05 novembro 2007

Após Azagaia recordemos o Mc Roger do Patrão é Patrão

Depois de termos estado há momentos com Edson da Luz, o azagaia da crítica social, nada custa comparar com e recordar o nosso bem-amado Mc Roger - tantas vezes mencionado e observado neste diário -, o artista da ode ao patrão: "Patrão é patrão/seja pobre seja rico/não faz confusão/abre alas/deixa entrar." Etc.
Sem dúvida que os meus quadris patrãomexem. Certamente os vossos também. E os ouvidos de todos nós fixam bem a mensagen mc rogeriana. Na realidade, é um autêntico patrãotismo patrãoótico.

22 comentários:

Anónimo disse...

Eh..Gostos nao se discutem prof. Uns gostam dos ricos, outros gostam dos pobres. Uns lutam contra injusticas, outros promoven-na. Tem que haver sempre alguem do lado oposto..se nao tariamos tramados. E deus quiz que o mc roger estivesse do lado que esta.

O pai do lambibotismo...forca patrao...pena nao ter feito ainda uma para as damas...:)

PP

Anónimo disse...

O Ninja (assim assina um blogosfero que encontrei aqui neste blog) comentando um post sobre o Azagaia teve a petulância de comparar o MC Roger ao Azagaia em termos líricos... preferi não comentar.
MS

Anónimo disse...

De facto é uma ousadia comparar o Azagaia ao MC Roger!!!! Eu se fosse o Azagaia ficava ofendido!!!! No país do MC Rogers, dignifica-se o luxo e a riqueza fátua, o discurso vazio e petulante! Em suma, a mediocridade! Salva-se um pouco o ritmo musical... Uma peniiinha!

Carlos Serra disse...

Sem dúvida que o eixo de visão da vida de Azagaia é muito diferente do de Mc Roger. Mas a questão "popular" é que a "malta" dança e ama o bem-amado Roger...

Anónimo disse...

Eh, creio ki no post ki chamei AZAGAIA gemeo de mc Roger, um bom entendedor perceberia a ironia.

Entretanto no mesmo post, expliquei que o termo gemeo foi usado de uma forma sarcastica.Creio todo mundo percebe que o mc Roger em nada tem de comum com o Azagaia.

Ninja

Carlos Serra disse...

Sim, lembro-me dessa explicação.

Anónimo disse...

--- Vivemos num ambiente de consumismo agressivo, de culto da personalidade, de valorização do superfluo.
--- MCRoger optou pelos principios: (i) na natureza é o homem que se adpta ao meio e não o contário; (ii) ... em Roma, comporta-te como romano; (iii) o futuro são meras intenções; não deixes para amanhã o que podes gozar hoje.
--- Azagaia, surge mais "virgem", ainda não contaminado pelo "bem bom" do sucesso artístico. Parece acreditar noutros valores: (i) que vale a pena "sacrificar" algum "gozo" no presente - nos bancos da Universidade, na procura de mais e mais conhecimento; (ii)recusa-se ao conformismo; acredita que o futuro não são meras intenções - depende de nós.
Florêncio

Carlos Serra disse...

Bela análise.

Anónimo disse...

A reclame que se faz a este jovem é surpreendente. Como seria bom que os excelentes músicos que este país tem merecessem tanta publicidade.

Esta reclame exagerada cheira a aproveitamento político. O moço pode ser realmente bom, mas este país tem outros bastante bons e que trabalham com muito afinco.

Dá a impressão de que basta dizer que Samora foi morto pela FRELIMO para se ser considerado um génio. Que mediocridade!

Gabriel Matsinhe

Carlos Serra disse...

A cada um a sua opinião, Gabriel.

AGRY disse...

Foi o espaço que me pareceu mais adequado para fazer um comentário. Fui agradavelmente surpreendido com a discussão em curso.
Não sei se me envolverei nela mas, entretanto, farei o que aqui me trouxe: refiro-me a uma pesquisa que iniciei num endereço sobre música moçambicana da actualidade: Azagaia (presente no meu blog), MC Rogers, Lizha James e...vou continuar.
Entretanto, encontrei um vídeo alusivo ao 1º aniversário do Diário de Um Sociólogo! Ora bem, aqueles maschambenes 2Best of the Blogs deviam ter mais respeitinho...(isto é um àparte)
Finalmente, direi que foi uma coincidência interessante espreitar esta discussão.Ela coincide com a minha pesquisa. Interessante, muito interessante
Abraço
Agry

Matsinhe disse...

