03 novembro 2007

Na diástole e na sístole da vida

"O mesmo está em nós: vivo e morto" (Heráclito)
Enquanto, neste belo sábado na cidade de Maputo, neste exacto momento, centenas de pessoas apadrinham, casamentam vários casamentos no belo Jardim dos Namorados, na Av. Friedrich Engels, da mamana de capulana e sapatilha das xicalamidades à madame vestida pelos últimos modelos da alta costura maputense, dos 4/4 aos chapas e aos aswicorocoro (carros velhos) fumarentos, com coros protestantes, dança, noivos, noivas trazendo no ventre um novo ser, enquanto isso, no mesmo momento, em idêntico compasso de vida na vida da morte, milhares de pessoas estão no abarrotado e frequentando cemitério de Lhanguene em seu espantoso mundo do tudo se faz, se vende, se mira e se sente, visitando seus mortos e espíritos em azáfama sem fim.
E assim, na diástole e na sístole da vida, somos a água que, sem nome e história, oscila nas almadias da nossa vida, para trás e para diante, morrendo para viver, vivendo para morrer (imagem reproduzida daqui).

8 comentários:

AGRY disse...

Os piratas da blogosfera afastaram-me, há já alguns dias, entre coisas, do contacto do Diário de Um Sociólogo. Por detrás de um café, estou tentando dar uma mirada muita rápida ao Blog Entretanto visitei The Bobs. A percentagem não é sinónimo de qualidade. Os comentários já são um critério mais credível e, aqui, o Diário marca a diferença

A propósito desta postagem, não resisti enviar-lhe o Futuro de Reinaldo Ferreira, retirado à pressa do Navegador Solidário. A propósito, Solidário e não Solitário. Este último é mais com os lobos
Um abraço
Agry





O FUTURO

Aos domingos, iremos ao jardim.
Entediados, em grupos familiares,
Aos pares,
Dando-nos ares
De pessoas invulgares,
Aos domingos iremos ao jardim.
Diremos, nos encontros casuais
Com outros clãs iguais,
Banalidades rituais,
Fundamentais.
Autómatos afins,
Misto de serafins
Sociais
E de standardizados mandarins,
Teremos preconceitos e pruridos,
Produtos recebidos
Na herança
De certos caracteres adquiridos.
Falaremos do tempo,
Do que foi, do que já houve...
E sendo já então
Por tradição
E formação
Antiburgueses
- Solidamente antiburgueses -,
Inquietos falaremos
Da tormenta que passa
E seus desvarios.

Seremos aos domingos, no jardim,
Reaccionários.

Carlos Serra disse...

Obrigado, Agry! Mas que piratas????

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Gosto desta sua metáfora: diástole e sístole da vida.
Continuo a minha saga a favor de Bloch: releio e gosto. espevita a imaginação crítica. Afinal, nada está concluído: tudo permanece aberto.
Technorati não capta todas as reacções dos blogues. Mas também não interessa a pontuação... Não sei como é possível ter 220, quanto mais 17 000 ou mais.
Abraço

Carlos Serra disse...

Sabe que FReinaldo nasceu aqui, não é? O livro que dele tenho está cheios de "problemas" por ser tão lido, tão mexido...

Carlos Serra disse...

Li o seu post, com prazer, Saraiva. Olhe, pior que o Technorati é o Alexia, que, por exemplo, põe o meu blogue como nascido em 1999...Coisas dos irritantes espíritos de classificadores de rang!

Carlos Serra disse...

Agry, li uma postagem sua em que aparece muito irritado contra os lançadores de vírus para blogues...Dde que trata???

AGRY disse...

Estou já "instalado" no Blog mas... ainda numa fase experimental.
A coberto de um comentário a uma postagem que eliminei,alguém decidiu enviar-me uma fartura de vírus de tal modo que me vi coagido a excluir todos os ficheiros do PC e partir da estaca zero. Estou ainda na fase de arrumar a casa. Alguma coisa se perdeu inevitavelmente.
Espero, muito em breve retomar as habituais visitas e fazer alguns comentários.
Sobre o Reinaldo Ferreira, tenho no Blog a sua biografia e alguns poemas.
Na postagem inicial produzida hoje num Cibercafé, eu pretendi recordar-lhe que o meu Blog é Navegador Solidário e não Solitário
Hoje estou um pouco desalinhado
Agry

Carlos Serra disse...

Estranha coisa essa do vírus! Espero que recomponha as coisas o mais breve possível. Abraço!