11 janeiro 2008

China coloniza África e, claro, Moçambique - escritor Henning Mankell

País cheio de pobres, a China exporta-os para África. Aqui, os Chineses comportam-se como autênticos colonizadores, como os Portugueses, uma forma terrível de colonização, os Africanos são mal tratados por eles. Podemos fazer aos pobres não importa o quê. Se África se enche de Chineses, é claro que Moçambique também. E chegando, levam as matérias-primas. Ora, os dirigentes de Moçambique tiram proveito financeiro desta política - eis o que diz, entre outras coisas, o escritor sueco Henning Mankell, um dos romancistas mais lidos no mundo, que vive há mais de 20 anos com um pé em Moçambique e outro na Suécia, ele, que é genro do grande cineasta Ingmar Bergman (casou-se com Eva Bergman, filha de Bergman, recentemente falecido) e que se prepara para publicar um livro que se vai chamar "O chinês" (com base do trabalho de pesquisa feito na China e em África). Leia aqui, em francês, uma entrevista exclusiva, com o título "O que me revolta", que deu ao Nouvel Observateur (se não sabe francês, use o tradutor que se encontra do lado direito deste diário, logo logo a seguir à galeria de fotos do BUMBzee). E muito obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.
Entretanto, sobre o saque da nossa madeira, leia ou recorde aqui, aqui e aqui.
Pedido: peço a todos os leitores que usarem material deste blogue o favor de citarem a fonte. No caso vertente: esta é a primeira notícia que entra na net em português sobre a entrevista de Mankell. Muito obrigado.

27 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Hummmm... Já tinha dito isso em vários posts: Temos de combater os chinas e a praga que representam. Moçambique deve estar atento. :)

Carlos Serra disse...

Não existe uma substância chinesa que seja uma praga, Saraiva. Existe, sim, uma estratégia política e económica concreta que é chinesa, como poderia ser russa ou americana ou simplesmente europeia. o campo é o da geopolítica. E nós somos um país pobre. Abraço.

Anónimo disse...

Já o fiz no nosso blog espero que esteija correcto
abraco
Santimano
http://www.ponte-moc-swe.blogspot.com/

Carlos Serra disse...

Por favor, emende uma coisa lá..eu escrevi que o escritor era neto de Bergman, quando é genro..releia o texto aqui.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Percebo o seu ponto de vista, mas não a equivalência entre as geopolíticas. Muito relativista esta equivalência, com sabor capitalista.
Mas existe uma raça, uma etnia, uma cultura, uma história e uma ameaça para a estabilidade do planeta. Sem verdade não há mudança qualitativa. :)))

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Até porque fala de saque de madeiras! Mas eles precisam de madeiras, de empregos e de novos territórios! Mas a decisão aos moçambicanos pertence! :)

Carlos Serra disse...

Sérgio, o seu blogue já está nos meus elos. Abraço!

Nelson disse...

Praga?
Tem culpa a China de ser populosa?
Por ser populosa há que criar condições para a sua população, há que se achar espaço. Por ser populosa pode empregar mão de obra barata oque torna sua produção muito barata. A economia cresce. Há que encontrar mercados. África é terreno fértil. O saque á madeira não é culpa da china, a invasão ao comércio não é culpa da china, os maus tratos aos moçambicanos não é culpa da China. A nosso pobreza e a ganância dos nossos governantes esses sim são os verdadeiros culpados. Assinam-se acordos que no fundo sabemos que como estado, só vão nos prejudicar. mas assinam-se. Porque?

Anónimo disse...

O' Nelson! Parece que e's daqueles individuos que "nao estao interessados pela causa nacional"! Epa, nao te cansas de criticar o nosso Governo, instituido "democraticamente" e que tem "puxado dos galoes" diariamente para combater a "pobreza absoluta"! So' que te esqueces de uma coisa! "Fundamentar" a tua argumentacao! E ja' agora, cade' as "provas" do que tu dizes!

Lusófona disse...

Os países pobres são alvos de interesse para serem explorados sem trazer benefícios para o povo, apenas para o governo. Se não estou em engano a China é o país que mais falsifica produtos até mesmo alimento. Eu tenho medo de consumir tudo o que seja chinês.

Nelson disse...

Ironia Jonathan... Pura ironia.... Só pode ser...

Anónimo disse...

