23 setembro 2007

Bachir, o magnânimo

Sim senhor: o grande capitalista Momad Bachir Sulemane, presidente do Conselho de Administração do grupo MBS, ofereceu 51 motos, capacetes e telefones celulares ao Ministério do Interior para reforço da acção policial. Um gesto cuja magnanimidade só encontra paralelo nos ditirambos do semanário "domingo" de hoje, que lhe dedica quatro colunas destacadas na p. 6, uma grossa caixa a quatro colunas na última página e lhe dá o primeiro lugar na coluna do "sobedesce" da p. 31 (claro que a subir). O "domingo" escreveu mesmo que Bachir já nos habituou a "gestos largos e bonitos". Apenas faltou ao "domingo" recordar o gesto largo e bonito de Bachir quando um dia - faz já algum tempo -comprou um cachimbo e uma caneta do presidente Guebuza por um bilião de meticais (moeda antiga) cada um para, em seguida, magnânimo, os oferecer à primeira dama. Já agora, nada custa recordar o moçambicano, largo e bonito mundo de negócios da nossa terra amada aqui.

12 comentários:

Isabel Victor disse...

Bom dia !
Bom Domingo ...


Gostei TANTO desta foto. Apetece-me roubá-la para as folhas do caderno. Será o autor um tal sociólogo chamado Carlos Serra ?

Será ?

AbraçoAtlântico (em dia de SOL)

Carlos Serra disse...

Olá,Isabel! Sim, caderniza-a! Índico abraço!

Anónimo disse...

Diz um ditado: cuidado com pequenas ofertas.

Não é perigoso este tipo de oferta?
Mas tb é possível negar-se uma oferta como esta?

Carlos Serra disse...

Há sempre um interior irresolúvel, mesmo no MINT...

Anónimo disse...

 O Governo continua a deixar CORROMPER-SE. Mais grave: o Governo aceita ser parte activa no ATROPELO ás mais elementares REGRAS DE CONCORRÊNCIA numa economia de mercado.
 Obviamente que MBS não está a oferecer nada. Já negociou, contrapartidas para este encenamento: autorização para importação de contentores com artigos diversos, ISENTOS de taxas e impostos, dezenas de vezes maiores que a “oferta”, aliás, centenas de vezes, pois a autorização quase sempre se torna rotativa, perpétua.
 Esquemas do género: isenção de tudo e mais alguma coisa nas importações, contra entrega dum “prémio” de __x% directamente ao Partido. O senhor do “voo rasante” conhece bem o esquema, nos frangos, por exemplo: em vez de 45% para o Tesouro, fica-se por 25% para o tambor e maçaroca.
Florêncio.
 PS – Estes mecanismos fraudulentos, de promiscuidade Partido/Governo, que enchem os bolsos a este tipo de “beneméritos” em prejuízo de melhores escolas, unidades de saúde, etc., são um autêntico atentado à dignidade de todos nós.Senhores governantes, poupei-nos destes vexames.
 Quanto à postura do “Domingo”, simplesmente: SABUJICE… pois todos sabemos que conhece a verdade; magias do “vil metal”!
 Quanto a ofertas presidenciais … bem, já há uns bons anos atrás, este mesmo “benemérito” mostrava nas mesas de jogo do Casino da Swazilândia, por alturas do Natal, uma factura de centenas de milhar de Rand, dum “anelão de ouro” que alardeava ser para Chissano… que, de facto, gosta de anelões… e, tempos depois, viu seu primogénito associado a este “benemérito” na Zeinab Têxteis e outras. Bom mestre.

Carlos Serra disse...

Não tenho qualquer dúvida de que Bachir quis algo em contrapartida.

Anónimo disse...

Existira por acaso algum regulamento sobre doacoes ao estado??

Independentemente da boa-bontade do sr. Bachir, este actos directa ou inderectamente comprometem (para nao falar corrompem) o estado. Acima de tudo somos humanos e temos sentimentos.

Obrigado Bachir.

Anónimo disse...

>> Quando se perde a Ética,se instala a promicuidade, não há lei ou regulamento que resista: é tudo a comer da mesma gamela.
JM

Anónimo disse...

E me pergunto..qual eh o "tchuia" que se vai dignar a abordar o cidadao Bachir, por qualquer irregularidade? Isto..

Sem antes pedir autorizacao superior, devido aos favores e a boas ligacoes de amizade que este senhor mantem com o poder.

Favor paga-se com favor...e a policia nao pode andar nisto. Imagina o Bill Gates financiando a policia Americana, por mais que precisa-se?

Enfim, a imunidade tambem compra-se.

PP

Anónimo disse...

Temos aqui um exemplo concreto:

http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2004/09/importados_da_s.html

E parece-me que este é um dos casos que está sob investigacão desde 2004 ou 2005, mas sem pernas para andar.

Reflectindo

Anónimo disse...

Desculpem-me! o endereco foi amputado e não é possível ler o artigo que sugiro.

O título do artigo é o seguinte: IMPORTADOS DA ÁSIA COMO MATERIAL DE PROPAGANDA FRELIMO CONTRABANDEA ELECTRODOMÉSTICOS

Reflectindo!

Anónimo disse...

A acção racional com relação a um objetivo é determinada por expectativas no comportamento tanto de objectos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. Max Webber