22 setembro 2007

Caloricídio

Está previsto que amanhã a minha terra natal, Tete (nasci mesmo junto ao rio, por isso herdei a sua alma), registe a temperatura máxima de 40.º Celsius.

8 comentários:

Salvador Langa disse...

xi xamuáli nossa terra tem tudo bom: cabrito, maçanica, melambe, pende e calor.

Carlos Serra disse...

Como sabe, em certos dias até podemos fritar ovos nas palmas das mãos. E as moscas que cortejam o peixe pende das bancas andam, todas, vejá lá, em dias de grossa canícula, de sombrinha hasteada.

Anónimo disse...

Felicitaciones por su blog Sr. Serra, a pesar de no dominar su idioma se entiende bastante bien los articulos, la verdad que tiene muy buenos articulos.
Saludos desde Lecheria. Estado Anzoategui. Venezuela.
Oti

Carlos Serra disse...

Muchas gracias, Oti. Y volte temprano!

Anónimo disse...

Professor,
Ouvi dizer que em tempos, considerando o calor de Tete, havia um horário especial de trabalho e das escolas e que, quando a temperatura ultrapassava um determinado limite (40º?)suspendiam-se aulas. Confirma-o? Qual era esse máximo de temperatura?

Carlos Serra disse...

Tanto quanto me lembro, no meu tempo jamais isso aconteceu (escola Baptista Coelho e Liceu S. José de Clunny).Mas saí de Tete com 13 anos, ainda que lá tivesse voltado anos depois e lá vá de vez em quando. Mas lembro-me uma vez de a temperatura ter atingido os 45 ou 47 graus e muita gente idosa e jovem ter ido parar ao hospital. E ainda me lembro bem das geleiras a petróleo que não aguentavam o calor e por isso em minha casa era costume colocarmos garrafas de água (amarradas com guitas) no rio Zambeze, para refrescarem. E quando o calor era mesmo insuportável havia o costume, também, para quem tinha carro, de se ir para a Serra Caroeira, onde, no topo, alguém teve a bela ideia de abrir um pequeno restaurante.

Anónimo disse...

Ouvi que se começava a trabalhar às 7:00 e que o intervalo para o almoço era das 12:00 às 15:00 e que chegou a vigorar mesmo depois da independência.

Carlos Serra disse...

Devo confessar a minha ignorância sobre isso...Mas lá, como em muitas outras terras, sempre vigorou o horário antropológico, no qual as 7 horas relogiais correspondem a algo como 8. Há bocado esqueci-me de mencionar que tomar banho no Zambeze é corrente, ainda que perigoso devido aos jacarés.