14 janeiro 2008

A independência do MP sul-africano



O ANC já declarou que Jacob Zuma (primeira foto à esquerda) será o seu candidato para as eleições de 2009 apesar das acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude que sobre ele pesam. O presidente do ANC deverá ser julgado em Agosto deste ano. Enquanto isso, o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, suspendeu finalmente das suas funções o comissário nacional dos serviços de polícia e também chefe da Interpol, Jacquie Selebi (segunda foto), que será em breve constituído em arguido por corrupção e obstrução à justiça.
Podemos e devemos interrogar-nos de forma múltipla sobre ambos os casos.
Mas, por agora, o mais importante para mim é - tomando como eixo de interrogação o nosso país - verificar a independência do Ministério Público sul-africano, a sua capacidade de levar à barra o presidente do ANC e o comissário nacional da polícia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se se soltar a "re'dea" ao poder judicial, epa, "tudo" vai preso! O relatorio do CIP "A Corrupção no Sector da Justiça em Moçambique", de Dez.2006, e' bastante elucidativo acerca da nossa justica! "Ninguem ainda foi julgado por corrupcao em Mocambique"! A proposito, e' referida nesse relatorio, "uma tremenda obstrucao a justica" (declaracoes da Magistradissima Isabel Rupia) perpetrada pelos "peixes graudos" envolvidos! Um desses casos refere-se "a venda dos terrenos" (existia la um edificio inacabado do Estado) onde se encontra actualmente erguido o "Polana Shopping"! Esses terrenos foram vendidos a Teixeira Duarte pela nossa actual PM, na altura ministra das financas! Por essas alturas (2000),essa empresa construiu uma moradia "para a irma" da PM (ex-chefe da ANFP), orcada em mais de USD300.000! Num pais, onde a justica "tem tomates" (passe a expressao), nao custava nada verificar o processo de adjudicacao dessa obra, os cash-flows, etc, para ver a dimensao dos cabos de "fibra optica" a conectar essa moradia aos referidos terrenos (so pra confirmar, ne'!)

Xiluva/SARA disse...

Pois é, pois é. Mas quem disse que há corrupção??? Apenas temos trabalho abnegado em prol do bem-estar de todos.