante parciais, leva à conclusão de que Daviz Simango ganhou mais votos nos bairros suburbanos, lá onde a populacão reclama que em aproximadamente 30 anos de governação a Frelimo tinha-lhe votado a um eterno sofrimento. A Munhava, o maior círculo eleitoral do Chiveve, é disso exemplo. Na zona de cimento, a opinião pública local vaticinava um resultado favorável ao candidato da Frelimo. Debalde." - idem.
Adenda 3 às 17:08: "E, lamento dizê-lo, na lista destes piores cegos estão antigos colegas meus da Rádio Moçambique. No próprio dia da votação o chefe da equipa de jornalistas da RM na Beira conseguiu dar a lista dos concorrentes à presidência do município da Beira “esquecendo-se” de referir Daviz Simango. De resto este tipo de esquecimento foi permanente ao longo de toda a campanha eleitoral. Na Rádio Moçambique de Sofala Daviz Simango foi quase completamente ignorado. Porque terá sido?" - idem, Machado da Graça em "A talhe de foice".
Adenda 4 às 17:19: "E, ao contrário do que acontece habitualmente, os holofotes das autárquicas não estiveram virados para a capital, mas para a Beira, a segunda maior urbe moçambicana. Daviz Simango, contra ventos e marés, alvo das acusações mais incríveis, alvo da máquina partidário-estatal que contra si montou a Frelimo em aliança contra natura com a Renamo, o candidato independente selou uma vitória que ultrapassa a perícia própria de cada candidato que ao pleito se apresentou." - idem, Fernando Lima in "Espinhos da Micaia".

6 comentários:

Anónimo disse...

Dr Serra veja bem que o povo não é burro como as pessoas pensam, Deviz Simango o jovem politico está aumentando a sua reputação. Com 62% e 6 mandatos é um sinal positivo de novas ideias.

Agora a Renamo já se aruinou para sempre por dois motivos a salientar:

1º retirada de Deviz Simango magoou os moçambicanos;
2º a deliberação do Conselho Nacional em envolver diretamente os antigos guerrilheiros no partido, o povo fez comparação com a situação do zimbabwe em que os antigos combatentes frustram as expectativas do povo.

A Frelimo preferiu manter o Manhenje na prisão para lavar a sua imagem e a Renamo preferiu tirar o Deviz para perder eleições democracia é isso mesmo.A estratégia de Angola já é abrangênte só que áfrica vai voltar a conflitos internos.

Parabéns o Partidão espero que não governem com arrogância, continuem prendendos os corruptos deste país.

Unknown disse...

A Renamo já se arruinou, agora só quero ver o comentador da STV que achava que Daviz não terá espaço para sua governação porque os FRENAMOS iriam sabota-lo. Quem está interessado nisso agora?

Anónimo disse...

Daviz Simango não tem hipoteses de Governar Beira.

Hipotese 1: Aliança Daviz-Renamo - praticamente impossível, a Renamo só quer vingança e só pensa nisso, a não ser que haja uma cimeira Dhlakama-Davis nos próximos dias em que se faça um pacto.

Hipotese 2: Aliança Daviz-Frelimo - Pode acontecer se a Frelimo quiser governar Beira avontade esta situação não tem o problema das vinganças, mas será que Daviz está disposto a aliar-se à Frelimo ?

Hipotese 3: Daviz Sozinho - caso não faça alianças é o Fim do Daviz Simango. A Beira fica ingovernável e surge a aliança FRELIMO-RENAMO apenas para chumbar 2 orçamentos municipais e convocar novas eleições, segundo a Lei.

Daviz simango tem que buscar alianças representativas e não estes tipos com 6 assentos porque se busca esses pequenininhos os grandes vão se juntar para derruba-lo logo logo.

Reflectindo disse...

Estou a espera da decisao sobre qual lista da Renamo para assembleia será válida na Beira. Se for a primeira, já não há problemas para o Daviz, pois a maioria é apoiante. Daí fazer alianca com GDB para governar.

Nelson disse...

Os beirenses nao vao assistir calados. Ja viram Deviz fazer tudo direitinho no mandato anterior e basta ele vir ao publico dizer os beirenses que estao "sabotando" seus projectos, para o povo intervir. Nao sei como mas 'e possivel.

(Paulo Granjo) disse...

Gostaria de conhecer a opinião dos moçambicanos acerca do comentário (de estrangeiro) acerca dos resultados eleitorais, que afixei há pouco em http://antropocoiso.blogspot.com/