O Azagaia é um bom rapper. Já tinha demonstrado isso na participação que a Dinastia teve no album da GPRO há um par de anos.

O Azagaia diz o que pensa, jo jeito que pensa. Muito do que diz já foi dito por outros (Ghorwane pex). Se calhar o que o eleva ao estatuto de presença blogósfero assíduo aqui no diário do Dr. Serra é o estilo rebelde do Azagaia e associado ao próprio género musical.

Espero que ele não se deixe instrumentalizar. Como diz o Martin noutro post, é necessário que o Azagaia não embandeire em arco assumindo-se APENAS como o crítico da Frelimo e do Governo do dia mas sim como crítico do SOCIAL como um todo.

Por alguns pronunciamentos sou obrigado a concordar com o Ilustre Gabriel Matsinhe quando diz que se está atentar levar o Azagaia ao colo e, pior, como arma de aremeço com alvo CLARÍSSIMO.

Anónimo disse...

Caro Gabriel, cuidado com avaliacoes conclusivas!Como (...) Que mediocridade!

O facto de alguns acharem que o Azagaia e um bom musico, isso nao retira o merito que os outros musicos tem. Somente esta sndo dito que o Azagaia e bom.

Alias, Nao me lembro do Azagaia do Azagaia ter falado mal ou bem da Frelimo. Nao me lembro. O Azagaia critica os governantes e a sociedade no geral. so para lembrar, O jovem diz + ou - : Os governantes sao corruptos... ha alguma mentira aqui? Varios estudos confirmam isto; No pais discute-se salario minimo e nao o maximo... ha alguma mentira aqui?;No Pais a criminalidade e assustadora... ha alguma mentira aqui? Lembre-se que os Gatunos ja assaltaram uma esquadra na matola; diz Azagaia tambem que quem critica os governantes pode ser conotado ou confundido como sendo da oposicao... ha alguma mentira aqui? Alias, o sr Gabriel no seu texto desabafa, "isso cheira me o aproveitamento politico"; etc, etc.
Na minha humilde opiniao, o Azagaia e um musico que sabe que algumas coisas do nosso Pais estao a caminhar muito bem. Entretanto, nao esta conformado com algumas coisas que dificultam o nosso desenvolvimento. Dai que, chama atencao a todos para se mudar esta realidade. Isso e mau? Acho que o Azagaia nao e daqueles que prefere alegrar com a mentira em vez de ferir com a verdade.
Uma curiosidade, o sr Gabriel e de que lado? do lado das mentiras da verdade ou do lado das verdades da mentira?
Enfim acerca da comparacao entre o MC e Azagaia eu penso que o MC e melhor! Basta lembrar o que diz numa das suas musicas "Mocambique esta iluminado do Rovuma ao Maputo" uma tentativa de elevar a EDM. Entretanto, O PCA da EDM, Manuel Cuambe, disse a meses atras que apenas 8 por cento da população moçambicana é que tem acesso à energia electrica. Ajude-me caro Gabriel e outros, isso e mentiras da verdade ou verdade da mentira?
Sergio Vip

AGRY disse...

A arte é o meio indispensável para a união do individuo com o todo: reflecte a infinita capacidade humana para a associação, para a circulação de experiências e ideias
A autodeterminação e o derrube de ditaduras, um pouco por todo o lado,teve também como protagonistas músicos de reconhecido prestígio internacional.
A arte, e a música de intervenção em particular, é transversal a todos os continentes.
Os músicos comprometidos inserem-se, obviamente, num certo espectro politico-ideológico.
Não há neutralidade aqui. Poderá ( e deverá) existir um certo distanciamento em relação ao Poder. Em termos históricos os gestores do Poder têm uma duração efémera.
Os artistas inquietos erguem a sua voz colocando-se ao lado da justiça social e dos mais desfavorecidos geralmente ignorados e fragilizados pelo Poder.
Os músicos de intervenção lutam por causas, denunciam e combatem as arbitrariedades e a corrupção e erguem a sua voz e os outros instrumentos pela criação de uma sociedade mais justa.
Com tudo isto pretendo,modestamente, endereçar um convite para a análise e reflexão do papel da música ( e dos músicos) nas sociedades até agora dominadas pela cultura do consumismo
Agry

Anónimo disse...