Ola Nelson! A blogosfera mocambicana tem andado muito "stressada" ultimamente! No entanto, sinto que um espirito de harmonia e fraternidade, tem estado a ser construido e vem mesmo para ficar, nos nossos debates! Nao ha' inimigos aqui e todo o mundo pretende ver este "nosso barco", transpor as aguas turbulentas que tem originado a nossa insatisfacao! Estava aqui a tentar deixar, algum espirito de "fim-de-semana"!Ainda bem que percebeste!
A tua ultima questao revela algo extremamente preocupante e que devia ser discutido e se procurar perceber o que se esta' efectivamente a passar?[lembro-me agora, dos recentes acordos de pesca com a UE, para desbaratarem os nossos mares (pensam que e' so atum??) a troco de 900 mil euros/ano]!Isso com certeza, baixa muito a nossa auto-estima!
Um abraco mano, e um optimo fim de semana!

Reflectindo disse...

Estou totalmente de acordo com Nelson e Jonathan. Os (1r)responsáveis são os nossos governantes.

Anónimo disse...

Creio que em Mocambique ha mais europeus que chiness! Haa mais empresas europeias que chinesas! Importamos mais da Europa que da China! Ou haa quem defenda que nos deveriiamos relacionar soo com a Europa? Seraa que os europeus sao santos e estao interessados no bem estar e no progresso de Africa?

Para Nelson e Reflectindo: nosso paiis tem mais acordos com a Europa. Isso pode ser verificado. Acham vocees que os acordos com a Europa sao bons e aqueles assinados com a China sao maus? Porquee? (Laa estou eu com as manias das fundamendacoes! As fundamentacoes sao um empecilho para a Accao!)
Obed L. Khan

Reflectindo disse...

Olha Obed, onde é que leste que nelson e reflectindo fez alguma comparacão quantitativa entre acordos chineses e europeus?
Eu nem me preocupo e NUNCA VOU ME PREOCUPAR com isso de fundamentacoes a lá Obeds.

Eu concordei com o Nelson que qualquer acordo bom ou mau é da inteira responsabilidade da Pereira dos Lagos. O poder não está lá afinal?

Sobre a China assino ainda aquilo que o Nelson escreveu: ela está em primeiro lugar preocupada para com o seu povo isso mesmo que fazem os europeus.

Se tu negas o que dizemos, então que fundamentes tu.

Nelson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson disse...

Oh Obed, entrando pelo mato Obed...
Antes de "desferir golpes" aos comentários dos outros leia a postagem sobre qual recaem os comentários. O título é: "China coloniza África e, claro, Moçambique - escritor Henning Mankell"
O assunto é China caro Obed China, e não Europa...
Quando no ano passado o Dr. C.S postou algo sobre a nossa tuna sendo vendida a preço de banana(acordos de pesca com a U.E) houveram vozes que se levantaram contra, não me lembro se comentei mas que estive contra estive. Queres comparar? Compare! Mas não é oque fiz nem quis fazer. Estou contra acordos mal feitos seja lá de que canto forem(acordos com negros, mulatos,europeu, monhês,chineses, até albinos)...
Vamos nos relacionar sim com todos mas de que forma? Sem falcatruas...
Que vais me dizer caro Obed dos acordos da recente cimeira África UE?
Quanto às fundamentações, não acho graça em fundamentar questões óbvias...
O governo é responsável pelos acordos todos... Acordos bons e maus. Tenho que fundamentar isso? Quem é que os assina?
Olha, uma vez me elogiaste por eu poder discordar sem recorrer à insultos, mas agora tenho que confessar que tens uma capacidade rara de "convidar" insultos.

Anónimo disse...

O que Obed está a tentar mostrar é que a tal colonização chinesa é uma falácia. Resulta dos temores dos europeus em relação à China e não de factos concretos.

O sogro desse escritos pode ter sido um sábio, só que isso não garante que as afirmações do genro sejam todas elas sensatas.

Com efeito, os factos mostram que há mais europeus em África do que chineses. E todos esses europeus levam uma vida bastante superior em relação à media dos africanos. Quem coloniza quem?

GM

Reflectindo disse...

GM

1. Não sei o que a tua justificacão ou teu argumento em defesa(?) de Obed tem a ver com o Reflectindo e Nelson.

2. Nós continuamos a falar de acordos que se assinam pelos nossos dirigentes/governantes independentemente com quem for. Pelo que expressamos aqui, Nelson e eu, não nos mete no jogo racista de que o GM gosta. Falamos de políticas e dos assinam acordos. É nossa opinião

3. Porquê tu repetes no sogro do Mankell e não falas dele que vive parcialmente em Maputo e já agora constroe aldeia da crianca em Chimoio, custando a ele 15 milhões de coroas suecas. Se Henning Mankell é insensato, segundo a tua opinião, que o julguem os assim. Nós (Reflectindo e Nelson) nem expressamo-nos a favor do ponto de vista do Mankell. Portanto, não compreendemos a tamanha provocacão.

