O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

28 novembro 2007

Moçambique: baixo índice de desenvolvimento humano

"Moçambique situa-se ainda na lista dos países do mundo que registam baixos índices de desenvolvimento humano, revela um relatório ontem divulgado pelas Nações Unidas."

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em postagens anteriores chamei atencao ao Matsinhe para ter cautela sobre a sua visao de desenvolvimento do pais. E sugiria a necessidade de uma analise de outros indicadores (de bem estar) para se chegar a uma conclusao mais abrangente sobre aspectos de desenvolvimento em Mocambique.

Nao e do Matsinhe que quero falar, mas sim reagir o relatorio. Pela sua extensao a relatorio sugere-nos uma profunda analise. Porem ha dados que nos levam a comentar logo a primeira vista. Mocambique cedeu quatro lugares, isto e, baixou de posicao, agravando a sua posicao na tabela. Segundo a Lusa,
"Moçambique no posto 172 (desceu quatro lugares)" no universo de 177 paises.

Esta descida significa muita coisa. As taxas de escolaridade, os indicadores de saude e a esperanca de vida agravaram-se.

Certas questoes se podem levantar: Que beneficios reais o pais ganha com o tal propalado crescimento de 7 ou 8 porcento/ano (muito maior que o da Arica do Sul, que e de 4 porcento)? Que impactos socios economicos os mega-projectos trazem na sociedade?

Estranhamente existe o habito de pintar o pais falando de crescer, crescer, crescer. Mas pouco se fala de bem estar. Estamos a morrer de SIDA (as taxas aumentam diariamente), a Colera eclode a olhos passivos das autoridades, o acessso a habitacao condigna e quase proibitivo, o acesso a saude continua dificil.

Embora reconheca algum esforco no sentido de melhorar certos indicadores de bem estar, o pais continua a ser infeliz quando relatorios desta natureza, do (PNUD) e da Amnistia Internacional (sobre corrupcao) posiciona-nos nestas posicoes.

Mas isto tambem serve de licao para os que se encarregam na distribuicao da Economia nacional. Enquanto um polo cresce, o outro reduz a sua esperanca de vida; as taxas de escolaridade nao progridem. E que nem ser um pai com bens e ver o filho a passar fome, sem tecto para se abergar.

Espero que os economistas de mais reacoes ao relatorio.

Tavares

28/11/07 11:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

> Crescemos com grandes projectos; marcamos passo sem eles.
> Outro problema: crescemos, mas não utilizarmos o rendimento adicional em melhor consumo, o tal que melhora os índices de desenvolvimento humano... para isso temos que concentrar acções no desenvolvimento do Homem globalmente.
> É tremendamente agressivo - na rádio, na televisão, nos outdoors, nos muros - o apelo ao consumismo (alcool, tabaco, telemoveis, moda).
> Infelizmente, se persistirmos em consumir mal, continuaremos a descer.
FM

28/11/07 11:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FM..voce deve ser amigo de Xaquatica!! to vendo.

28/11/07 11:55 da tarde  
Blogger J Francisco Saraiva de Sousa said...

Em relação à sida, não são feitas campanhas de prevenção, em particular via TV? E os tratamentos? Nada de nada?
Em relação a um post anterior: não sou contra o desenvolvimento de Moçambique. Muito pelo contrário: desejo que Moçambique saia depressa desses últimos lugares. E, para o conseguir, deve reforçar o seu Estado de Direito, de modo a que os capitais estrangeiros não explorem. A acumulação do capital é um processo longo e doloroso. Por isso, acho a nacionalidade do capital irrelevante.

29/11/07 12:15 da manhã  
Blogger J Francisco Saraiva de Sousa said...

Quanto à emigração africana na Europa, não se trata de tráfego humano, mas de emigração clandestina, de pessoas sem qualificações que não podem ser absorvidas pelo mercado de trabalho. Daí a reacção da Comissão Europeia...

29/11/07 12:18 da manhã  
Blogger J Francisco Saraiva de Sousa said...

Peço desculpa pelo lapso: tráfico humano é mais aplicado a outras situações e geralmente existem interessados nos próprios paises europeus. Negócios escuros.

29/11/07 12:25 da manhã  
Blogger Helena Antunes said...

É uma situação deveras lamentável. E infelizmente mais países africanos se encontram com baixo IDH.

Lancei-lhe um desafio no meu blog. Passe lá.

Abraço.

29/11/07 1:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

qual nada pa!! sao so estatisticas..por aki tamos vivendo bem.

Temos muitas empresas, muita gente enriquecendo...isso de baixo indice de desenvolvimento humano so pode ser para denigri a nossa imagem, a imagem da FRELIMO o partido de VANGUARDA.

Abaixo o socialismo e viva o capitalismo.

lucas o ladrao

29/11/07 4:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Original Lucas, costuma preparar comunicados para outros lerem, quero ter um partido e tem um tom forte para produzir discursos! Economistas, como calcular crescimento sem mencionar os decrescimos resultantes do desemprego, quantos perderam os empregos nos ultimos meses por causa de incendios em Maputo, e as fabricas que pararam de produzir? Investimento directo estrangeiro, controlado, mas deve ser controlada tambem a forma como o dinheiro e usado.

29/11/07 5:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

warhammer gold warhammer money warhammer accounts tibia money tibia gold tibia item runescape accounts buy runescape accounts runescape money runescape gold runescape gp runescape power leveling runescape powerleveling cheap rs2 powerleveling runescape equipment buy rs equipment runescape runes cheap rs2 runes runescape logs cheap rs2 logs runescape items buy runescape items runescape quest point rs2 quest point cheap runescape questpoint runescape gold runescape items runescape power leveling runescape money runescape gold buy runescape gold buy runescape money runescape items runescape accounts runescape gp runescape accounts runescape money runescape power leveling runescape powerleveling tibia gold dofus kamas buy dofus kamas wow power leveling wow powerleveling runescape questpoint rs2 questpoint Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling Hellgate money Hellgate gold buy runescape logs buy rs2 items cheap runescape items Hellgate London gold Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold runescape items rs2 accounts cheap rs2 equipments lotro gold buy lotro gold buy runescape money buy runescape gold buy runescape runes lotro gold buy lotro gold runescape money runescape gold cheap rs2 powerleveling eve isk eve online isk buy runescape power leveling rs2 power leveling tibia gold tibia item runescape accounts Fiesta Silver Fiesta Gold Scions of Fate Gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium SOF Gold Age Of Conan Gold AOC Gold ArchLord gold tibia money tibia gold runescape accounts runescape gold cheap rs2 powerleveling buy ArchLord gold DDO Plat Dungeons and Dragons Online Plat

7/9/08 2:18 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home