Uma coisa eh o ritmo..outra coisa eh a mensagem!!

Eu no minimo na sou simpatizante do Rap mediocre (roubando a palvra do matshine) que se canta em Moz. Mas, o que aprecio neste Jovem eh a sua coragem e frontalidade em chamar as coisas pelos nomes.

Em relacao ao MC, adoro o seu Zaka-Za, mas nao gosto da sua mensagem. Num pais com tantas insjuticas sociais, mcRoger esforca-sepor promover aqueles que cometem essas injusticas, vangloriando-se com o seu PATRAO, incutindo em todos os esperito de superiodidade patroista. Mas digo, no ritmo, nas batidas..o cara eh bom. So nao devia abrir a boca.

PP

Carlos Serra disse...

Já várias vezes aqui disse que era necessário um dia estudarmos as múltiplas formas de crítica social que temos no país, nos grafiti, na música, nos chistes populares, no cartoon do "savana", na manifestações dos trabalhadores, etc. Mas, infelizmente, creio que não há gente aventurando-se por aí. Sei apenas de um caso, de um brasileiro que estuda a história dos "magermane".

Anónimo disse...

Ki eh isso prof. Creio que esta em posicao previlegiada para iniciar este estudo. Nao digo que o deva fazer pessoalmente, mas estando na academia talvez pudesse desenvolver uns temas umas ideias e fosse dando aos seus estudantes.

Nao sei como funciona o sistema de teses em Mocambique, mas nas universidades por onde passei a coisa funciona assim.

PP

Salvador Langa disse...

Sabe manos é gente como azagaia que ainda deixa pureza no oxigénio é verdade.

Anónimo disse...

Cada geracao tem as suas lutas, e nesta luta contra....(deiam os nomes vcs), este Jovem a continuar assim ainda sera heroi.

Times are changing!!

Anónimo disse...

professor, o que os musicos como MR Roger alegam é que o povo gosta das suas músicas daí que basta ligar a rádio para ouvi-los. Uns fazem-no de maneira coinsiente e outros nao.

Na minha apiniao o MC já descobriu que maior parte do povo mocambicano e iletrado e que por isso as suas nao mensagens seram adoradas por esta maioria. Chego a esta conclusao porque o homem quando dá uma entrevista é diz coisas completamente diferentes das que diz quando canta.

Este cantor saba o que faz

Carlos Serra disse...

Sim, julgo saber que muita gente aprecia a música "pimba" do Roger.

Anónimo disse...

Para além da coragem o que mais nos é revelado pelas músicas de Azagaia. Intervenção Social não dispensa a beleza. Escute-se as músicas de Zeca Afonso, de Chico Buarque, de Sílvio Rodriguez ou de Pablo Milanez. Há lá canção de crítica social mas também há beleza e arte.

Creio que estão a promover-se génios falsos quando se eleva à categoria de extraordinárias as tentativas artísticas deste jovem. Deve-se-lhe dizer que ele é um principiante. Deve escutar os clássicos da música de intervenção social, estudar seus belos poemas.

De facto, poesia não consiste em dispor um texto em forma de versos. É por isso que parece que Azagaia está a ser tomado por arma de arremesso político.

Alguém perguntou se não era verdade o que Azagaia diz. Não se está aqui a avaliar a veracidade das coisas que este indivíduo diz. Para além de que não tenho elementos para concluir que Samora foi morto pelo poder. No entanto, mesmo que tudo o que ele diz fosse verdade e estivesse provado não se transformava em arte e em genialidade só por isso. É de arte que estamos a falar.

Gabriel Matsinhe