4. A continuar-se este tipo de provocacão, por respeito a este espaco e ao Prof Serra, transferirei a guerra para um local mais publico.

Carlos Serra disse...

Não gostaria que reflectindo deixasse este lugar.

Reflectindo disse...

Desculpe-me, Prof, eu não quis dizer deixar este lugar. Há pelo menos duas razões para eu não deixar este lugar: 1. Só o Prof Serra, dono do espaco, pode me declarar "persona non grata"; 2. Porque não aceito e nunca aceiterei alguém me silenciar.

Portanto, eu quis dizer que retirarei a guerra deste seu lugar, convidando aos que querem confrontacão para um outro espaco.

Achei de muito absurdo da maneira como alguém nos selecciona e ainda por cima nos quer meter em problemas até racistas.

Anónimo disse...

Este debate esta' a ser puxado para os "side lines" e portanto, a tornar-se inconsequente!A questao aqui nao e', entanto que, dentre chineses e europeus, quem estaria interessado "pela nossa causa nacional"?(ou seja, fazendo a pergunta mais "faunisticamente": entre a hiena e a raposa, quem e' que pode guardar melhor a nossa capoeira?).Os governos desses paises estao "apenas" interessados em salvaguar os interesses dos seus povos, como a hiena ou raposa quereriam usurpar as nossas galinhas para seu alimento e dos seus! O que deve ser discutido e' o porque' de se assinarem acordos em que o elemento sonante e' a exploracao dos nossos recursos e nao o beneficio do pais??Exemplos nao faltam...

Carlos Serra disse...

O problema é esse: os interesses geo-estratégicos, geopolíticos. Não são os Chineses, em si, não são os Europeus em sim, quem está aqui em causa. O fundnamental é a nossa capacidade para "trocarmos" interesses sem ferirmos a nossa gente, sem a esquecermos nunca. Mas, claro, tudo depende dos recursos de poder em jogo.

Nelson disse...

"side lines" é isso mesmo!
É assim que nego quando apelando ao "rigor científico" me pedem para fundamentar oque digo. Será que não está claro que a questão aqui é de de acordos que pouco ou em nada "beneficiam" o estado Moçambicano? Se por alguma razão se pretende defender os dirigentes/governantes responsáveis pela assinatura de tais acordos, se faça de forma aberta e argumentada, oque desde já duvido que será convincente. A raposa e a hiena podem até brigar pela nossa capoeira mas somos nós(nossos dirigentes) que as convidamos.

Anónimo disse...

Não sei qual é o problema de Nelson e de Reflectindo. Eu não falei deles. Nem os interpelei. Interpelei, sim, o raciocínio do genro do cineasta (que constroi aldeias em Moçambique que custam milhões de dólares). A interpelação ao construtor de aldeias milionárias resulta do facto de afirmar que África está a ser colonizada por chineses.

O que eu disse, socorrendo-me de factos visíveis a olho nú, foi que: (i) essa informação é uma falácia e resulta da campanha em curso contra a China; (ii) Há em Moçambique mais europeus que chineses; (iii) Esses europeus vivem, quase todos eles, bastante acima do nível de vida do moçambicano comum; (iv) posso acrescentar, já agora, que muitos desses vários europeus que levam uma vida de luxo, vieram para construir as tais aldeias milionárias cujo impacto nunca vimos. Posso também acrescentar alguns dos raciocínios de Obed: (i) Moçambique conduz o seu comércio externo e a sua cooperação para a Europa e não para a China.

Portanto, e como pode ser visto, minha discussão não é com Nelson nem com Reflectindo. É com o genro do cineasta ( a mim me pareceu que se estavam a puxar os pergaminhos do sogro para emprestar maior respeitabilidade ao escritor que constroi aldeias milionárias)

GM

Nelson disse...

"Moçambique conduz o seu comércio externo e a sua cooperação para a Europa e não para a China".
???????????????

Anónimo disse...

Eu, como todo o povo moçambicano do Rovuma ao Maputo estamos muito agradecidos por essa aldeia que custa tantos milhões ao senhor Mankell. Aldeias que custam milhões é o que faz falta para o desenvolvimento do nosso país. Invista mais milhões nessa sua aldeia no Chimoio.